Como tonificar a barriga em 4 passos

Como tonificar a barriga em 4 passos

Farto de maratonas de abdominais?

Treina regularmente e continua sem uma barriga lisa e invejável? Não desespere, siga as nossas dicas e saiba como tonificar a barriga.

Se habitualmente treina e mesmo assim tem dificuldade em tonificar a barriga, é melhor dar um passo atrás para depois poder dar dois passos à frente.

Muita gente, mulheres especialmente, têm como único objetivo de treino a tonificação da barriga e, por isso, lançam-se em maratonas de abdominais, em busca da barriga perfeita.

Será o suficiente para atingir o resultado pretendido? Como tonificar a barriga
 


COMO TONIFICAR A BARRIGA EM 4 PASSOS


Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!


1. Mantenha uma alimentação saudável

 
  • O facto de se deixar de comer, saltar refeições ou comer demasiado pouco é altamente contraindicado para quem pretende perder volume ou tonificar a barriga (ou outra zona qualquer).
     
  • Na barriga pior. O excesso de gordura visceral pode impedir a tonificação e perda de volume na barriga.
     
  • Saltar refeições vai fazer com que o seu organismo absorva em dobro na refeição seguinte. Portanto, se quer tonificar a barriga, faça refeições ligeiras, à base de legumes e fruta, regularmente.
     
  • Evite as gorduras, uma vez que estas estão diretamente relacionadas com o aumento da gordura visceral (gordura acumulada nos órgãos internos).
 

2.  Beba muita água

 
  • Para além da edução do apetite, o aporte de água em grande escala diminuirá a concentração do açúcar e outras substâncias menos benéficas para o organismo, bem como evitará, à priori, a retenção de líquidos.
     
  • Evite bebidas alcoólicas, gaseificadas ou refrigerantes.
 

3.  Faça exercício cardiovascular

 
  • Os abdominais são extremamente importantes quando pensamos em como tonificar a barriga, porém, numa fase inicial: se ainda tem uma “camadinha” de gordura, o aumento do volume e tonificação abdominal que virá por consequência do treino, terá um efeito visual que não se coaduna com o pretendido.
     
  • Corridas, natação, saltar à corda, andar de patins, são algumas opções de exercícios cardiovasculares interessantes para a tonificação da barriga, sendo que todos eles pressupõem uma constante contração abdominal.
 
►  Veja aqui exercícios cardio para tonificar a barriga



4.  Faça pranchas todos os dias!


Prancha Frontal
 
  • Coloque-se na posição de prancha com os pés juntos e as mãos debaixo dos ombros, na mesma linha, com os braços esticados;
     
  • Mantenha a coluna alinhada desde o pescoço ao cóccix;
     
  • Mantenha a tensão abdominal para que não sinta esforço na lombar.
 


Prancha Lateral
 

  • Coloque-se na posição de prancha com os pés juntos e os cotovelos no chão;

  • Mantenha a coluna alinhada desde o pescoço ao cóccix;
     
  • Mantenha a tensão abdominal para que não sinta esforço na lombar;
     
  • Rode, pela linha da cintura para o lado direito sem nunca deixar cair a anca para o chão nem pousar.
 


Prancha Lateral com rotação
 

  • Coloque-se na posição de prancha com os pés juntos e os cotovelos no chão;

  • Mantenha a coluna alinhada desde o pescoço ao cóccix;
     
  • Mantenha a tensão abdominal para que não sinta esforço na lombar;
     
  • Rode, pela linha da cintura para o lado direito sem nunca deixar cair a anca para o chão nem pousar;
     
  • Não gire os pés;
     
  • Mantendo sempre o movimento lento e o abdominal contraído, repita para o lado esquerdo.
 


Prancha com abdominal oblíquo
 

  • Coloque-se em prancha, mantendo o abdominal, glúteos e pernas contraídos;
     
  • Puxe um dos joelhos ao cotovelo, com a menor rotação da bacia possível e volte à prancha;
     
  • Na mesma posição, repita para o outro lado;
     
  • Não deixe a bacia baixar demasiado nem elevar-se;
     
  • Não deixe os braços flectirem em demasia;
     
  • Mantenha o abdominal sempre contraido, sob pena de lesão lombar.

 
Prancha com jack
 
  • Coloque-se na posição de prancha com os pés juntos;
     
  • Mantenha a coluna alinhada desde o pescoço ao cóccix;
     
  • Mantenha a tensão abdominal para que não sinta esforço na lombar;
     
  • Calmamente, sem elevar o glúteo salte e afaste as pernas (não deixe “cair” a lombar);
     
  • Volte a saltar para juntar os pés;
     
  • Repare que só os membros inferiores se movimentam: o resto do corpo está totalmente contraído. 

 


Agora que já sabe como tonificar a barriga, siga os nossos conselhos e atinga os seus objetivos.


 

 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !



Veja também: