Como saber se o bebé ouve bem?

Para que o bebé se desenvolva de acordo com o esperado é importante que os seus sentidos estejam em pleno funcionamento. Mas como saber se o bebé ouve bem?

Como saber se o bebé ouve bem?
O rastreio auditivo neonatal permite identificar possíveis problemas precocemente.

Como saber se o bebé ouve bem? Esta é uma dúvida que frequentemente os pais se colocam. Para além dos pais, o médico assistente fará o acompanhamento do bebé durante as consultas de rotina. É importante que, nestes momentos, os pais conversem abertamente sobre os sinais e sintomas de alerta a que devem estar atentos.

Para facilitar o processo de diagnóstico de algum problema de saúde, é fundamental saber reconhecer os sinais de alerta de possíveis problemas de audição, saber o historial médico familiar e acompanhar atentamente o desenvolvimento do bebé.

Rastreio auditivo neonatal


saber se o bebe ouve bem e rastreio de audicao ao recem nascido

Para que o bebé se desenvolva normalmente, o sentido da audição é essencial. O rastreio auditivo neonatal é um exame rotineiro e simples de fazer. Este rastreio é realizado antes da alta do hospital/maternidade ou, no máximo, até aos 30 dias de vida do bebé. Este exame realizado no recém-nascido possibilita um diagnóstico precoce e, em caso de necessidade, o início da intervenção até aos 6 meses de vida.

Desenvolvimento da audição


gravida a ouvir musica

Ao nascer, os bebés têm uma audição perfeita. A partir da 17ª semana de gestação, ou seja, a partir dos 4 meses, conseguem ouvir os sons produzidos pelo corpo materno (os movimentos respiratórios, o bater do coração, os movimentos gastrointestinais, entre outros).

Novidades Vertbaudet
Aproveite os melhores preços em roupas para pré-mamãs, bebés e crianças, brinquedos, puericultura e muito mais! Espreite já esta oportunidade.

Ao atingir os 7 meses de gestação, o bebé é capaz de distinguir os sons do organismo materno dos sons provenientes do exterior, reagindo de acordo com o que ouve. Se o som exterior é alto e agressivo, o ritmo cardíaco do bebé acelera, ficando agitado. Para se acalmar, o bebé “esconde-se” e relaxa aos ouvir os sons ritmados e familiares do corpo da mãe.

Se a mãe (ou o pai) ouvir música tranquila e falar com o seu bebé calmamente, ele irá sentir-se relaxado e confortado ao ouvir esses sons. Existem estudos que comprovam que o bebé reage aos sons e que, quanto mais precocemente for estimulado, maior capacidade terá de desenvolver o seu potencial.

Audição do recém-nascido


mae a falar para bebe recem nascido

Após o nascimento, o som da voz da mãe é o mais familiar para o bebé, que consegue claramente distingui-la de todos os outros sons ou vozes. Como a sua audição é perfeita e apurada, os bebés começam desde os primeiros dias a responder a estímulos vocalizando e fazendo pequenos ruídos com a boca.

O seu bebé ouve bem?


medica a testar audicao do bebe

Existem vários sinais de alerta que podem ser indicativos de que a audição do bebé/criança pode estar alterada:

  • Atraso na fala;
  • Não responde quando o chamam, principalmente em ambientes com muito barulho;
  • Aumenta demasiado o volume da televisão ou do rádio;
  • Queixa-se de dores e comichão de ouvidos ou zumbidos;
  • Tem dificuldade em compreender o que lhe é dito;
  • Respira pela boca grande parte das vezes;
  • Pergunta “Ah?” ou “O quê?” constantemente;
  • Demonstra pouca atenção em conversas ou para ouvir histórias;
  • Apresenta dificuldades na coordenação e/ou no equilíbrio.

 

Como estimular a audição do bebé?


mae a ler historia ao bebe

A audição do bebé pode ser estimulada através do simples ato de conversar frequentemente com o seu bebé ou de ouvir música. Através desta medida, também são estimuladas competências sociais assim como o desenvolvimento cognitivo. A vontade do bebé comunicar e interagir com os que o rodeiam fazem com que, desde cedo, este tente imitar sons.

Para estimular a audição do bebé existem algumas medidas simples de tomar:

  • Contar histórias e/ou ler livros;
  • Falar claramente e de maneira simples;
  • Comentar e conversar sobre as atividades que vão sendo realizadas ao longo do dia (dar passeios, realizar as tarefas domésticas, assistir aos desenhos animados, entre outros);
  • Conversar sobre os locais onde vão passear antes de ir, enquanto passeiam e após o passeio;
  • Manter contacto visual ao conversar com o bebé;
  • Identificar e imitar os sons (animais, campainhas, sirenes, toque do telefone, som do vento);
  • Descrever o que o bebé/criança está a fazer (raspar, bater, tocar), a sentir (emoções como alegria ou tristeza) ou a observar;
  • Elogiar e incentivar a comunicação do bebé/criança.

A audição do bebé é fundamental para o seu correto desenvolvimento. É importante estar atento a possíveis sinais de alerta e, caso necessário, consultar o médico assistente, com o objetivo de identificar o problema e intervir precocemente.

Novidades Vertbaudet: roupinhas pré-mamã, bebé e criança aos melhores preços. Veja tudo aqui!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.