Como perder gordura corporal?

Como perder gordura corporal?

Saiba como ter um corpo mais tonificado e livre de gorduras indesejadas.

Como perder gordura corporal é a questão que todos nós colocamos. Um processo longo que exige dedicação, mas concretizável: só precisa de equilibrar alimentação, treino e descanso.

Não é fácil, mas também não é o quebra-cabeças que parece. 

Como perder gordura corporal é das principais questões de quem se preocupa com a saúde e com a boa forma física, mas nem sempre os métodos utilizados para atingir os objetivos são os mais adequados.

SAIBA COMO PERDER GORDURA CORPORAL


Perder gordura não significa passar fome nem passar uma infinidade de horas a pedalar numa bicicleta.

Entre uma alimentação equilibrada e um treino físico adequado, o principal a ter em mente é simples: manter o foco e o que parecia difícil torna-se uma forma de estar na vida. É assim que os objetivos chegam e que a pergunta como perder gordura corporal passa a ser de resposta mais fácil!
 

1. ENTENDA O PROCESSO

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Para começar é fundamental perceber o que está a fazer. Por isso, a primeira informação a reter é que perder gordura corporal não é necessariamente o mesmo que perder peso.

E porquê? Porque ao mesmo tempo que se queima a gordura, está a ser construída massa muscular (ou massa magra).

Isso significa que é até possível aumentar o número na balança, mas reduzir o número das calças. Como? A massa magra pesa mais do que a massa gorda. Portanto pode começar por perder o medo da balança: os quilos não são assim tão significativos.

 

2. DÉFICE CALÓRICO

Passar fome é um mito, mas a verdade é que para perder massa gorda vai ser necessário consumir menos calorias do que aquelas que gasta. Mas mais importante do que contar calorias, é escolher as adequadas.

 

3. EVITE HIDRATOS DE CARBONO DE ABSORÇÃO RÁPIDA

Não precisa de se despedir dos hidratos de carbono porque eles vão ser os primeiros aliados quando precisar de energia para criar massa muscular. Só é preciso escolher os hidratos adequados.

Para perder gordura corporal a melhor opção é por de lado alguns hidratos simples como o pão branco, o açúcar, bolos e doces! Aposte antes no arroz e massa integrais, em cereais como o bulgur ou a quinoa, na aveia e, caso surja aquela vontade mesmo incontrolável de comer pão, opte pelo de centeio.

 

4. INCLUA GORDURAS SAUDÁVEIS E PROTEÍNA

A palavra gordura pode assustar à partida, mas não há razão para isso. Exclua os croissants, os bolos, a margarina ou os folhados, mas não elimine por completo a gordura porque ela pode ser boa.

Alimentos como o salmão, os frutos secos ou o abacate contêm doses de gordura insaturada essencial ao bom funcionamento do nosso organismo. Aliadas a estas gorduras boas, devem ser ingeridas proteínas como leite e derivados magros, claras ou carnes de aves.

 

5. PRATIQUE EXERCÍCIO

Ao contrário do que pode pensar, o cardio não é o único amigo na luta contra a gordura. É fundamental sim, mas aliado a um treino de força porque a construção de massa muscular não só ajuda a queimar mais gordura, como também garante a longevidade dos resultados.

Por isso opte por treinos intervalados de alta intensidade, por treinos de resistência metabólica e por treinos funcionais, ou seja, treinos que trabalhem grupos musculares grandes e não músculos isolados.

 

6. HIDRATE-SE

A água é fundamental para que as células realizem as suas funções, incluindo a queima de gordura. Além disso, ajuda a manter a saciedade e portanto afasta a fome. Tente atingir os cerca de dois litros por dia e, claro, procure manter a hidratação ao longo dos treinos.

 

7. DESCANSE

Na altura em que já tiver todas as outras regras assimiladas e incluídas na prática do dia-a-dia, vai provavelmente chegar à conclusão que uma fundamental ficou de parte: o descanso. O corpo precisa de recuperar, os músculos precisam de se reconstruir e a única forma de esse processo ser feito por completo é garantindo que descansa o suficiente.

Não abusar do exercício físico e garantir que se dormem horas suficientes por noite, é tão importante como todas as outras etapas. Mesmo!

 
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