Como não ficar doente no inverno

Como não ficar doente no inverno

8 Dicas infalíveis para aguentar o inverno.

Se chegado ao inverno, são mais dos dias que passa doente e fechado em casa do que a fazer o que lhe dá prazer, está a precisar de fazer mudanças na sua vida!

Todos os anos a história repete-se: chegam os primeiros dias de outono, as constipações começam a atacar e fica doente semana sim, semana não. Não está sozinho. Acontece o mesmo à grande maioria das pessoas.

Se chegou até aqui à procura de uma solução milagrosa, não é o que vai encontrar. Para não ficar doente, as dicas são simples e é muito provável que as oiça desde tenra idade. O problema é que não cumpre!
 

8 Dicas para não ficar doente esta estação


 
Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!

1. Lavar as mãos

É uma dica evidente, nós sabemos, mas temos algumas perguntas: quantas vezes lava as mãos por dia? Lava sempre antes e depois das refeições?

E depois de mexer em papel no escritório, lava? Quando vai ao quarto de banho também? Não vale mentir! Lavar as mãos com frequência, com água quente e sabão, durante 15 segundos, é a melhor forma de prevenir que fique doente.

 

2. Durma 8 horas

O seu corpo precisa de descansar e é quando dorme que recarrega as baterias. Se não dorme as horas que o seu organismo precisa, o sistema imunitário ressente-se e deixa-o exposto a todo o tipo de doenças. Se tem dificuldade em adormecer, siga estas dicas.

 

3. Irrigação nasal

Especialmente para quem sofre de alergias, como rinite ou sinusite, se adoptar o hábito de fazer uma lavagem nasal diária, é garantido que vai notar um grande alívio nos sintomas. Precisa apenas de um recipiente semelhante a este, água fervida, um pouco sal e basta seguir os passos que a Rita explica neste vídeo. Acredite: parece mais difícil do que é.

 

4. Faça exercício

Se o exercício não é das suas coisas preferidas, quando está frio ainda apetece menos, porém, estudos demonstram que aqueles que praticam exercício regular, cinco dias ou mais, têm 43% menos de probabilidades de ficar doentes. Se o fizer no exterior, tanto melhor porque se mantém longe dos germes e bactérias dos equipamentos.

 

5. Beba mais água

A água é essencial à vida, por isso, não pode fugir dos oito copos de água diários. Precisa da água para eliminar toxinas do sangue, hidratar e proteger os orgãos vitais, para manter as células saudáveis, lubrificar músculos e articulações, facilitar a absorção dos nutrientes e a digestão. Aqueça um pouco a água e junte sumo de limão para ajudar a toma nos dias mais frios.

 

6. Mais frutas e legumes

Esqueça os suplementos e invista numa alimentação equilibrada onde tem todos os nutrientes, vitaminas e minerais que o seu corpo precisa. Em vez de tomar vitamina C, coma uma laranja e, de uma assentada, abasteceu o seu organismo com flavonóides ricos em antioxidantes, folato, magnésio, potássio e vitamina B6. Respeite as porções da roda dos alimentos e não volta a ficar doente.

 

7. Reforce o sistema imunitário

Reforce o seu organismo, introduzindo na sua alimentação os grandes aliados no combate às doenças como: gengibre, alho, iogurte, frutos vermelhos, legumes de folha verde, chá verde, maçãs, canela ou feijão preto. Ao longo do dia, hidrate-se com super bebidas como, por exemplo, chá de limão e gengibre, batidos com leite, sementes de chia, frutos vermelhos e maçãs ou laranja e banana.

 

8. Agasalhe-se

Bom, pode seguir todas as dicas acima mas se, com 10 graus no exterior, sair de casa em mangas de camisa, não há receitas e truques que o salvem! Vista a roupa necessária para o seu corpo se manter quente e confortável. Lembre-se que 30% do calor sai pela cabeça, por isso, aposte em chapéus e gorros.
 
Quer ganhar cartões-presente no valor de 50€? Saiba como aqui!
 

Veja também: