Como manter a chama com o parceiro depois de ter um bebé

Pode demorar até um ano para que o desejo sexual, o prazer e a frequência das relações sexuais retornem. É preciso trabalhar a relação para que a chama se mantenha acesa.

Como manter a chama com o parceiro depois de ter um bebé
Com a chegada do bebé a intimidade do casal é deixada de lado.

Com a chegada de um bebé, a vida de um casal é sujeita a várias mudanças. A rotina de cuidados do bebé e as poucas horas de sono preenchem o dia e fazem com que o casal deixe de ter tempo para a sua intimidade. Mas, aos poucos, as coisas vão voltando ao normal e é preciso voltar a investir na intimidade sexual.

Os médicos recomendam um intervalo de 4 a 6 semanas de abstinência para que o aparelho reprodutor feminino se restabeleça. No entanto, a diminuição ou perda do apetite sexual pode perdurar durante mais tempo.

Novidades Vertbaudet
Aproveite os melhores preços em roupas para pré-mamãs, bebés e crianças, brinquedos, puericultura e muito mais! Espreite já esta oportunidade.

Existem estudos que demonstram que pode demorar até 1 ano para que o desejo sexual, o prazer e a frequência das relações sexuais retornem.

No entanto, é preciso trabalhar a relação para que a chama se mantenha acesa. As coisas não vão voltar ao que eram milagrosamente. Para além da penetração, há outras formas de dar e receber prazer sexual.

Como manter a chama acesa?


como manter a chama acesa cuidar do corpo

1. Cuide do seu corpo

Com o nascimento do bebé e a rotina em casa é comum que se deixe relaxar e ponha a sua aparência de lado. Mas isso não quer dizer que tenha que andar despenteada e com o pijama todo o dia.

É importante que cuide da sua aparência e que se sinta bem com o seu corpo. Apesar de não poder vestir nenhuma lingerie sensual, há roupas bonitas e confortáveis que pode usar em casa. Isto vai melhorar a sua autoestima e, se se sentir bonita, o seu parceiro também irá reparar.

2. Pense positivo

Com a maternidade surgem imensas dúvidas. A nova mãe pergunta-se constantemente se está a cuidar bem do seu bebé e se está a ser boa mãe.

Não permita que a insegurança e pensamentos negativos se apoderem de si. Mentalize-se que está tudo a correr bem e aproveite a alegria de ser mãe e mulher em plenitude.

Sentir-se autorealizada é o melhor afrodisíaco que pode ter.

3. Arranje tempo para as coisas banais

Façam um jantar a dois ou vejam um filme bem enroscados no sofá. São situações que parecem banais, mas no entanto fortalecem a intimidade do casal e podem levar a caricias que, por sua vez, despertam a libido.

4. Não deixe o seu parceiro de lado

Ao envolver-se nos cuidados com o filho, o seu parceiro compreende melhor a doação total que a mãe tem pelo bebé. No entanto, o seu parceiro não deve ser deixado de lado.

Prepare um banho a dois, faça um carinho mais ousado e dê-lhe um beijo imprevisto para que ele não duvide do amor que tem por ele.

5. Fuja da área genital

O sexo não é só penetração. Fuja da área genital e invista mais em estímulos orais e masturbação.

Podem usar óleos aromáticos, velas e massagens para fazer com que a relação sexual se torne uma roda viva de sentidos.

6. Invista no sexo

Para grande parte dos casais, o sexo melhora depois do parto.

Assim que o seu médico permitir, trabalhem a penetração. Inicialmente o sexo deve ser delicado e gentil, pois é provável que esteja com pouca lubrificação vaginal. Isto pode tornar a penetração difícil e dolorosa.

Aposte em géis estimulantes e lubrificantes.

como manter a chama acesa e investir no sexo

7. Não se esqueçam que são homem e mulher

Antes de serem pai e mãe, o casal é homem e mulher. Após o nascimento de um filho, é normal que os casais se foquem na sua nova condição e se esqueçam da sua relação.

Se for possível, o ideal é que o berço do bebé saia do quarto dos pais mal o bebé possa ficar sozinho. Com um bebé ao lado, a intimidade do casal torna-se mais difícil.

Aproveite todas as oportunidades que têm para namorar e investir na relação.

8. Dispense as visitas

Nos primeiros tempos há uma enchente de parentes, amigos e vizinhos a fazer visitas e dispostos a ajudar. No entanto, isto faz com que os casais percam a sua privacidade.

Agradeça a ajuda, mas coloque limites às visitas.

9. Prepare uma surpresa

Muitas vezes, o homem fica assustado com a responsabilidade de sustentar a família.

Se o seu parceiro está a trabalhar demais e esquece-se da intimidade sexual, diga-lhe para voltar para casa mais cedo e prepare-lhe uma surpresa. Um banho, um jantar e uma massagem pode ser o rastilho para uma boa noite de prazer.

10. Não tenha vergonha

Não tenha vergonha de dizer o que quer e a caricia que quer receber. Geralmente, os homens facilmente ficam excitados através das palavras.

Conversem sobre sexo e sobre as sensações que as carícias dele provocam em si.

11. Elogie o seu parceiro

Relembre o início da vossa relação, em que tudo era romance e em que ele era o centro das suas atenções. Lembre-lhe quais são as qualidades dele que a apaixonaram e expresse admiração por ele.

Nenhuma zona é mais erógena para o homem do que o seu ego.

Novidades Vertbaudet: roupinhas pré-mamã, bebé e criança aos melhores preços. Veja tudo aqui!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.