Como hidratar o cabelo sem gastar muito dinheiro

Como hidratar o cabelo sem gastar muito dinheiro

Mel, azeite e abacate são ingredientes acessíveis para um cabelo mais bonito

Não sabe como hidratar o cabelo? Descubra as melhores máscaras para recuperar a sua beleza natural, porque a hidratação não é apenas uma questão estética.

Nem sempre dispomos de tempo e de dinheiro para ir frequentemente ao cabeleireiro, mas isso não pode servir de desculpa para não cuidar do fio capilar.

Como hidratar o cabelo em casa, com máscaras naturais, ou algumas mais económicas e que pode facilmente encontrar em qualquer supermercado, é o que lhe propomos hoje. 

A hidratação capilar serve para repor a humidade natural, nutrientes e queratina perdida, por isso é fundamental cuidar continuamente do seu cabelo para mantê-lo saudável, brilhante, sedoso e macio.

O sonho de qualquer mulher, e homem também!  

Não é fácil eleger a melhor máscara tendo em conta o tipo e as necessidades de cada cabelo. Por isso, pergunte ao seu cabeleireiro como hidratar o cabelo também casa, ajudando, assim, a mantê-lo saudável por muito mais tempo. Mas há truques simples que iremos partilhar consigo.

Todavia engane-se quem pensa que só quem tem o cabelo seco e sem vida deve ter este cuidado. Hidratar o cabelo deve ser sempre uma preocupação, independentemente do tipo de cabelo, estado em que se encontra e até época do ano. Como tal, a aplicação de uma boa máscara verifica-se essencial.

Assim, e dependendo do estado do cabelo, a máscara deve ser utilizada pelo menos uma vez por semana.
 


Como hidratar o cabelo em casa: 5 máscaras rápidas e eficazes



1.  Ovo e azeite (para cabelos danificados)

Esta máscara dará ao seu cabelo a hidratação que precisa para que deixe de estar seco e danificado. Para a preparar, bata um ovo numa tigela pequena e adicione uma colher de chá de azeite e duas colheres de sopa de maionese. Aplique sobre o cabelo e deixe atuar entre 15 minutos a meia hora, passado este tempo, lave o seu cabelo com o seu champô habitual.
 


2.  Abacate com mel (ideal para quem usa bastante o secador e a prancha)

Bata meio abacate com duas colheres (sopa) de mel no liquidificador. Passe a mistura nos fios húmidos e deixe durante 20 minutos, protegendo o cabelo com uma touca ou toalha. Depois, lave os cabelos normalmente. Hidratar o cabelo pode dar algum trabalho, mas no final valerá mesmo a pena.



3.  Iogurte e mel (mais indicada para cabelos com coloração ou madeixas)

Bata no liquidificador meio copo de iogurte natural e duas colheres (sopa) de mel. Espalhe por todo o comprimento e espere 40 minutos antes de lavar normalmente.
 


4.  Castanhas e leite de coco (para ajudar a hidratar o cabelo logo após a coloração)

Forme uma pasta com uma chávena (café) de castanhas picadas e uma chávena (café) de leite de coco. Aplique a mistura nos cabelos secos e deixe durante 15 minutos. Depois, basta lavar normalmente.
 


5.  Azeite (para uma hidratação máxima)

O azeite é o mais importante dos hidratos naturais. Ofereça ao seu cabelo um tratamento quente e profundamente condicionador massajando o cabelo e o couro cabeludo com azeite previamente aquecido. Embrulhe depois a cabeça numa toalha quente (pode ser aquecida numa máquina de secar) durante 10 a 20 minutos. Depois lave, use o condicionador e seque o cabelo normalmente.
 


Como hidratar o cabelo: 3 máscaras que pode encontrar no supermercado 



Se preferir comprar uma máscara e evitar o trabalho de ter que preparar uma em casa, deixamos também algumas sugestões económicas e eficazes. Descubra algumas sugestões de como hidratar o cabelo em casa, de forma rápida.

 

1.  TRESemmé - Máscara Hidratação Intensa (500 ml | PVP 7,99€)

Ajuda a hidratar e a recuperar a força e o brilho do cabelo, conferindo-lhe um acabamento próprio de cabeleireiro. Pode ser utilizada todos os dias no cabelo seco ou estragado, revitalizando-o e desembaraçando-o, para obter um resultado mais bonito e saudável. Basta aplicar sobre o cabelo húmido depois da utilização do champô, concentrando o produto nas pontas. Deixar actuar cerca de 2/3 minutos e retire com água.
 


2.  Schwarzkopf Gliss - Máscara Cabelo Serum Deep Repair (200ml | PVP 6,99)

A fórmula de Serum Deep-Repair penetra nas camadas mais profundas do cabelo até ao interior, para reconstruir a substância do cabelo muito agredido em apenas 1 semana. O modo de aplicação também é simples: lave o cabelo com champô e depois espalhe a máscara sobre o cabelo húmido, deixando durante 5 minutos. 
 


3.  L’Oréal Paris - Máscara Elvive Óleo Extraordinário (200ml | PVP 6,99€)

A sua fórmula com Pro-Queratina e Ceramida tem uma ação reestruturante e profundamente reparadora sobre os 5 sinais de um cabelo estragado: cabelo fino, enfraquecido, áspero, baço e com pontas espigadas. Para devolver a vida ao fio capilar é necessário hidratar o cabelo desde a raiz e até às pontas. Esta máscara também deve ser aplicada sobre o molhado molhado e tem um tempo de repouso entre 3 a 5 minutos. Depois basta passa por água.
 


Preparar o cabelo para o verão


O calor, o sol e os banhos de mar têm um efeito desidratante no cabelo, alteram a cor e roubam-lhe o brilho. Aqui o ideal é mesmo uma visita ao cabeleireiro, para reparar os estragos. No entanto, “quem trata bem do cabelo durante todo o ano, não tem razões para ter medo do verão.

É normal que o cabelo fique um pouco desidratado, que a cor seja alterada e que as pontas estejam secas», refere Pedro Valderde, cabeleireiro. Siga algumas dicas importantes para combater estes efeitos: 

 
  • Ter um cabelo hidratado e bem tratado, com pontas fortes e saudáveis e, por isso, menos suscetíveis de se partirem ou dividirem;
     
  • Durante as horas de maior calor use um chapéu;
     
  • Na praia ou na piscina, durante a exposição solar, aplique um condicionador suave em todo o cabelo. À noite, passe bem o cabelo por água;
     
  • Ao sair da água do mar ou da piscina, passe o cabelo por água doce fresca;
     
  • Evite abusar do secador durante estas estações. Em alternativa, opte por apanhados bonitos e descontraídos.

Hidratar o cabelo significa nutri-lo, evitando que fique seco, quebradiço e sem vida, deixando-o mais forte e saudável. Se seguir as nossas dicas durante todo o ano, não vai haver sol nem chuva que a pare! 

 


Veja também: