Como ganhar resistência sem treinos longos

Como ganhar resistência sem treinos longos

Algumas dicas imprescindíveis

Está em baixo de forma, mas não tem tempo para treinos cardiovasculares demorados? Aprenda aqui como ganhar resistência. 

Grande parte da população queixa-se da falta de resistência devido ao sedentarismo. Porém, muito pouco ou nada fazem para aumentá-la.

Mas então, como ganhar resistência?

Apesar de muitos acreditarem que as caminhadas são o suficiente para ganhar resistência, a verdade é que com a continuidade deste exercício de baixa intensidade, o metabolismo adapta-se e perdemos a capacidade de ganhar resistência com o mesmo tipo de exercício, tornando-se então necessário um aumento da intensidade para ganharmos mais resistência. 
               
Naturalmente, a resposta mais fácil seria: “Comece a correr”.  De facto, a prática regular de exercício físico, permitirá aos praticantes uma maior capacidade de adaptação a outro tipo e intensidade de exercício, pelo que facilmente resultará no aumento da resistência.

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No entanto, podemos encontrar-nos num nível de treino em que apenas corridas longas e já com alguma duração é que nos permitem obter este tipo de resultados.

Convenhamos que com a vida stressante que muitos de nós levam, nem sempre existe esta disponibilidade de tempo para dedicar a este tipo de treino.

Está tudo perdido? Não! Podemos optar por outras opções que nos ajudem a ganhar resistência sem treinos longos.
 


COMO GANHAR RESISTÊNCIA SEM TREINOS LONGOS


correr na estrada
  • Garanta, antes de iniciar, que está hidratado (não cheio de água, mas antes, bem hidratado – poderá utilizar bebidas isotónicas);
     
  • Garanta que ingeriu hidratos de carbono e proteínas suficientes para um exercício de moderada a alta intensidade;
     
  • Garanta que tem descansado o suficiente, uma vez que recuperações mal feitas podem resultar em lesões;
     
  • Trabalhe com séries de 400 – 500 metros aumentando a velocidade e diminuindo o tempo gradualmente;
     
  • Opte pelo desenvolvimento da tolerância ao esforço através de outros exercícios cardiovasculares, como nadar, saltar à corda e dançar;
     
  • Pode optar por treinos intervalados de alta intensidade sem cargas adicionais, que promovem o aumento do metabolismo e da resistência cardiovascular e muscular;
     
  • Se optar por treinos mais curtos de alta intensidade, o seu metabolismo acelerará, consumirá mais oxigénio e adaptar-se-á melhor ao exercício sendo ele variado. Ao mesmo tempo tolerará melhor os diferentes tipos de esforços físicos através, também, da tonificação muscular. Tudo junto, traduzir-se-à num aumento da resistência.


Lembre-se: Agora que sabe como ganhar resistência, 20 a 30 minutos por dia farão toda a diferença, sem precisar de correr 15 km de todas as vezes! 


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