Como ganhar resistência física

Como ganhar resistência física

Vai melhorar a sua condição e resistência física.

Para além dos treinos específicos de resistência cardiovascular, como ganhar resistência física? Existem mais fatores que influenciam esta capacidade?

Como ganhar resistência física (ou melhorá-la), são questões que afetam grande parte da população uma vez que o sedentarismo ainda afeta uma grande percentagem.

O sedentarismo e a obesidade são as maiores “pragas” da humanidade do século XXI, pelo que o combate a este estilo de vida é uma das preocupações maiores dos promotores de atividade física a nível mundial. 

Muitas são as vezes em que a falta de resistência física é associada a uma pobre condição física. E torna-se importante perceber que ganhar resistência física não se prende única e exclusivamente com o aumento da prática desportiva.

Naturalmente aumentará a sua resistência física com o aumento da prática de atividade desportiva, até mesmo com umas caminhadas, porém, e principalmente se tiver um estilo de vida sedentário, poderá ganhar resistência física se tiver alguns cuidados, face ao que habitualmente faz.


Como ganhar resistência física - 5 dicas essenciais


Pronto para malhar pesado?
Obtenha um plano de exercícios para atingir os seus objectivos! Saiba tudo aqui !


1. Incorpore caminhadas na sua rotina diária.

Este hábito melhora não só o sistema cardiovascular como o sistema imunitário. Começará a ter mais fôlego para exercícios mais avançados, como também se sentirá reenergizado. O coração e os pulmões agradecem e sentir-se-á certamente mais relaxado. 



2. Elimine o tabaco da sua vida.

Como ganhar resistência física? Simples e fundamental: deixe de fumar. Todos conhecemos os malefícios do tabaco. Naturalmente que o consumo desta substância não trará quaisquer benefícios a nível de resistência física. Portanto, se pretende ganhar resistência física tente diminuir o consumo ou mesmo abdicar deste hábito.

Ressalva-se a importância da abstinência do consumo de tabaco imediatamente após o treino, uma vez que os alvéolos pulmonares estão dilatados, o que tornará a absorção de substâncias nocivas em maior quantidade. 



3. Tenha hábitos alimentares cuidados.

Associados à falta de resistência estão muitas vezes fatores como a obesidade e a alimentação pouco cuidada. É importante que tenha uma alimentação equilibrada previligiando frutas e vegetais, porém, se necessita de ganhar resistência física, não deverá eliminar da dieta os hidratos de carbono, uma vez que são substratos energéticos importantes para o metabolismo. 

Isto não significa que deva ingeri-los em grandes quantidades: faça uma alimentação leve, diversificada e com várias refeições por dia e de acordo com as suas necessidades energéticas.

O consumo de água é, ao mesmo tempo, fundamental para manter o equilíbrio hídrico do metabolismo



4. Aposte em exercícios cardiovasculares

Exercícios cardiovasculares como subir escadas repetidamente, saltar à corda, pequenos sprints intercalados com caminhadas são combinações magníficas para realmente ganhar resistência física. Com a continuidade deste tipo de exercícios conseguirá aumentar a sua resistência e passar para patamares de resistência física superiores. 
 
Receba aqui um plano com exercícios para malhar e ficar em forma !


Veja também: