Como ficar em forma sem sacrifícios?

Como ficar em forma sem sacrifícios?

São apenas cinco dicas simples.

Sim, é verdade pode ficar em forma sem ter que fazer sacrifícios. Só precisa de implementar alguns cuidados básicos na sua rotina diária e mantê-los ao longo do ano. 

Com o verão a espreitar começam as corridas loucas aos ginásios e às dietas miraculosas, tudo para ficar em forma. Os resultados não tardam a aparecer é certo, mas têm um pequeno senão: são pouco duradouros. Tudo porque, terminado o verão, são retomadas as rotinas e, em muitos casos, acaba-se o ginásio e regressam os maus hábitos. Errado. Muito, muito errado! Quer manter a forma? Ótimo. Mas e que tal se o fizesse sem medidas drásticas e de forma a manter os resultados ao longo de todo o ano? Interessado? Então leia as nossas dicas. 

5 Dicas para ficar em forma sem sacrifícios 


Tome nota:
O IMC é uma forma simples e eficaz de perceber se o seu peso é o ideal. Faça o teste agora.

1. Aposte numa alimentação saudável 


Não devia ser novidade, mas pelos vistos nunca é demais relembrar. Não precisa de dietas extremas ou de passar fome para perder aquelas “gordurinhas” indesejadas e ficar em forma. Basta que faça uma alimentação saudável e equilibrada. O único sacrifício aqui será eliminar todos aqueles alimentos que já sabe à partida lhe fazem mal. Corte no açúcar, no sal, gorduras e álcool e subsitua estes “malvados” por opções mais sadias, como: peixe, carnes brancas, legumes e frutas, por exemplo. 

2. Comece o dia com um bom pequeno-almoço 


Já diz o ditado: “é de manhã que se começa o dia”. E nós dizemos mais: também é de manhã que começa o trabalho para a sua boa forma. Nunca saia de casa sem tomar um pequeno-almoço saudável. Lembre-se que esta é a refeição mais importante do dia, já que é através dela que vai obter a energia para consumir ao longo do dia. Isto sem falar que ajuda a manter o peso. 

3. Não salte refeições 


Se pensa que saltar o pequeno-almoço, almoço ou jantar vai ajudá-lo a perder peso, engana-se. Uma alimentação cuidada pede que faça mais refeições e não menos. Ao deixar de fazer uma refeição vai apenas contribuir para que o seu apetite aumente. Portanto, opte por comer mais vezes, mas menos de cada vez. Desta forma, não vai passar fome e vai controlar melhor as calorias que ingere. 

4. Beba muita água 


Além de o manter hidratado, a água ainda contribui para a absorção de nutrientes, facilita a digestão, elimina toxinas e fortalece os músculos e articulações. Lembre-se: 1,5 a 2 litros de água por dia, pelo menos. 

5. Faça exercício físico 


Não vai manter a boa forma física sem exercício. Portanto, toca a mexer-se. E antes que use a desculpa de que não tem tempo para ir ao ginásio ou que as mensalidades são muito caras, saiba que o que não faltam são exercícios que pode fazer em casa, de forma gratuita e que lhe vão ocupar muito pouco tempo. Só precisa de vontade. 


Veja também: