Como ficar com a barriga lisa?

Como ficar com a barriga lisa?

Sete dicas para uma barriga de sonho.

Como ficar com uma barriga lisa não é uma questão de resposta impossível. Pequenas mudanças na alimentação e no dia-a-dia e os resultados aparecem.

É a pergunta que atormenta a maioria das mentes: como ficar com a barriga lisa? Embora seja um processo que exige dedicação e algum esforço, não é de todo impossível e assim que se compromete com ele, facilmente vê resultados.

A partir do momento em que fizer alterações na alimentação, vai despedir-se da barriga inchada e vai começar a ver a gordura abdominal reduzir.


Embora tenha de abdicar de doces, refrigerantes e álcool, pode continuar a comer muitas delícias onde a proteína e a gordura saudável são a base, assim como as fibras e, claro, a água. Até sobremesas saudáveis pode fazer! Aliado a isso, só precisa de incluir exercício físico na rotina do dia-a-dia e saber quando deve descansar. Alimente-se bem, treine muito e descanse o que precisa. 

O resultado vai ser uma barriga lisa e definida e um estilo de vida bem mais saudável.

 

Como ficar com a barriga lisa - 7 dicas


1. MENOS AÇÚCAR, MENOS SAL, MENOS REFRIGERANTES E ÁLCOOL

MENOS AÇÚCAR, MENOS SAL, MENOS REFRIGERANTES E ÁLCOOL  
 
  •  Mudar a alimentação. Há várias coisas que devem ser retiradas (ou pelo menos reduzidas ao máximo). O sal é um dos inimigos a combater. A água é atraída pelo sódio e, ao ingerir grandes quantidades de sal, está a provocar retenção de líquidos. Resultado? Uma barriga inchada.​
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    Juntamente com o sal tem de se despedir do açúcar simples visto que cria picos de insulina, quando o objetivo é exatamente o contrário. Níveis estabilizados de insulina ao longo do dia são fundamentais para a manutenção de peso.
  • Despedida número três: os refrigerantes. Não só são carregados de açúcar, como o gás que têm contribui para o aumento do inchaço abdominal.
  • E aqui tem de se inserir também o álcool. Além de contribuir com 7 kcal por grama (mais kcal por grama que os hidratos de carbono ou proteína), muitas das bebidas alcoólicas são gaseificadas, tornando-se assim inimigas de uma barriga lisa.  

 
 

2. MUITA ÁGUA


Mas em compensação pode beber toda a água que quiser. Um corpo hidratado é fundamental para que as toxinas sejam eliminadas e também para que os intestinos se mantenham sempre a funcionar bem. 

 



3. MAIS FIBRAS E MAIS PROTEÍNA

MAIS FIBRAS E MAIS PROTEÍNA
Como ficar com a barriga lisa e não sentir fome? Precisa de começar por escolher os alimentos certos. Os alimentos ricos em fibras são essenciais ao bom funcionamento intestinal e uma ajuda na sensação de barriga lisa. Além disso, aumentam a sensação de saciedade podendo, por isso, diminuir a porção total da sua refeição sem medo de se sentir com fome em pouco tempo. 

Mas atenção: a ingestão de fibra sem a ingestão de água e a prática de exercício pode originar exatamente o efeito contrário.

Escolha substituir a massa, o arroz e o pão brancos pelas versões integrais e inclua alimentos como o grão, o feijão, a aveia ou sementes de linhaça nas suas refeições. A proteína é outro nutriente que deve incluir na sua alimentação diária. Contribui para a saciedade, ajuda na reconstrução muscular e tem a grande vantagem de não se acumular no corpo sob a forma de gordura. 
 
 


4. COMER MENOS, MAIS VEZES

Esqueça a ideia de passar fome. Deixar de comer não vai fazer com que perca gordura abdominal nem vai fazer o efeito pretendido. Pelo contrário: ao ingerir menos calorias daquelas que necessita para o seu funcionamento vital, o organismo vai reagir de forma a diminuir o gasto energético.

Metabolismo mais lento não é o objetivo!


Opte por fazer várias refeições ao longo do dia de forma a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, o apetite controlado e uma constante sensação de saciedade. Em cada refeição, coma devagar. O cérebro demora cerca de 20 minutos a processar a chegada dos alimentos ao estômago por isso, se comer em menos tempo, a probabilidade de ingerir mais comida do que a que precisa de se sentir enfartado é muito maior. Além disso, comer até ao seu limite faz com que o estômago fique dilatado e que, pouco a pouco, tenha dificuldade de se sentir saciado mais cedo.
 
 


5. EXERCÍCIO FÍSICO

EXERCÍCIO FÍSICO
Se quer saber como ficar com a barriga lisa, tem de saber que o exercício é um complemento fundamental a uma alimentação cuidada e equilibrada. E embora os exercícios abdominais sejam excelentes para definir a barriga (pranchas estáticas e pranchas dinâmicas são opções ótimas), não são esses exercícios que vão fazer perder a gordura.
E perder a gordura é mesmo o passo número um porque de outra forma, por mais abdominais que faça, os músculos vão desenvolver-se, mas a gordura continua a cobri-los. Assim, treinos que potenciem a queima de gordura corporal são essenciais.

Aposte em agachamentos com saltos e em burpees, em treino funcional e de alta intensidade como RPM ou Body Attack. Pode conhecer mais exercícios para perder peso aqui.
 
 


6. DESCANSAR

Tem de treinar, claro, mas descansar é também essencial para conseguir perder gordura abdominal. Não só porque os músculos precisam de repousar para se reconstruírem, mas também para evitar o desregulamento hormonal.

Quando o corpo está cansado, sobem os níveis de grelina (hormona que estimula o apetite) e descem os níveis de leptina (hormona que controla o apetite). 
O resultado é que, com uma noite bem dormida, o corpo não vai pedir que coma tanto nem vai ter tanta vontade de recorrer a alimentos menos saudáveis que vão prejudicar o processo de ficar com uma barriga lisa.
 
 



7. TER PACIÊNCIA

Era fantástico, mas os resultados não surgem da noite por dia. Relaxe, tenha paciência e eles vão mesmo aparecer. Não exija demasiado de si próprio e não entenda estas alterações como uma dieta rigorosa, introduza apenas pequenas mudanças no seu dia-a-dia e vai acabar por adotar este estilo de vida sem quaisquer dificuldades.
 

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