Como fazer sushi: passo a passo

Como fazer sushi: passo a passo

Hoje desafiamo-lo a fazer sushi em casa.

Se é apreciador desta iguaria este texto é para si. Saiba passo a passo como fazer sushi em casa e surpreenda os seus convidados. 
 

O sushi tem milhões de fãs em todo o mundo. Falamos de um dos pratos mais conhecidos da cozinha japonesa e que (por mais incrível que pareça) é relativamente fácil de fazer em casa. Além de um conjunto de utensílios específicos vai precisar de alguma habilidade, mas isso com a prática conquista-se. Mesmo que os primeiros não saiam muito “perfeitos”, com o tempo vai ver que melhora. Se sempre quis experimentar, chegou a hora. Saiba como fazer sushi, passo a passo.  
 

O que precisa?


Antes de mais precisa mesmo de comprar os ingredientes e os utensílios para fazer o sushi. Os utensílios são fáceis de encontrar nas grandes superfícies comerciais ou em lojas online. Existem inclusivamente kits que já trazem as “ferramentas básicas”, como a esteira de bambu (ou Makisu, como é denominada) para enrolar o sushi e as folhas de alga (ou folhas de nori) e até os “pauzinhos”.

Durante a confeção do sushi assegure-se que tem também uma taça de água com algumas fatias de limão e um pano molhado (vão ser-lhe muito úteis na montagem dos rolos) e uma faca de aço de boa qualidade.
 

Como fazer?

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

Ora então vamos aos passos.
 

1. O arroz


Sim, o primeiro passo é mesmo o arroz ou não fosse ele um dos alimentos mais importantes da cozinha nipónica e uma das estrelas no sushi. Comece por lavar bem o arroz japonês (nihon mai) até que a água saia limpa e deixe escorrer durante uns bons 20 minutos (para garantir que toda a água foi absorvidas pelos bagos de arroz). Depois é simples. Basta levar o arroz ao lume, com água, até levantar fervura (em lume brando), mantendo sempre a panela tapada. Quando ferver, diminua e deixe cozer durante 15 minutos. Ao fim desse tempo, desligue e deixe o arroz repousar.

O arroz não é temperado. Esse processo é feito mais à frente. Para tal precisa de vinagre de arroz japonês, sal e açúcar. Basta dissolver o sal e o açúcar no vinagre e misturar depois no arroz quando este estiver frio. Há ainda quem opte por levar ao lume (brando) o vinagre, para dissolver o sal e o açúcar. Se optar por este método deve ter cuidado para não deixar ferver e permitir que a mistura apure os sabores antes de a acrescentar ao arroz.
 

2. Prepare os restantes ingredientes


Enquanto o arroz repousa é tempo para preparar o peixe e os restantes ingredientes (legumes, vegetais ou frutas) que escolheu para o seu sushi. Esta é mesmo a melhor parte de fazer o sushi em casa, já que pode escolher ingredientes de boa qualidade e também os que mais lhe agradam. Por norma, o peixe mais utilizado é o salmão, que além de saboroso é também o que representa menos riscos para a saúde. Trate de remover espinhas e cortar em finas tiras. Quanto aos restantes ingredientes, pepino, pickles, manga verde, abacate ou courgette são apenas alguns dos exemplos. O sushi é seu, os ingredientes são escolha sua.
 

3. A montagem do sushi

  • É chegada a hora de montar o sushi. Coloque a esteira de bambu na bancada e sobre ela uma alga (cortada) estendida. Depois coloque uma camada de arroz, bem espalhada, sobre a alga (o arroz deve cobrir toda a porção de alga). Para evitar que o arroz se cole nas suas mãos, deve usar a taça com água e limão e a toalha (que referimos antes) para molhar e limpar as suas mãos.
  • E se já tem alga e arroz agora só falta o peixe e os vegetais. No meio da alga disponha os restantes ingredientes (primeiro o peixe e sobre ele os vegetais).
  • Humedeça novamente as mãos e comece a enrolar a esteira a partir de um dos extremos da alga. Enquanto enrola certifique-se que pressiona a esteira no centro, deslizando depois as mãos para as extremidades, para que o rolo ganhe consistência e fique uniforme.
  • Quando terminar de enrolar, pode humedecer as pontas das algas para “colar” o arroz à folha de alga. Para assegurar que o sushi não se desmonta, certifique-se que a abertura do rolo fica voltada para baixo.
  • Retire a esteira com cuidado e prepare-se para cortar o sushi em pequenos rolos.
  • Antes de cortar, molhe a ponta da faca e faça um fio de água correr pela lâmina, isto vai evitar com que o arroz se cole na faca. Deve repetir este processo sempre que for cortar o sushi. Uma dica: para não partir o sushi deve serrar o rolo e não fazer força.
Et voilá! Está feito o seu sushi. Numa fase inicial pode até parecer-lhe muito complicado mas com a prática vai ver que é bem simples e depois até vai ser capaz de criar efeitos visuais nos seus rolos de sushi.
 

Veja também: