Como fazer croissants: tudo o que precisa de saber sobre esta confeção

Saiba todos os truques e segredos e como fazer croissants e delicie-se com algumas propostas. Os seus pequeno-almoços e lanches nunca mais serão os mesmo. Surpeenda-se!

Como fazer croissants: tudo o que precisa de saber sobre esta confeção
Os seus lanches e pequenos-almoços não serão mais a mesma coisa… serão melhores ainda.

Hoje vamos dizer-lhe como fazer croissants. Leu bem! Se é daquelas pessoas que fica com os olhos presos nos croissants quando entra numa pastelaria, agora vai aprender a fazê-los você mesmo. Claro que a partir daqui os seus pequenos-almoços e lanches nunca mais serão os mesmos, porque vão ser ainda melhores.

Há de massa brioche ou massa folhada, com ou sem recheio, consoante o gosto do “freguês”. Certo é que não há pastelaria onde eles não marquem presença. Mas, apesar do nome tipicamente francês, esta pequena maravilha não tem origem em França, mas sim em Viena, já que foi rainha Marie Antoinette (de origem Austríaca) que levou, em 1770, o croissant para Paris. A rainha teria um apreço por este tipo de pão doce e levou-o consigo para França. E o resto já se sabe, a partir daí, aos croissants (termo que – a título de curiosidade – em francês, significa “crescente”) renderam-se os franceses e todo o mundo.

A teoria: como fazer croissants?


como fazer croissants

Como dissemos, terão sido os padeiros de Viena, que durante o século XIII deram os primeiros passos na história de “como fazer croissants”. Terão criado um pão amanteigado, doce e com formato de meia-lua, feito com farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e pincelado com ovo, a que mais tarde se deu o nome de croissant.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

A receita, obviamente, evoluiu e hoje há diversas formas de fazer croissants. Há de massa brioche ou de massa folhada (sendo esta última a versão que está mais próxima do original), mas o processo de fabrico, obedece aos mesmos passos. Primeiro os ingredientes são amassados, depois a massa é esticada e cortada. A massa pode ou não ser recheada antes de ser enrolada em forma de croissant. Fica a levedar e, por fim, vai ao forno.

Claro que saber como fazer croissants implica também saber criar aquele formato perfeito. Para o ajudar na tarefa de cortar e enrolar os croissants pode até usar alguns utensílios próprios para esse efeito (a conceituada marca Tupperware tem um croissant party que serve para isso mesmo, por exemplo).

Mas nada melhor do que algumas receitas para saber como fazer croissants.

Como fazer croissants: 5 ideias deliciosas


1. Croissants de massa folhada caseira

Croissants de massa folhada caseira

Para saber como fazer croissants nada como começar pela receita mais simples e neste caso mais tradicional.

– Ingredientes –

Massa inicial:

  • 250 ml de leite
  • 40g de açúcar
  • 1 c. de café de sal fino
  • 450g de farinha T55
  • 12g de fermento padeiro
  • 10g de manteiga

Para a manteiga:

  • 250g de manteiga fria
  • Gema de ovo para pincelar

– Modo de preparação –

  1. Primeiro comece por preparar a manteiga. Coloque a manteiga fria num saco de plástico e com a ajuda de um rolo, forme um quadrado de 15x15cm. Reserve no frigorífico.
  2. De seguida, prepare a massa. Num recipiente, coloque o leite com o fermento desfeito e o açúcar.
  3. De seguida, junte a farinha, a manteiga e o sal. Misture manualmente até os ingredientes estarem ligados e conseguir formar uma bola.
  4. Envolva a massa em película aderente e reserve no frigorífico durante uma noite. Tenha atenção para não amassar demasiado para evitar que a massa fique elástica.
  5. No dia seguinte, vai fazer a sua massa folhada. Tem que retirar o ar da massa e polvilhar a bancada com farinha. Com um rolo de cozinha estenda um quadrado com cerca de 30x30cm.
  6. Coloque o quadrado de manteiga fria no centro do quadrado em posição de losango. Feche os quatros lados do quadrado e sele bem.
  7. Estenda a massa agora com o rolo de forma a criar um retângulo. Depois, dobre a parte de cima até meio e, de seguida, dobre a parte de baixo por cima da primeira.
  8. Estenda a massa novamente, formando um retângulo e repita a operação anterior.
  9. Envolva novamente a massa em película aderente e reserve uma hora no frigorífico. Deve repetir este processo mais duas vezes (ou seja, esticar a massa e duas vezes e reservar no frigorifico por uma hora de cada vez. No total, são três horas de repouso no frigorífico e seis voltas na massa).
  10. Por fim, os croissants. Coloque a massa numa bancada e divida em duas partes.
  11. Com o rolo, estenda cada parte de forma a criar retângulos de 15cmx40cm.
  12. Com um cortador de pizza ou uma faca, corte a massa em triângulos com 10 a 15cm de largura cada. Enrole cada triângulo, partindo da parte mais larga.
  13. Coloque os croissants num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar entre uma a duas horas, à temperatura ambiente, numa zona abrigada.
  14. Ao fim desse tempo, pincele com gema de ovo e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 15 a 20 minutos ou até ficarem dourados.

2. Croissants com maçã e canela

Croissants com maca e canela

Desta vez é uma proposta mais rápida e simples, porque já usa massa folhada comprada.

– Ingredientes –

  • 1 massa folhada (forma redonda)
  • 2 maçãs
  • Canela em pó q.b.
  • Açúcar amarelo q.b.
  • 1 gema de ovo

– Modo de preparação –

  1. Comece por descascar as maçãs e corte-as em pedacinhos pequenos.
  2. De seguida, polvilhe as maçãs (generosamente) com canela e açúcar e reserve.
  3. Abra a massa folhada e corte-a em fatias triangulares (de forma a obter 16 fatias).
  4. Na parte mais larga de cada fatia coloque um bocado do preparado de maçã e canela, distribuindo o recheio por todas as fatias. Enrole as fatias começando pela parte mais larga.
  5. Coloque os croissants num tabuleiro de ir ao forno, mantendo-os na folha de papel da massa folhada.
  6. Pincele os croissants com a gema do ovo, previamente batida, e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, num tabuleiro por 20 minutos ou até ficarem dourados. Sirva quente.

3. Croissant de massa brioche

Croissant de massa brioche

Se quer saber como fazer croissants de massa brioche, temos aqui o que procura.

– Ingredientes –

  • 240ml de leite
  • 63g de açúcar
  • 550g de farinha tipo 65
  • 4 ovos à temperatura ambiente
  • 8g de fermento de padeiro seco
  • 7g de sal
  • 340g de manteiga sem sal, amolecida
  • Açúcar em pó q.b. (para polvilhar)
  • 1 ovo
  • 1 c. de sopa de leite

– Modo de preparação –

  1. Comece por levar o leite ao lume para que este fique tépido.
  2. Depois, numa taça, junte o açúcar e o leite tépido. Adicione ¼ da farinha (cerca de 140g) e mexa com uma colher de pau, até estar envolvida.
  3. Adicione os ovos ligeiramente batidos e mexa até estar tudo envolvido. Junte mais ¼ da farinha e envolva.
  4. De seguida, adicione mais ¼ da farinha com o fermento e envolva bem. Termine com o último ¼ de farinha e o sal, envolvendo tudo muito bem. Nesta fase, a massa deve estar um pouco líquida e pegajosa.
  5. O passo seguinte é dividir a manteiga em pedaços. Com as mãos, vá juntando pedaços da manteiga à massa, envolvendo-se (com as mãos) até que se desfaçam completamente. Tenha atenção para ir incorporando a manteiga em pequenas doses e envolvendo bem antes de nova adição. (A massa vai continuar pegajosa e líquida, é mesmo assim. Não caia na tentação de adicionar mais farinha).
  6. Depois de ter incorporado toda a manteiga, tape a taça com película aderente e deixe repousar no frigorífico por quatro horas ou durante a toda a noite.
  7. Passado o tempo, polvilhe uma bancada com farinha. Divida a massa em duas partes. Coloque uma parte na bancada e reserve a outra no frigorífico.
  8. Com a ajuda de um rolo da massa estique um círculo de massa com cerca de 40cm de diâmetro.
  9. Depois, com um cortador de pizzas ou uma faca, corte o círculo em oito partes iguais, formando triângulos.
  10. Enrole cada triângulo, começando na extremidade larga e partindo para a extremidade pontiaguda. Molhe o bico do triângulo com água para que este cole e feche. Molde o croissant para formar meias luas e posicione o bico do triângulo o mais para dentro possível, sem que este fique por debaixo do croissant, para não se soltar durante o cozimento.
  11. Coloque os seus croissants num tabuleiro forrado com papel vegetal. Tape-os com película aderente e deixe repousar durante 45 minutos.
    Entretanto, retire a outra metade da massa e repita o processo. Deixando repousar também 45 minutos.
  12. Quando todos os croissants já tiverem levedado, misture um ovo batido com uma colher de sopa de leite e pincele cada croissant com esta mistura.
  13. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 20 minutos, trocando os tabuleiros de posição a meio do tempo.
  14. Deixe-os arrefecer e polvilhe com açúcar em pó, se quiser.

4. Croissant com creme

Croissant com creme

foodfromportugal.com

Obviamente, se estamos a falar sobre como fazer croissants, não podia faltar uma receita de croissant com creme.

– Ingredientes –

Para a massa:

  • 300 g de farinha de trigo
  • 25 g de açúcar
  • 100 ml de leite
  • 125g de margarina
  • 1 c. de chá de sal
  • 2 ovos
  • 1 gema de ovo
  • 15g de fermento de padeiro
  • Açúcar em pó q.b. (para decorar)

Para o creme:

  • 70 ml de leite
  • 70g de açúcar
  • 1 ovo inteiro
  • 2 gemas de ovo
  • Casca de um limão
  • 1 pau de canela

– Modo de preparação –

  1. Comece pelo creme. Numa taça envolva bem com uma vara de arames as gemas de ovo com o ovo inteiro e reserve.
  2. Depois, num tacho coloque o leite, a casca de limão, o açúcar, o pau de canela e, leve a lume brando. Deixe ferver durante cerca de dois a três minutos e desligue o lume. Deixe arrefecer um pouco.
  3. De seguida, quando o preparado anterior já estiver mais frio, adicione a mistura dos ovos sem parar de mexer. Leve de novo o tacho ao lume e deixe cozer em lume brando, sem parar de mexer, até obter uma mistura bastante cremosa e homogénea. Reserve.
  4. Agora a massa. Numa taça, coloque a farinha, 25 gramas de margarina, o sal, o açúcar e, amasse bem.
  5. De seguida, adicione o leite e os ovos e continue a amassar.
  6. Por fim, adicione o fermento de padeiro e envolva tudo muito bem.
  7. Polvilhe uma mesa com um pouco de farinha e coloque aí a massa. Amasse a massa mais um pouco até formar uma bola e coloque-a numa tigela coberta com película aderente, deixando-a depois a repousar durante cerca de uma hora.
  8. Coloque a massa novamente numa superfície polvilhada com farinha e estenda-a com a ajuda de um rolo da massa.
  9. Corte pedaços fininhos da restante margarina e coloque em cima da massa. Dobre a massa sobre a margarina, de modo a que a margarina fique totalmente coberta de massa. Estenda a massa com o rolo, dobre-a em três, e volte a estender a massa com o rolo. Repita este processo pelo menos mais duas vezes.
  10. Depois de ter repetido este processo, estenda a massa finamente (com cerca de 0,5 centímetros de espessura).
  11. Corte triângulos com cerca de 18 centímetros de altura e 10 centímetros de base. Dê um pequeno corte na vertical na base do triângulo para que as extremidades saiam ligeiramente para fora.
  12. Espalhe pequenas porções do creme por cima da base de cada triângulo e, enrole a massa sobre o creme em direção ao bico do triângulo.
  13. Coloque os croissants num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e deixe repousar durante cerca de 15 minutos.
  14. Ao fim desse tempo, pincele os croissants com gema de ovo batida e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 15 a 20 minutos, até ficarem dourados.
  15. Quando estiverem prontos, retire do forno e decore com açúcar em pó.

5. Mini croissants de chocolate

Mini croissants de chocolate

Para os amantes de chocolate aqui fica uma proposta bem simples de como fazer croissants… com chocolate, claro está!

– Ingredientes –

  • 1 embalagem de massa folhada redonda
  • Chocolate a gosto (chocolate de leite, preto ou outro)

– Modo de preparação –

  1. Mais simples impossível. Divida a massa em triângulos, coloque o chocolate na ponta mais larga e enrole.
  2. Leve ao forno, pré-aquecido a 160º C, até a massa ficar dourada.

> As receitas apresentadas neste artigo foram adaptadas do blog/site Coco e Baunilha, As nossas voltas, Sabores da Alma, Food from Portugal e Chocolate a Mais, respetivamente.

Bom apetite!

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais