Como fazer burpees corretamente

Combinando movimentos essenciais de forma explosiva, os burpees são exercícios completos absolutamente inevitáveis. Descubra aqui como fazê-los corretamente.

Como fazer burpees corretamente
Com uma intensidade brutal, este exercício é tão temido como eficaz.

Porquê que todos deveríamos render-nos aos burpees?  Bem, conhece mais algum exercício que combine agachamentos, pranchas e saltos de forma intensa e explosiva?

Pois... Este é um exercício que trabalha todo o corpo sem necessitar de recorrer a qualquer equipamento, assegurando-lhe os resultados de tonificação e perda de peso que tanto almeja.

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No entanto, tal como em qualquer outro exercício, a única forma de assegurar resultados rápidos e eficazes é executá-lo de forma absolutamente correta.

Assim, para ter a certeza que realmente obtém o máximo possível deste exercício dinâmico e incomparável, de seguida mostramos-lhe como é que se fazem burpees de forma correta, apresentando ainda alguns factos sobre os mesmos. Desfrute! 

 

Passos a seguir para executar burpees corretamente 


 
 
  • Coloque-se de pé, com os pés alinhados pela largura dos ombros, braços caídos ao lado do corpo e peso apoiado nos calcanhares;
  • Empurrando a anca para trás, dobre os joelhos e baixe o corpo como se fosse fazer um agachamento;
  • Coloque as mãos no chão diretamente à sua frente e alinhadas com os pés, transferindo o peso para as mesmas;
  • Atire as pernas para trás, de forma a cair sobre as almofadas dos pés, na posição de prancha;
  • Atenção: o seu corpo deve formar uma linha reta, da cabeça aos calcanhares (se as costas descaírem ou espetar o rabo para o ar, não vai estar a trabalhar eficazmente os abdominais);
  • Com um novo salto, traga os pés de volta à posição original de agachamento;
  • Estique os braços e salte para cima de forma explosiva;
  • Aterre e volte à posição de agachamento para iniciar a segunda repetição.
 
Dicas: comece por tentar fazer 10 burpees seguidos; quando sentir que já está a dominar o exercício, veja quantos consegue fazer durante um minuto.


 

Benefícios dos burpees


 
  • Os burpees ajudam a transformar o seu corpo no mais perfeito equipamento desportivo, treinando praticamente todos os grupos musculares – ex.: peito, abdominais e pernas;
  • Estes exercícios são tão completos que asseguram a queima de imensas calorias em pouco tempo, sendo extremamente eficazes para quem procura perder peso;
  • São ainda responsáveis por estimular a força e resistência que o vão auxiliar na sua rotina diária, bem como em consequentes treinos físicos.


 

Variações dos burpees



Se se cansar rapidamente de um só tipo de exercício e quiser variar, ou se considerar que esta versão é demasiado fácil ou difícil para si, também não há problema: os burpees são extremamente versáteis e adaptáveis a qualquer que seja a sua condição física. Ex.:
 
  • Para tornar o exercício mais fácil: quando tiver de se colocar em prancha ou de regressar ao agachamento, em vez de saltar, “caminhe” até atingir a posição desejada;
  • Para tornar o exercício mais difícil: à sua prancha acrescente uma flexão, antes de regressar à posição de agachamento; quando saltar para o ar, encolha as pernas.



Claramente que os burpees são aqueles exercícios a que não podemos nem devemos mesmo escapar! E agora que já sabe como os executar corretamente, é só começar a integrá-los na sua rotina de fitness para poder comprovar os resultados inevitáveis. Antes disso, recorde-se apenas de consultar um especialista médico, para se assegurar de que não existem quaisquer contraindicações para si. Boa sorte e bons treinos!
 
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