Como evitar o desperdício dos alimentos: dicas práticas para o dia-a-dia

Saiba como evitar o desperdício dos alimentos com estas dicas que pode aplicar no seu dia-a-dia na hora de comprar e cozinhar os alimentos.

Como evitar o desperdício dos alimentos: dicas práticas para o dia-a-dia
Conselhos úteis de forma a evitar o desperdício alimentar.

Algumas dicas para evitar o desperdício dos alimentos na altura de os comprar ou cozinhar podem fazer a diferença e os resultados não só evitam que alimentos de qualidade sejam desperdiçados, como também pode significar uma poupança significativa nas suas contas ao final do mês.

Evitar o desperdício alimentar é uma questão ambiental e de responsabilidade social: desperdiçamos anualmente alimentos que poderiam ser usados para alimentar milhares de pessoas, nomeadamente em países subdesenvolvidos, em que a fome é uma realidade diária e uma problemática recorrente.

Como evitar o desperdício dos alimentos na altura de comprar


como evitar o desperdicio dos alimentos e lista de compras

No momento de comprar, e mesmo sem que o saiba, algumas práticas podem fazer a diferença.

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  1. Planeie as refeições e os ingredientes que necessita através de uma lista de compras pensada antecipadamente ao momento da compra. Compre apenas aquilo que tenha planeado usar para determinado fim.
  2. Compre exatamente o que precisa e evite ir fazer compras com fome.
  3. Tenha em atenção os prazos de validade para verificar se está a comprar um produto que ainda pode/deve consumir.
  4. Conte sempre com um plano B caso não encontre os produtos que procura.

 

Como evitar o desperdício dos alimentos em casa


armazenamento de alimentos

Em casa, existem atitudes que pode tomar que vão fazer diminuir o desperdício dos alimentos, nomeadamente:

  1. Anote o que está em falta para que possa ter isso em conta na altura de comprar.
  2. Use tudo o que tem até voltar a comprar mais de determinado ingrediente. Use os alimentos cujo prazo de validade vai expirar primeiro. Ao armazenar esses mesmo alimentos, coloque à vista os que deve consumir primeiro.
  3. Reutilize alimentos que já cozinhou (frango cozido, massa ou arroz, entre outros) para compor pratos diferentes.
  4. Preserve convenientemente os alimentos cuja embalagem já foi aberta. Tenha em consideração a informação presente nos rótulos.
  5. Aproveite as refeições que sobraram para o dia seguinte, conserve tudo convenientemente.
  6. Verifique regularmente os alimentos que tem despensa e no congelador, faça uma limpeza se necessário.

 

 Durante as refeições


comer pouco de cada vez

A expressão “ter mais olhos que barriga” representa muito bem uma situação em que é possível, mesmo se se dar conta, desperdiçar uma enorme quantidade de comida. Tenham em atenção os momentos de refeição e evite ao máximo o desperdício alimentar:

  1. Sirva poucas quantidades de cada vez. Repita apenas se sentir vontade de o fazer.
  2. Coma devagar e analise a sua fome ao longo da refeição.
  3. Guarde o que sobrar para uma próxima refeição.
  4. Se comer fora, opte por partilhar uma dose ou até mesmo a sobremesa.

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Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.