Como escolher a whey que mais se adapta ao seu objetivo

Hoje em dia, a oferta no mercado é grande e a variedade de escolha pode suscitar dúvidas. Saiba como escolher a melhor whey e mais adequada para si.

Como escolher a whey que mais se adapta ao seu objetivo
Saiba como escolher a melhor whey: características e opções.

A oferta de mercado, por vezes, pode suscitar dúvidas de como escolher a melhor whey e também a mais adequada às suas necessidades.

As marcas são muitas e as vertentes também, tendo cada uma a sua função. Confuso não é? Nós ajudamos.

Fique a saber melhor em que consiste a Whey e qual a mais adequeada para o seu caso.

O que é a Whey?


whey

A whey é obtida a partir de soro de leite e é considerada proteína de alto valor biológico por conter na sua composição todos  os aminoácidos essenciais nas proporções adequadas. O seu consumo está associado à prática de exercício físico e ao aumento de massa muscular e pode ser consumida de diversas formas: em batidos, papas, no iogurte, em panquecas e bolos ou em sopas e outros preparados no caso de não ter sabor.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

Por vezes, os suplementos com whey podem conter outro tipo de nutrientes, nomeadamente vitaminas e minerais. No mercado existem diversos combinados e opções, inclusive de sabor, que poderão ser uma mais-valia na hora de comprar mas que, ao mesmo tempo, possam deixar algumas dúvidas nomeadamente, como escolher a melhor whey de acordo com as suas necessidades.

Para promover a recuperação muscular, idealmente poderá ser utilizada no pós-treino, no entanto, consulte sempre um nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, nomeadamente em contexto de exercício físico e desporto.

A escolha deverá depender dos objetivos de cada um e deverão ser consideradas outras características fisiológicas, nomeadamente alergias. Pessoas com alergia à proteína do leite de vaca não deverão consumir whey. Existem também opções de proteína vegetal que, nestes casos, deverão ser consideradas. A dose também depende das características de cada indivíduo, no entanto, muitas marcas têm uma dose de referência e uma medida associada (1 scoop).

Como escolher a melhor Whey?


Whey concentrada

whey concentrada

A whey concentrada caracteriza-se por ter uma digestão mais lenta e é mais concentrada por sofrer menos processos industriais.

Neste caso, a concentração de proteína varia entre os 30-80% e contém mais hidratos de carbono que as outras formas de whey. Tem, portanto, menor teor de proteína que as outras whey mas a mesma é considerada de grande qualidade por ter grande quantidade de aminoácidos essenciais.

  • Indicação: hipertrofia muscular.
  • Quando tomar: idealmente ao pequeno-almoço, pré ou pós treino, por vezes substituto de refeição.

» Saiba mais sobre a proteína whey concentrada

Whey Isolada

whey isolada
No caso da whey isolada há uma separação da proteína da gordura e da lactose, aumentando o teor proteico para cerca dos 90%. É uma proteína completa por conter todos os aminoácidos essenciais e nas quantidades necessárias.

Tem uma quantidade superior de leucina, promotor da síntese e crescimento musculare de cisteína.

  • Indicação: pessoas com tolerância à lactose, tonificação muscular nomeadamente na fase de “cutting”, devido ao menor teor em hidratos de carbono.
  • Quando tomar: pós treino.

> Saiba mais sobre a whey isolada.

Whey Hidrolisada

whey hidrolisada

Contém proteína na forma hidrolisada, isto é, mais digerida, favorecendo uma digestão mais fácil e mais rápida.

Devido ao processamento que tem, é uma forma de whey mais cara mas considerada vantajosa ao nível do sistema imunitário e com uma ação desintoxicante

  • Indicação: hipertrofia muscular pós-treino (potencia o processo)
  • Quando tomar: logo após o treino.

Saiba mais sobre a whey hidrolisada.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais
Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.