Como engravidar sem complicações

Como engravidar sem complicações

5 Dicas para engravidar de forma natural.

Como conseguir engravidar de forma simples e natural é a questão que muitos casais colocam. Se não está a conseguir, leia este artigo.

Como engravidar de forma natural?

A pergunta é mais fácil de responder do que possa parecer.

Apesar de cerca de 15-20% da população em idade reprodutiva sofrer de alguma forma de infertilidade, em muitos dos casos, o que pode estar a acontecer é que os óvulos e os espermatozoides andam desencontrados.

Se procura saber como engravidar sem dificuldade, tome nota destas dicas.

 

Como engravidar de forma natural: 5 dicas essenciais


 

1. Consulte o seu médico

Falamos para o casal. Homem e mulher devem consultar o médico (clínica geral, ginecologista ou andrologista) para saber que exames devem fazer antes de engravidar, que suplementos cada um pode tomar, que alimentação devem seguir e quais as dicas para engravidar sem complicações. Este passo é essencial e deve ser feito em conjunto para que ambos tenham consciência do que é necessário.

 
Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.

2. Conheça o seu ciclo

Para saber como engravidar sem complicações, deve, primeiro, entender o seu ciclo menstrual para determinar qual é o seu período fértil e o dia da ovulação.

Normalmente, a data da ovulação acontece pelo 14º dia do ciclo e a janela fértil são seis dias, nos quais estão compreendidos o dia da ovulação, os quatro dias que a antecedem e o seguinte.

Há várias formas para entender o seu ciclo:
 
  • Mantenha um calendário: a melhor forma para o usar é usando uma aplicação no seu smartphone. Já por várias vezes sugerimos a Clue e a My Cycles, disponíveis para iOS  e Android, que permitem controlar o seu período, humor, dores, temperatura basal, muco cervical, entre outros sintomas ao longo do mês, que ajudam a determinar o período fértil e a data da ovulação.
     
  • Controle o muco cervical: se estiver atenta ao muco cervical, consegue perceber, com facilidade, quando está no seu período fértil. Se o muco tiver um o aspeto de clara de ovo ou aguado, significa que está fértil. No entanto, se o muco tiver aspeto turvo ou pegajosa, quer dizer que já não está no período fértil.
     
  • Dores abdominais: se, por volta do 14º dia sentir dores abdominais ou uma ligeira mancha, é sinal de que pode estar a ovular. A dor é provocada pela provocada pela distensão do folículo quando expulsa o óvulo, é semelhante à dor menstrual, porém, mais curta, aguda e, normalmente, de um dos lados.
 
 

3. Cuidado com a alimentação

Rever a vossa (homem e mulher) alimentação é outro passo básico e essencial. Comece por aumentar o número de refeições diárias, incluindo: pequeno-almoço, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Mas há mais, diariamente precisa de:
 
  • Pelo menos, um vegetal verde-escuro e um cor de laranja/vermelho. 
     
  • Coma cerca de duas chávenas e meia de legumes e duas chávenas de fruta
     
  • Substitua os cereais refinados por cereais integrais
     
  • Beba 2 chávenas de leite meio-gordo ou magro ou iogurtes e queijo
     
  • Evite carnes vermelhas, troque-as por carne magra, feijão, soja, lentilhas ou tofu
     
  • Coma peixe, pelo menos, duas vezes por semana
     
  • Beba, pelo menos, 1,5 litros de água
     
  • Faça exercício diariamente (no mínimo, uma caminhada de uma hora por dia)
 
 

4. Elimine o que é tóxico

Num primeiro nível falamos do tabaco, do álcool e da alimentação processada (fast food,  bolachas, batatas fritas, salsichas, refrigerantes, produtos de charcutaria, produtos de pastelaria e afins).

Num segundo nível falamos de outras coisas tóxicas na sua vida, como: coisas que ficam por dizer, pessoas negativas, excesso de trabalho, preocupações constantes, uma gaveta cheia de tralha, uma pilha enorme de roupa para tratar ou faturas para arquivar entre muitas outras. 



5. Relaxe

Se o relaxamento fosse vendido em cápsulas na farmácia, seríamos todos mais felizes, não sendo, é crucial adoptar medidas que vos ajudem a ultrapassar o stress diário e a ansiedade que a decisão de engravidar acarreta.

Aqui também temos uma sugestão que pode ajudar, livre-se de preconceitos, abra a sua mente e experimente uma sessão de Reiki para limpar o seu corpo de coisas negativas e libertar o caminho para a energia fluir.

Por fim, um conselho: se seguiu todos os passos acima e, mesmo assim, não consegue engravidar, ainda que esteja convencionado que só ao fim de 12/24 meses de tentativas podem ser tomadas medidas para avaliar a vossa fertilidade pelo Serviço Nacional de Saúde, consultem o vosso médico para confirmar se está tudo bem com os vossos orgãos reprodutivos.

Especialmente se já têm mais de 30 anos, não percam tempo! 

 
Receba aqui mais dicas para si e para o seu bebé !
 

Veja também: