Como emagrecer sem passar fome

Como emagrecer sem passar fome

Conheça as nossas 5 dicas para saber como emagrecer sem passar fome.

Saber como emagrecer sem passar fome não é tão difícil quanto está a pensar. Aliás, requer apenas algumas alterações no seu dia-a-dia!

Para perder peso de forma duradoura, é preciso saber como emagrecer sem passar fome e de forma gradual.

E o melhor de tudo é que não precisa de cumprir uma “dieta” rígida – necessita apenas de ajustar o seu estilo de vida e fazer algumas alterações nos seus hábitos alimentares de forma a torná-los permanentemente mais saudáveis.


Sim, pode perder peso de forma rápida. Existem inúmeras dietas que o permitem, mas que ao mesmo tempo, o deixam a sentir-se com fome e desconsolado (já para não falar do facto de muitas não suprirem as suas necessidades nutricionais).

Porém, será realmente vantajoso perder peso apenas para recuperá-lo quando voltar à “normalidade”? 

Como já mencionamos várias vezes, para perder peso é preciso haver um balanço energético negativo, o que, trocado por miúdos, significa que é necessário gastar mais calorias do que aquelas que se consome.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Se já experimentou certas “dietas da moda” altamente restritivas, certamente já está familiarizado com algumas que implicam comer pouco e sentir-se constantemente com fome. Mas, sejamos realistas: passar fome não é desconfortável como não nada divertido!

Fezlimente, verá que a nossa resposta à questão "Como emagrecer sem passar fome?" não é tão demotivante como estaria à espera.  

Para tal, necessita de fazer algumas alterações no seu estilo de vida e alimentação – cumprindo direitinho, em dois tempos vai começar a ver resultados. 


5 DICAS SOBRE COMO EMAGRECER


hidratacao


1. Escolha os seus alimentos de forma inteligente

Elimine alimentos processados ricos em açúcar e gorduras e cheios de conservantes e aditivos: são alimentos altamente energéticos que geralmente não tem quase vantagens nenhumas associadas.

Troque-os por fruta, vegetais e fontes de proteína magras – vão ajudar a saciá-lo enquanto lhe fornecem vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Escolha snacks saudáveis: os que funcionam da melhor forma como refeições intercalares são aquelas que combinam proteína, fibra e “gorduras saudáveis”, uma vez que vão mantê-lo saciado durante mais tempo.

Fazer várias refeições por dia vai fazer com que nunca chegue a ter a sensação de fome que faz com que “devore tudo o que lhe aparece à frente” quando realmente tem oportunidade de comer.

Portanto, comer menos, mais vezes!
 
 


2. Tome sempre o pequeno-almoço

Tome sempre o pequeno-almoço. A primeira refeição do dia é essencial para ter energia para todas as suas atividades matinais e vai fazer com que tenha menos tendência a ceder a tentações durante o dia.

Se tomar um pequeno-almoço consistente e nutritivo, vai ver que as tentações se tornam muito menores.

Opte por incluir na sua primeira refeição do dia alimentos como leite ou derivados (ou equivalentes de origem vegetal), uma fonte de hidratos de carbono complexa (como pão escuro ou tostas integrais) e uma porção de fruta.

Está pronto para um novo dia!
 
 


3. Mantenha-se hidratado

Certifique-se que bebe quantidades de água adequadas durante o dia.

Sabia que é muito comum confundir-se sede com fome? Certamente já sentiu que tinha fome pouco tempo depois de ter realizado uma refeição… Muitas vezes, a sensação de “estômago vazio” é um sintoma de desidratação e não de fome.

Deste modo, antes de comer beba um copo de água – pode aperceber-se que realmente só tinha sede.
 
 


4. Controle as porções

Controlar as porções é um dos passos mais importantes na perda de peso. Curiosamente, se simplesmente reduzisse entre 10-20% as porções de comida que geralmente ingere, iria perder peso.

A maior parte das porções servidas em restaurantes e em casa são maiores do que aquilo que necessita.

Experimente medir as porções que geralmente consome: pode usar balanças ou utilizar medidas caseiras, como chávenas, colheres de servir, colheres de sopa e colheres de chá, por exemplo. Depois, comece a tentar reduzir gradualmente as porções que ingere.

Utilizar tigelas, pratos e copos mais pequenos pode ajudá-lo a reduzir as porções ingeridas – aliás, um dos truques mais eficazes consiste em fazer a sua refeição num prato de sobremesa. Dar-lhe-á a sensação de que esta a comer um prato cheio, mas na verdade estará a comer bem menos do que comeria num prato normal.

Comer um prato de sopa de legumes antes do prato principal pode ajudar a reduzir a quantidade de alimentos ingeridos na refeição, como já mencionamos aqui.
 
 


5. Dê mais passos

Como sempre, não pode faltar o exercício físico. Arranje um podómetro e comece a contabilizar os passos que dá – estabeleça o objetivo de atingir os 10000 passos por dia.

Faça tudo o que consegue para ser mais ativo ao longo do dia, como, por exemplo:
  • Se está ao telefone, levante-se e caminhe enquanto conversa;
  • Dê uma volta maior do que a normal quando vai passear o seu cão;
  • Utilize sempre as escadas em vez do elevador;
  • Estacione o carro mais longe do trabalho para ter que caminhar mais para lá chegar;
  • Dê uma pequena caminhada depois de jantar em vez de ir diretamente para o sofá.

Estas são apenas algumas dicas de como pode ser mais ativo durante o seu dia-a-dia. Ter um podómetro serve como lembrança constante e motivação para aumentar a sua atividade física diária.
 

Mensagens a reter relativamente a como emagrecer


caminhadas
 
  1. ​Escolher os seus alimentos de forma inteligente – escolha os com alto pode saciante (ricos em fibra e proteína) e de alto valor nutritivo (como por exemplo, vegetais, leguminosas, laticínios magros e carnes magras);
  2. Fazer várias refeições ao longo do dia para evitar sentir fome e nunca deixar de tomar o pequeno-almoço;
     
  3. Certificar-se que está hidratado – se não é fã de água experimente infusões de ervas ou águas aromatizadas;
     
  4. Controlar as porções dos alimentos que ingere – até os alimentos ditos “saudáveis” têm um valor energético associado, pelo que é importante controlar não só o que come mas também a quantidade do que comer. Um dos melhores truques passa por realizar as suas refeições em pratos de sobremesa em vez dos pratos normais;
     
  5. Ser mais ativo – dê o máximo número de passos que consegue durante o dia. É importante controlar a alimentação mas a atividade física é, sem dúvida, um forte aliado no que se refere à perda de peso.
     
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


Veja também: