Como emagrecer rápido: conselhos e truques

Como emagrecer rápido: conselhos e truques

Saiba como emagrecer rápido e de forma saudável

Em qualquer época do ano todos querem saber como emagrecer rápido para estar em forma para a praia. Venha descobrir os melhores truques e aplique-os no seu dia-a-dia!

Para todos os que lêm este artigo com o objetivo de encontrar a forma mágica de como emagrecer rápido, isso não existe!

Mas não perca a esperança. Sim, é possível emagrecer. E sim, existem formas que são mais rápidas que outras.

Contudo, não existem milagres nem truques infalíveis que possam ser aplicados a toda a gente, da mesma forma.

Adicionalmente, é importante que também reflita sobre o que será necessário fazer para manter o peso que alcançará, ou irá, certamente, cair no temível efeito iô-iô, que leva a que recupere o peso que perdeu com a mesma (ou mais) rapidez.

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Para emagrecer rápido e de forma saudável é necessário que mude de hábitos, não só alimentares, mas também do seu dia-a-dia. Associado a uma perda de peso estão sempre associadas três características essenciais: paciência, paciência e paciência.

Aqui poderá encontrar alguns truques e dicas indispensáveis para quem quer emagrecer rápido, de forma saudável e com efeitos duradouros.
 

As temíveis calorias


Não é novidade que, para qualquer pessoa com o objetivo de perder peso, a palavra calorias cause logo arrepios na espinha. Contudo, não há necessidade disso.

A fórmula é simples: se o objetivo é emagrecer, deve ingerir menos calorias que aquelas que gasta. Deste modo, quando o seu organismo necessitar da energia que não irá receber através da alimentação, recorre às reservas de gordura. Aí, o que irá acontecer é o mesmo que acontecia com a borracha dos seus tempos de escola: quanto mais é utilizada, mais diminui de tamanho.

Contudo, nem todas as calorias são iguais. Como deve prever, 200kcal provenientes de uma tigela de sopa não são iguais a 200kcal proveniente de um bife, nem estas são semelhantes às 200kcal provenientes de um pedaço de pizza.

Logo, aquando do momento de decisão entre alimento A e B, não olhe só para as calorias e procure consultar a sua informação nutricional, que inclui a proteína, os hidratos de carbono e a gordura. Assim será, sem dúvida, a forma mais completa de avaliar as hipóteses e fazer a escolha correta.


Os aliados termogénicos


canela
Os alimentos termogénicos são sempre um bom aliado de quem procura como emagrecer rápido. Estes têm a propriedade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, o que faz o corpo gastar mais energia e, consequentemente, diminuir mais as reservas de gorduras.

Aqui tem alguns exemplos de alimentos termogénicos e como os adicionar ao seu dia alimentar:
  • Canela: adicionar a frutas, leite e iogurte;
  • Gengibre: adicionar gengibre na salada, sumos ou utilizar para aromatizar água;
  • Pimenta vermelha: temperar carne, peixe e todo o tipo de cozinhados;
  • Café: ingerir a bebida ou adicionar ao leite;
  • Chá verdeingerir a bebida ou adicionar ao leite.

 
O que fazer nas refeições principais?


O pequeno-almoço, almoço e jantar são considerados as refeições principais.
Contudo, o pequeno-almoço, apesar de essencial para uma boa perda de peso, tem uma constituição semelhante à das refeições intermédias, de modo que falaremos dele mais à frente.

No que diz respeito então ao almoço e ao jantar, é essencial começar sempre a refeição com um prato de sopa. A sopa deve ser constituída por produtos hortícolas variados e isenta de batata.

Após ingerir a sopa, o prato principal deve ser divido em partes: Um quarto é correspondente à fonte proteica (carne, peixe ou ovos), um quarto correspondente à fonte de hidratos de carbono (arroz, massa, batata, feijão, grão ou milho) e metade do prato deve ser constituído por uma salada ou legumes cozinhados.


Dicas para obter resultados mais rápidos e eficazes

  • Deve sempre preferir o peixe e as carnes magras em relação às carnes mais gordas e ter alguma contenção na quantidade de gordura usada para temperar a salada ou os legumes.
  • Os métodos de confeção utilizados também devem utilizar o mínimo de gordura possível, dando então preferência aos cozidos, grelhados e salteados.
  • Por forma a controlar melhor as porções, também pode trocar o prato normal por um prato de sobremesa.
  • Adicionalmente, se à noite tem por hábito relaxar no sofá de casa, opte por evitar os hidratos de carbono ao jantar e prefira um prato principal apenas composto por fonte proteica e produtos hortícolas.
  • Durante a refeição, procure comer devagar e pausadamente, por forma a ficar saciada mais facilmente e para a que digestão seja melhor realizada.
  • Contrariamente àquilo que é muitas vezes defendido por artigos sobre como emagrecer rápido, não só pode, como também deve, beber água às refeições, pois esta incha o estômago e ajuda a conferir a sensação de saciedade.


E nas refeições intermédias?


As refeições intermédias são essenciais para controlar o apetite e garantir que não chega às refeições principais com o organismo descompensado.

Se procura emagrecer rápido, é importante fazer pelo menos duas refeições intermédias: uma a meio da manhã e uma a meio da tarde. Contudo, pode fazer um segundo lanche a meio da tarde e uma ceia, se o tempo entre as refeições for muito elevado.
Ao pequeno-almoço e nas refeições intermédias deve preferir alimentos como o pão integral ou tostas integrais com fiambre de aves, queijo magro ou manteiga magra, fruta, laticínios e gelatina light.

Os alimentos feitos com farinha, assim como os cereais, devem ser sempre integrais e com o mínimo de refinação. Deste modo, eles mantêm-se ricos em proteínas e fibra, que não só regulam o trânsito intestinal, como também conferem a sensação de saciedade prolongada.

Evite andar a petiscar constantemente durante o dia e procure fazer as refeições, sempre que possível, à mesma hora.
 

As melhores e piores formas de matar a sede


beber agua
É já considerado um cliché da nutrição dizer que se deve ingerir 1,5L de água por dia. Outra forma mais correta de abordar o assunto, é dizer que a quantidade de água que deve ingerir por dia é a necessária para que a sua urina não possua cor ou cheio. Simplificando, para que a urina seja o mais semelhante possível à própria água.

Adicionalmente, deve evitar bebidas alcoólicas, visto que estas, para além de serem uma grande fonte de calorias vazias, promovem a desidratação.

Nos momentos em que a água simples não é a bebida que deseja, pode sempre optar pela água aromatizada feita em sua casa com combinações de pedaços de pepino, canela, gengibre ou folhas de hortelã.

No restaurante ou em festas, se a água não for opção, opte pela coca-cola zero (mas sem abusar!).


Mexa-se, mexa-se, mexa-se


caminhar
Como foi dito acima, para emagrecer deve ingerir menos calorias do que aquelas que gasta. Contudo, uma boa opção é também aumentar o gasto energético, ingerindo o mesmo número de calorias. Ou seja, em vez de procurar ingerir menos, faz por gastar mais.

A melhor forma de o fazer é através do exercício físico.

Contudo, hoje em dia, é difícil arranjar tempo livre para a prática de exercício. Procure fazer exercício após o jantar, em jejum ou à hora de almoço, horas em que a maior parte das pessoas consegue arranjar mais tempo. Na pior das hipóteses, opte por caminhadas, cuja duração e ritmo deve aumentar gradualmente. Arranje um familiar ou amigo que o acompanhe, por forma a poderem incentivar-se mutuamente.

Se não tiver tempo nem para as caminhadas, procure exercitar-se da forma que lhe for possível durante a sua rotina diária: estacionando o carro mais longe dos locais e trocando o elevador pelas escadas, por exemplo.


Urgências: desintoxicação e emagrecimento rápido


Foi de férias e abusou do “tudo incluído” do hotel? Teve um casamento e não resistiu ao buffet de sobremesas? Sem preocupações, não é isso que vai estragar todo o trabalho que fez até agora.

Para desintoxicar, emagrecer rápido e voltar à forma em que estava antes, faça um a três dias apenas constituídos por fruta e legumes, desde o momento que acorda até que se vai deitar.

Ingira os hortofrutícolas ao natural, em smoothie, como salada ou até em sopa. Nestes dias, é importante não fazer exercício físico intenso e realizar uma refeição a cada 2h30.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


Veja também: