Como emagrecer de forma saudável?

Como emagrecer de forma saudável?

Conheça as nossas dicas para perder peso de forma gradual e sem passar fome.

A resposta para a questão “Como emagrecer de forma saudável?” é mais simples do que está a pensar. Ora veja connosco.
 

Várias são as pessoas que procuram saber como emagrecer de forma saudável.

Antes de mais, é preciso entender que o objetivo de uma dieta não deve ser nunca a alteração drástica e a curto prazo da ingestão alimentar, mas sim uma reeducação dos hábitos alimentares por forma a conseguir mantê-los a longo prazo, evitando, assim, que volte a ganhar o peso perdido quanto voltar a comer “normalmente”.

É certo que requer motivação mas não é, de todo, o “bicho papão” que muita gente acredita ser.

Por vezes, pequenas alterações ou substituições fazem com que seja possível emagrecer de forma saudável e sem passar fome. 
 

O que deve fazer?


fazer exercicio

Posto isto, certamente quer saber o que pode fazer para perder esses quilinhos a mais sem se privar de uma vida normal e com momentos de prazer. Em primeiro lugar (e mais importante que tudo o resto), é preciso motivção.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Se quer ver algumas mudanças na balança e na maneira como a roupa lhe assenta, tem que estar disposto a fazer algumas alterações na sua alimentação, tanto relativamente aos alimentos que escolhe como às horas em que realiza as refeições.

Quando sentir a motivação a diminuir, pense no que o levou em primeiro lugar a querer perder peso - provavelmente não se sentia bem consigo mesmo? Ou por questões de saúde? Seja qual for o motivo, se o levou a tomar a decisão pela primeira vez, vai ser válido quando estiver com dúvidas sobre se realmente quer/precisa de emagrecer. 
 

1. Adeus aos maus da fita

Começamos já pelas más notícias: sim, é verdade que para emagrecer de forma saudável não tem que excluir completamente os seus alimentos preferidos e muito menos passar fome. 

Contudo, aqueles alimentos que ingere de forma diária e leviana como croissants, chocolates, bolos de pastelaria, enchidos, salgadinhos, enlatados, comidas pré-confecionadas e refrigerantes têm que ser drasticamente reduzidos.

Deixe-os para ocasiões especiais, com uma festa de aniversário ou um casamento.

 


2. Coma pouco, mas muitas vezes

Algo mais positivo: tem que comer várias vezes ao dia! Um dos maiores truques para quem procura saber como emagrecer de forma saudável está em fazer várias refeições por dia com porções mais reduzidas do que o normal.

Desta forma, nunca chegará a sentir fome e vai evitar sentir aquele desejo de fazer asneiras se estiver “de barriga cheia”.

Não se esqueça de comer lentamente e de mastigar bem os alimentos.
 
 


3. Toca a mexer!

Apesar de a alimentação ter um papel preponderante na perda de peso, não há dúvida de que o exercício também tem algo a dizer neste processo.

Tente encontrar algo que gosta de fazer: existem inúmeras opções que vão desde treinos em ginásio, aulas de grupo mais divertidas como zumba, ou desportos ao ar livre como é o caso da corrida (que está na moda hoje em dia – pode ser que tenha amigos ou familiares que o queiram acompanhar nestas andanças!).

Mexer-se vai não só ajudar na parte estética mas vai fazer muito pela sua saúde, algo crucial se está interessado em saber como emagrecer de forma saudável.

 


4. Trocas inteligentes

Já falamos aqui que para saber como emagrecer de forma saudável não é preciso passar fome. Contudo, é importante fazer as escolhas certas de determinados alimentos.

Por exemplo, opte pelas versões magras dos lacticínios (1 iogurte líquido magro fornece aproximadamente metade das calorias de um normal) e pelas variantes integrais de pão, arroz e massa – por terem maior teor de fibra do que as versões brancas, vão promover a sua saciedade e fazer com que se sinta sem fome durante mais tempo.

Existem ainda pequenos truques que pode utilizar na confeção dos alimentos: por exemplo, se gosta de bifinhos com natas e cogumelos pode fazer uma versão light deste prato, simplesmente substituindo as natas por queijo quark ou iogurte grego magro. Cremoso na mesma mas com metade das calorias!

 


5. Não se esqueça de se hidratar

Lembre-se, a água é a sua melhor amiga. Manter-se hidratado facilita a absorção dos nutrientes, a digestão, ajuda a eliminar as toxinas do sangue, protege, hidrata e fortalece células, músculos, articulações e órgãos - o ideal será beber entre 1,5 litros a 2,5 litros por dia.

Se não é fã de água, experimente algo diferente como infusões ou águas aromatizadas (por exemplo, junte a 1,5 litros de água umas rodelas de pepino e umas folhas de hortelã e deixe no frigorífico durante a noite – uma água aromatizada que vai ajudar a mante-lo fresco e hidratado durante todo o dia).
 

Dica de ouro!


Sabe que prato faz tipicamente parte da alimentação portuguesa e do qual não deve abdicar? A sopa de legumes. Note que ao começar todas as refeições com uma sopa de legumes está a oferecer um 3 em 1 ao seu organismo: 
 

  1. O seu alto teor em fibra proveniente dos legumes ajuda a que fique saciado no início da refeição o que leva a que coma menos do prato principal, contribuindo, assim, para a sua perda de peso;
  2. Os legumes e hortaliças são extremamente ricos em micronutrientes como vitaminas e minerais, sendo que ao comer um prato de sopa a cada refeição está a contribuir para um aumento da ingestão destes nutrientes;
  3. O facto de ser constituída por legumes e hortaliças (ricos em água) e água fazem com que ajude também a aumentar a sua ingestão de fluídos, estando por isso a contribuir para a hidratação do seu corpo.

Opte por fazer a sua sopa em casa e não coloque batata – substitua por curgete ou abóbora para obter uma consistência cremosa. Utilize pelo menos 5 legumes diferentes e adicione azeite apenas no final da confeção: uma colher de chá é o suficiente.
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !
 

Veja também: