Como emagrecer com zumba?

Como emagrecer com zumba?

Saiba como perder esses “quilinhos a mais” com Zumba.

Dança e ginástica são os componentes chave desta modalidade que, além de ajudar a emagrecer, ainda promete muita diversão. Emagrecer com zumba nunca foi tão fácil!
 

Emagrecer com zumba? Sim, é possível. E se procura uma modalidade que alia exercício e diversão, esta é a solução ideal para si. Além disso, a zumba está na moda. Desde que apareceu em 2001, pelas mãos do coreógrafo colombiano Beto Perez, não mais parou de atrair adeptos em todo o mundo. A título de curiosidade, atualmente já está presente em mais de 180 países. 
 
Mas afinal o que tem a Zumba de tão especial? Combina dança e ginástica numa modalidade só. E melhor, numa aula de Zumba pode queimar até 1000 calorias. Sim, leu bem: 1000 calorias. Interessado? Então continue a ler e veja como pode emagrecer com Zumba. 
 
Tome nota:
O IMC é uma forma simples e eficaz de perceber se o seu peso é o ideal. Faça o teste agora.

O que esperar de uma aula de Zumba? 

 
No fundo trata-se de um treino de resistência, mas com uma particularidade, faz-se tendo como base uma coreografia com os ritmos mais variados (que vão desde o cumbia - a música típica da Colômbia - à salsa, merengue, mambo, flamenco, ChaChaCha, reggaeton, samba, hip-hop ou tango, entre outros) e usando movimentos de aeróbica. 
 
Mas se não sabe dançar, não se assuste porque também não vai precisar. As coreografias são simples e muito divertidas. 
 
Uma aula de Zumba tem uma duração de 45 a 60 minutos e durante esse tempo os participantes saltam e mexem pernas, anca e braços. Ou seja, trabalham o corpo todo. 
 

Como pode emagrecer com Zumba? 

 
Como referimos logo no início do texto, numa aula de Zumba pode queimar até 1000 calorias, enquanto contribui também para melhorar a sua preparação física. Ou seja, não só o ajuda a perder peso, como ainda tonifica os músculos. 
 
Depois há que considerar que numa aula só os participantes trabalham os principais grupos musculares de forma integrada (como um todo) e, em simultâneo, melhoram a sua capacidade cardiovascular, bem como a coordenação de movimentos e o equilíbrio. 
 
Claro que, para emagrecer, as aulas por si só não bastam. Há que aliar à prática frequente de Zumba uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, os resultados (na perda de peso) serão tanto melhores quanto maior for a regularidade e intensidade com que pratica as aulas. 
 

Como e onde praticar? 

 
A opção mais óbvia são os ginásios. Mas se os horários das aulas não são compatíveis com a sua rotina diária saiba que pode praticar Zumba em casa. Pode, inclusivamente, aceder ao site www.zumba.com e encontrar – além de dicas e informações sobre a Zumba – vídeos com guias para todos os passos de uma aula de Zumba (para os iniciantes) e até coreografias completas. 
 

Veja também: