Como emagrecer as pernas de forma eficaz

Como emagrecer as pernas de forma eficaz

Como já deve ter calculado, o exercício físico é incontornável!

Quer saber como emagrecer as pernas de forma eficaz e duradoura? Então está no sítio certo: apresentamos-lhe 4 passos infalíveis para atingir este objetivo. 

Antes de lhe dizer exatamente como emagrecer as pernas, queremos começar por lhe dar uma boa notícia: o seu objetivo é atingível!

Feliz? Ótimo. Agora, é preciso que saiba que, para lá chegar, terá de se preparar desde já para trabalhar duro e alterar alguns hábitos menos saudáveis.

Antes de mais, é necessário ter em conta que não vai perder gordura só na zona inferior do corpo, mas na totalidade do mesmo.

No entanto, com os exercícios certos, força de vontade e determinação, estamos certos que vai conseguir atingir a sua meta específica, até mais rápido do que planeou.A nossa ajuda segue na forma de uma breve lista de passos que indicam como emagrecer as pernas de forma eficaz.
 

Passo 1 – Ajuste a sua dieta aos seus objetivos


Para emagrecer as pernas, tal como o resto do corpo, tem mesmo de ajustar os seus hábitos alimentares aos objetivos pretendidos, queimando mais calorias do que aquelas que ingere.

Assim, em primeiro lugar, terá de iniciar uma dieta saudável e apropriada, eliminando do seu cardápio vários alimentos nocivos e introduzindo outros mais benéficos. 

Nota: não se esqueça de ingerir sempre muita água.

 

Passo 2 – Abrace a ideia de uma rotina


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O mais importante passo para assegurar o emagrecimento e tonificação de qualquer zona do corpo é implementar uma rotina física consistente e regular.

Quer isto dizer que não bastará fazer exercício duas ou três semanas: tem mesmo de se aplicar e compreender que a sua dedicação ao desporto deve ser total.

 

Passo 3 – Defina exercícios de aquecimento


Antes de avançar para o treino propriamente dito, e no sentido de evitar potenciais lesões, temos de preparar as pernas para os exercícios que as esperam, com um processo de aquecimento muscular. Eis a nossa sugestão para esta fase:
    
  • 5 minutos de caminhada;
  • 10 minutos de alongamentos;
  • 7 minutos a saltar à corda;
  • Os minutos que se conseguir a correr no mesmo sítio, elevando o máximo possível os joelhos;
  • 5 minutos de caminhada, para baixar o ritmo cardíaco;
  • 15 segundos de alongamentos para relaxar o corpo.
 

Passo 4 – Como emagrecer as pernas com exercícios apropriados



Em casa

 
  • Bicicleta: esta é uma das formas mais tradicionais de obter pernas elegantes e tonificadas; para evitar um exagerado desenvolvimento muscular, leve este exercício com calma e relaxamento, sem grande sprints.
     
  • Lunges: de pé, com um peso de 2 ou 3 kg em cada mão, dê um passo em frente, dobrando esse joelho de forma a ficar com o que está atrás a cerca de um palmo do chão; volte à posição inicial e repita com a outra perna.
     
  • Agachamentos: coloque-se de pé, com as pernas alinhadas com os ombros; lentamente, e com os braços esticados à sua frente, afunde o traseiro em direção ao solo, dobrando os joelhos e arqueando ligeiramente as costas; baixo o máximo possível o rabo, mantendo a tensão nos músculos das pernas; quando chegar ao seu limite, pare e exale profundamente; depois, eleve-se lentamente; repita este movimento 20 vezes, levando a cabo 3 séries sequenciais.
     
  • Leg Rolls: deite-se sobre o lado direito, com o braço esquerdo no solo para assegurar o equilíbrio; levante a perna esquerda ao nível da anca e, imaginando que esta está dentro de um barril, rode-a em círculos; procure fazer 80 movimentos destes com cada uma das pernas.
     
  • Alongamentos de anca: ajoelhe-se sobre um tapete de desporto, com os cotovelos dobrados em direção ao chão; eleve a perna esquerda, esticando-a totalmente para trás; dobre a perna e traga-a em direção ao joelho direito; volte a esticá-la e a fazer o mesmo movimento; repita o exercício com a outra perna.
 
 



No ginásio

 
  • Natação: faça piscinas continuamente, o máximo de tempo que conseguir; à medida que se sentir mais confortável na água, vá testando diferentes estilos de natação.
     
  • Bicicleta elíptica: para quem procura saber como emagrecer as pernas, este é um excelente exercício, desde que não utilize os níveis de inclinação, que levam ao desenvolvimento muscular; selecione uma opção de baixa intensidade e concentre-se em por o coração a trabalhar com movimentos repetitivos.
     
  • Zumba: esta é apenas uma das aulas de ginásio que pode escolher para atingir o objetivo pretendido, mas é intensa o suficiente para a recomendarmos.
     
  • Passadeira: andar ou correr numa passadeira põe o coração a trabalhar e as pernas em movimento, podendo queimar até 500 calorias por hora.


Não há segredos por desvendar no que toca a como emagrecer as pernas: a nutrição e exercícios adaptados a esse mesmo objetivo são o caminho a seguir. Para assegurar que as escolhas feitas são as mais adequadas, recomendamos uma consulta com especialistas de saúde e fitness. Boa sorte e bons treinos!

 
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