Como deixar de fumar sem engordar: dicas imprescindíveis

Como deixar de fumar sem engordar é uma dúvida frequente para quem quer deixar o vício. No entanto, existem formas simples para controlar o peso enquanto deixa de fumar

Como deixar de fumar sem engordar: dicas imprescindíveis
Alguns conselhos para que possa deixar o vício do tabaco sem alterações de peso.

Um dos grandes receios que os fumadores têm ao deixar de fumar é engordar. Todos nós já ouvimos histórias de ex-fumadores que, após deixarem de fumar, engordaram, 5 kg, 10 kg e até mesmo 20 kg.

Mas será que é o aumento de peso faz realmente parte do processo de deixar de fumar? Será que o método usado para deixar de fumar contribui mais ou menos para o aumento de peso?

Vamos ajudá-lo a responder a estas questões e como deixar de fumar sem engordar.

As dúvidas mais frequentes de quem quer deixar de fumar


Fome ou ansiedade?

como deixar de fumar sem engordar e vontade de comer

Para os fumadores a que estão a tentar deixar de fumar, os primeiros dias são sempre os mais difíceis. O cheiro do tabaco, outras pessoas a fumar, os sítios que costuma frequentar nos quais costuma fumar, o simples café…enfim, tudo é motivo para relembrar o cigarro que podería estar a fumar.

Toda esta mudança nos nossos hábitos do dia a dia faz com que a nossa ansiedade aumente e que fiquemos um pouco descontrolados nas nossas emoções. Esta mudança do quotidiano leva a que na maioria dos caso confundamos o stress de não poder fumar com fome.

Além disso, praticamente todos os momentos em que normalmente optaria por ir fumar um cigarro passa a escolher comer “qualquer coisa”, o que pode significar um aumento calórico diário.

O cigarro ajuda a emagrecer?

verificar uma perda de peso

É muito comum ouvirmos que o cigarro ajuda a não engordar (ou até mesmo emagrecer) pois pode aumentar o metabolismo. É verdade que fumar aumenta a frequência metabólica, mas de uma forma muito reduzida (1 a 2%). Para além disso, este aumento é feito da forma mais perigosa:

  • Obstruindo a circulação sanguínea;
  • Elevando a frequência cardíaca;
  • Elevando a pressão arterial;
  • Despejando adrenalina na corrente sanguínea.

Esta não parece uma boa receita para emagrecer mas sim para um enfarte. Este aumento da frequência metabólica faz com que o nosso corpo queime quase 100 calorias “extra” por dia, o que não é na realidade uma ótima capacidade de emagrecimento, até porque se assim fosse, não existiriam fumadores com excesso de peso.

Mistura de sentimentos

stress e ansiedade

Como resultado do que foi anteriormente falado, quando um fumador deixa de fumar, este sente que lhe falta alguma coisa. Parte dele quer deixar de fumar, mas a outra parte ainda acredita que o cigarro lhe traz algum benefício e prazer. Este conflito emocional cria sintomas de medo, ansiedade e stress.

Quem está a deixar de fumar sente que perdeu o seu melhor amigo e tem como objetivo encontrar um substituto. Na maioria dos casos, talvez pela ligação mão-boca semelhante ao fumar, e o substituto é a comida.

Então, como deixar de fumar sem engordar?


decisao de deixar de fumar

De forma a poder deixar de fumar e manter o seu peso (ou evitar passar para peso excessivo) siga estas quatro dicas que podem fazer toda a diferença:

  • Decida deixar de fumar: Não se limite a deixar de fumar apenas porque “tem que ser” mas sim porque você quer, Desta forma irá encarar todo o processo de forma completamente diferente;
  • Tenha em mente que a ressaca física da nicotina, que dura habitualmente três dias, pode por vezes ser confundida com fome. Da próxima vez que for buscar um snack pense se realmente tem fome ou se é apenas o seu corpo a tentar enganá-lo;
  • Se aquelas 100 calorias (mito 2) forem realmente importantes para si, tem duas opções: reduzir a ingestão calórica em 100 calorias, ou aproveite para fazer exercício físico. Não só estará a gastar essas 100 calorias extra como estará a contribuir para a sua saúde e bem-estar;
  • Não substitua! Pense que ao deixar de fumar não está a perder nenhum amigo mas sim a eliminar um inimigo! Tome esta atitude e verá que a sensação de estar a ser privado de alguma coisa será bem menor, e dessa forma não sentirá necessidade de substituir o tabaco por comida.

Veja também:

Enfª Isabel Silva Enfª Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.