Como criar um quarto montessoriano para o seu filho

Quer criar um quarto montessoriano para o seu filho mas não sabe bem como? Siga as nossas 5 imprescindíveis dicas de como criar um quarto montessoriano e meta mãos à obra.

Como criar um quarto montessoriano para o seu filho
5 dicas imprescindíveis.

Quer saber como criar um quarto montessoriano para o seu filho? Então deve saber antes de mais que o quarto deve ser estruturado de acordo com a ótica do seu filho e não da sua.

Desenvolvido pela educadora, médica e primeira mulher em Itália diplomada em medicina Maria Montessori, o método montessoriano propõe a criação de uma ambiente que seja adequado e produtivo para o desenvolvimento das crianças.

Ainda segundo o método criado por Maria Montessori, as crianças devem ser capazes de circular livremente e em segurança pelo seu ambiente, de forma a explorarem o que se encontra ao seu alcance.

Naturalmente, o mais importante deste método não é a escolha de materiais ou cores, mas o permitir que a criança consiga libertar a sua verdadeira natureza, promovendo o seu desenvolvimento e evolução.

Num quarto montessoriano, a criança deve sentir-se estimulada e capaz de aprender através da experiência, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

5 Dicas de como criar um quarto montessoriano


1. Cama

cama quarto montessoriano

Substitua o berço por uma cama muito baixinha ou, em alternativa, coloque o colchão no chão.

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.

O berço é um limitador para os movimentos do seu filhos. Desta forma, o seu filho terá mais liberdade e independência para se levantar e deitar quando quiser, sendo até mais seguro.

Ao lado do colchão coloque umas almofadas ou um tapete fofo, para amortecer a queda, caso o seu filho decida deslizar da cama até ao chão.

2. Arrumação

arrumacao quarto montessoriano

Um dos pontos importantes quando se fala em como criar um quarto montessoriano é criar condições para a arrumação. Mas deixe que seja o seu filho a decidir onde quer arrumar o quê, nem tudo o que faz mais sentido para si, faz para ele também.

Deve ter a liberdade de arrumar as suas próprias coisas, permitindo assim que quando as quiser usar saiba exatamente onde se encontram.

Se não tem a certeza da altura a que deve colocar estantes ou prateleiras, experimente gatinhar pelo quarto do seu filho de forma a perceber o quanto seria difícil se tudo estivesse muito alto, fora do seu alcance.

3. Objetos decorativos

objetivos decorativos e quarto montessoriano

As fotos, os quadros, os espelhos… tudo deve estar à altura do olhar do seu filho.

Quando os colocar na parede, lembre-se que não é à sua altura que os deve colocar, mas à dele. Afinal, está a montar um quarto montessoriano para o melhor desenvolvimento do seu filho, certo?

Também as estantes, cadeiras e bancos, pequenas poltronas, secretárias… tudo deve ser proporcional ao seu filho.

4. Decoração simples e minimalista

decoracao simples e minimalista e quarto montessoriano

A decoração do quarto do seu filho deve ser o mais simples possível e minimalista. Não exagere na quantidade de móveis que vai comprar, opte apenas pelo necessário.

Para além disso, evite também o exagero nos brinquedos.

Os brinquedos existentes devem estar à mão de semear, para que o seu filho possa pegar neles sempre que desejar.

5. Estímulos visuais e sonoros

estimulos visuais e sonoros quarto montessoriano

Importantes para o desenvolvimento de cada criança são os estímulos visuais e sonoros, pelo que deve colocar no quarto música, de preferência clássica, um mobile sobre a cama, um espelho para que, segundo Maria Montessori, a criança perceba que é uma pessoa distinta da mãe, entre outros. Tudo isto sempre sem exageros.

Deve ainda usar todo o que seja materiais que proporcionem segurança ao seu filho, como tapetes de borracha, eva ou felpudos, para que sintam conforto enquanto se movimentam pelo seu espaço a explorar.

Como viu é fácil saber como criar um quarto montessoriano. O quarto do seu filho é um local de descanso, mas também de desenvolvimento, experiência e aventura, pelo que deve deixar espaço livre para que o seu filho consiga explorar e desenvolver capacidades como a concentração.

Receba aqui as melhores novidades para si e para o seu bebé

Veja também: