Como conseguir emagrecer de vez

Como conseguir emagrecer de vez

As dicas para uma reeducação alimentar definitiva

Quer emagrecer de vez? Existem alguns aspetos que deve ter em conta antes de iniciar esta jornada. Conheça-os, coloque-os em prática. Só assim irá atingir todos os seus objetivos.

Quer emagrecer de vez? Deixe-se de dietas exageradas e de restrições alimentares! O caminho para emagrecer de vez passa por dietas suaves, adaptadas a si e ao seu estilo de vida. 

Tenha ainda em mente que, antes de iniciar qualquer dieta e, de certa forma, para a conseguir manter, é necessário que seja, não só focado(a), como realista e paciente. Sem este mindset não irá conseguir cumprir dieta alguma.

Coloque estas dicas em prática e verá que irá conseguir, finalmente, emagrecer de vez. 

Emagrecer de vez sem precalços

Consulta Gratuita de Nutrição
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!

Seja realista  

É de extrema importância que tenha plena consciência das suas caraterísticas e que trace planos aceitáveis, de acordo com as mesmas. Definir planos e metas irrealistas só vai fazer com que desespere e, mais cedo ou mais tarde, desista dos seus objetivos.

Se o objetivo é emagrecer de vez deve, primeiro, ajustar as suas expetativas, preparando a cabeça para o processo. Só assim irá conseguir atingir resultados duradouros. 


Esqueça a balança

Procure não se pesar diariamente, mantendo o foco no processo e não apenas no resultado final. 

Os resultados não surgem do dia para a noite, por isso, foque-se diariamente na ingestão de alimentos nutritivos e na prática de exercício físico dando tempo ao corpo de reagir. Não fique ansioso e, acima de tudo, não se foque apenas nos números da balança. 


Consuma mais vegetais


Independentemente de procurar perder peso ou apenas adotar um estilo de vida mais saudável, o consumo de vegetais é de extrema importância. Ricos em vitaminas e minerais e baixos em calorias, os vegetais são excelentes fontes não só de fibra como de água, ajudando a saciar e a trazer mais saúde ao seu organismo. 

Insira-os na sua alimentação para conseguir resultados mais duradouros.


Não se esqueça do pequeno-almoço

O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia pois, após um período prolongado de jejum (a noite) o organismo necessita de repor energias. 

Os especialistas recomendam que, ao pequeno almoço, deve ser combinar fontes proteicas como o leite, iogurtes, queijo, fiambre ou ovo com hidratos de carbono como o pão de mistura ou integral, cereais não açucarados, fruta; sementes como chia, linhaça, ou sementes de girassol, por exemplo.


Reduza os doces e alimentos com elevado teor de gordura

Não existem fórmulas mágicas para emagrecer de vez, mas sim esforços constantes. Evite alimentos com muita gordura e açúcares como sobremesas doces, gelados, chocolates, gomas, rebuçados e produtos de pastelaria, pois são extremamente calóricos e muito pouco nutritivos. Evite ainda refrigerantes e bebidas açucaradas. 

Opte o mais possível por alimentos naturais e informe-se acerca de quais os alimentos mais nutritivos. Aprenda também a interpretar a informação contida nos rótulos e siga um plano alimentar devidamente personalizado e realizado por um nutricionista.

Planear diariamente o que vai ingerir poderá ser-lhe muito útil, evitando decisões repentinas ou escolhas menos acertadas.


Recorra aos lanches


Se o seu objetivo é mesmo emagrecer de vez, aumente o número de refeições e diminua as porções. Recorra a lanches a meio da manhã e a meio da tarde, pois passar muitas horas sem ingerir qualquer alimento é um dos principais inimigos da perda de peso. 


Ao intercalar lanches com as principais refeições, irá conseguir diminuir a sua fome, comendo de forma mais controlada e ponderada. 


Evite maus hábitos

Algumas pessoas optam por recorrer a estratégias desaconselhadas, que podem acarretar grandes dificuldades na manutenção do peso a longo prazo, como a substituição completa da alimentação por suplementos alimentares; a toma constante de medicamentos como laxantes e/ou diuréticos sem indicação médica.

Estes são hábitos que podem acarretar complicações para a sua saúde. Evite-os se o seu objetivo é emagrecer de vez.  


Veja também: