Como começar a praticar triatlo?

Como começar a praticar triatlo?

Conheça sete dicas que o vão ajudar a iniciar-se nesta modalidade.

O triatlo tem inúmeros benefícios, como seria de esperar numa modalidade que reúne três atividades distintas. 
 

Se alguma vez pensou praticar triatlo saiba que esta é uma modalidade muito completa e com inúmeros benefícios. Aliás, no triatlo vai poder beneficiar de todas as vantagens da natação, do ciclismo e da corrida, as três atividades desportivas que completam esta modalidade. Para o ajudar deixamos-lhe sete dicas.
 

7 Dicas para começar no triatlo





1. Comece com uma distância curta e vá aumentando gradualmente

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Ok, assistiu a uma prova de triatlo e ficou com vontade de completar um percurso olímpico, mas vá com calma.

Antes de chegar às distâncias olímpicas tem um “longo caminho” – que é como quem diz, muito treino – pela frente.

Lembre-se que, tal como em qualquer outra modalidade, deve começar com uma distância mais curta (um carga física menor) para preparar o seu corpo e desenvolver a sua resistência física. E esta preparação deve ser gradual. 
 

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2. Faça musculação 

A sua preparação física é essencial se quiser completar um triatlo. Por isso é importante que inclua exercícios de fortalecimento muscular no seu treino (além das três modalidades do triatlo), principalmente de pernas, braços e abdómem. A musculação pode ser uma boa opção.
 

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3. Aposte em bons treinos de natação

Como deve imaginar se quer aventurar-se no triatlo deve trabalhar as suas capacidades físicas nas três modalidades que integram o triatlo.

No caso da natação, não basta ir para a piscina dar umas braçadas, há que estabelecer e cumprir um plano de treino específico e adaptado às suas necessidades e objetivos. E claro, pode aplicar o mesmo princípio às restantes duas modalidades (o ciclismo e a corrida).
 

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4. Crie uma rotina

Ou seja, defina um bom plano de treinos, o que implica definir também horários para esses treinos.
 

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5. Cuide da sua alimentação

Não é uma dica específica do triatlo, mas é algo a que deve prestar muita atenção caso queira começar a praticar esta modalidade. Não se esqueça que a modalidade é muito exigente e, por essa razão, é imperativo que faça uma alimentação adequada.

O ideal é que procure um nutricionista que lhe possa indicar a dieta mais apropriada para a carga física a que vai estar sujeito e que defina a quantidades de nutrientes (hidratos de carbono, proteínas, etc.) certas.

A par da alimentação é fundamental que tenha atenção ao descanso para evitar o overtraining e permitir a recuperação muscular.
 

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6. Escolha os equipamentos adequados

Os equipamentos são parte integrante do seu treino e podem condicionar o seu desempenho físico. Por isso escolha uma boa bicicleta (pode ser simples, desde que esteja em boas condições); aposte em calçado próprio para triatlos (que permita uma boa transição entre modalidades); e um fato de banho adequado.
 

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7. Complete o triatlo no ritmo certo

Se quer chegar ao fim do triatlo tem que assegurar que completa cada uma das três provas no ritmo certo. Por exemplo: comece com um ritmo mais tranquilo na natação; tenha atenção à sua frequência cardíaca na prova de ciclismo e assegure-se que poupa energia para a corrida.

Não lhe adianta começar a alta velocidade na primeira prova se isso significa que não consegue sequer chega a meio do triatlo. O segredo desta modalidade passa por saber gerir as suas capacidades para terminar a prova. 

 
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