Como combater a ansiedade

Como combater a ansiedade

Aromaterapia, meditação, exercício… são algumas opções que deve considerar!

Como combater a ansiedade? Deixamos-lhe 7 dicas que podem ajudar a sentir-se mais calmo, em situações extremas. Aprenda a equilibrar a sua mente. 

Como combater a ansiedade é uma pergunta que muitas vezes nos colocamos nos dias agitados de hoje.

Quantas vezes já nos perguntamos se o dia podia ter mais do que 24 horas para dar resposta às muitas e diversificadas tarefas diárias, em prazos curtos, e com grande responsabilidade.

A fasquia está alta e nem sempre a energia se iguala. O tempo parece demasiado curto, e assim, surge a ansiedade.

De acordo com a definição do Hospital CUF, a ansiedade é uma “emoção caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas.”

É um estado emocional com repercussões físicas e que afeta todos os que nos rodeiam. Como combater a ansiedade? Deixamos-lhe algumas dicas.

 

7 formas de combater a ansiedade


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1. Respire bem

Quando começar a sentir que não vai dar conta do recado, faça uma pausa e pratique alguns exercícios de respiração: inspire pelo nariz, expire lentamente pela boca. Repita durante alguns minutos este exercício, até sentir que o ritmo abrandou.

 

2. Limite a ingestão de estimulantes

O café, o chá verde, o chocolate e o álcool são alimentos estimulantes. Se está sob alguma situação de stress, não aumente o seu consumo, para não se sentir mais ansioso.

Prefira um chá de camomila, que ajuda a acalmar, ou alimentos ricos em triptofano, que ajudam a relaxar como o mel, a banana ou o maracujá.
 


3. Faça exercício físico

Para além de libertar a energia acumulada, a prática de exercício físico liberta endorfina. Esta hormona é responsável pelo bem-estar, ao mesmo tempo que ajuda a diminuir a ansiedade e o stress.




4. Envolva-se em atividades positivas

Dedique-se à dança, faça caminhadas, comece a correr e desafie o seu grupo de amigos, dedique-se a uma atividade de voluntariado... encha o seu coração de boas energias e vai aprender a relativizar nas situações em que se sentir mais ansioso. 



5. Aromaterapia

A combinação de óleos essenciais ajuda a relaxar, por invocar memórias de momentos especiais. Esta técnica é também um canal de como combater a ansiedade. Há algumas fragrâncias específicas para este efeito: camomila, lavanda, jasmin, citronela, tangerina, palmarosa. 
 


6. Medite  

A meditação vai ajudá-lo a afastar as energias negativas, mantendo fora da sua mente, o que está a provocar o desequilibro e provoca ansiedade. 



7. Massagens relaxantes

Sempre que possível, faça uma massagem relaxante. Vai ter um pouco de tempo só para si, para redefinir as suas propriedades percebendo o que é que vale a pena ocupar-lhe a mente e o que deve deixar “ir”. 


► Veja aqui mais algumas técnicas de relaxamento.


Não há uma resposta certa à pergunta como combater a ansiedade. Há várias porque somos todos diferentes, no entanto, tentar desacelerar é sempre uma boa forma de começar. Se sentir que é um comportamento recorrente, deve consultar o seu médico. 
 
 

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