Como calcular o peso ideal

Menos peso, mais vida.

Se quer calcular o peso ideal para a sua altura, experimente a nossa calculadora do peso ideal e perceba se tem o peso certo.

Peso Ideal?

Calcule o seu peso ideal

A sua altura

O seu peso ideal está entre:

0Kg e 0kg

Com esta calculadora vai conseguir calcular o peso ideal para a altura que tem de acordo com os parâmetros definidos pela Organização Mundial de Saúde expressos na tabela do índice de massa corporal (IMC).


Qual a fórmula para calcular o peso ideal?


Para determinar se está com o peso ideal para a sua estatura, a calculadora aplica a seguinte fórmula:

Peso ideal = IMC x (altura)2

O cálculo do peso ideal tem como base o Índice de Massa Corporal normoponderal da tabela do IMC

► Para saber qual o seu IMC tendo em conta o seu peso atual, confirme na nossa calculadora.

 

Quais são as restrições da calculadora do peso ideal?


Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Apesar do índice de massa corporal ser usado por nutricionistas por todo o mundo, esta métrica não se aplica a pessoas que tenham uma percentagem de massa muscular elevada.

A razão é simples: o IMC é um preditor de obesidade, ou seja, consegue diagnosticar uma pré-obesidade ou obesidade, sendo por isso um indicador de gordura, não de massa muscular.

Uma vez que a massa magra é mais pesada do que a gorda, uma pessoa pode ser muito pesada porque tem uma percentagem elevada de massa gorda e não porque está em risco de pré-obesidade, obesidade e, consequentemente, em risco de contrair outras patologias associadas.

 

Qual é a diferença entre massa magra e massa gorda?


O corpo é constituído por massa magra, massa gorda e água. A massa magra é composta pelos orgãos vitais, os músculos (massa muscular), os ligamentos, tendões, ossos (massa óssea) e líquidos corporais. Quanto mais massa magra tiver, mais fácil será queimar calorias. 

Já a massa gorda, é a gordura que temos no corpo. Importa esclarecer que a massa gorda também é essencial ao organismo, para proteger os orgãos, no entanto, a sua quantidade deve ser reduzida. Quando em excesso, a massa gorda é responsável por doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemia (colesterol elevado) entre outras doenças cardiovasculares, metabólicas ou osteoarticulares.

 

Como manter o peso ideal? 


Há várias dicas que o ajudam a ter ou a manter o seu peso ideal. Para começar, deve respeitar as proporções da roda dos alimentos, ou seja, tem que comer de tudo, depois, faça refeições a cada três horas e, por fim, mantenha-se ativo e faça, pelo menos, uma caminhada diária.

Por tudo isto, é importante que mantenha a balança perto de si e o seu peso controlado, no entanto, como já percebeu, há outros fatores que importa avaliar quando se trata de perceber se está ou não com o seu peso ideal. Antes de avançar com qualquer plano alimentar ou programa de treino, consulte um nutricionista.
 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !



Outras calculadoras que podem interessar:

Artigos em Destaque