Como aliviar as dores menstruais

Como aliviar as dores menstruais

Saiba como atenuar o desconforto menstrual.

As dores menstruais podem ser, para muitas mulheres, um bicho papão. Se esse é o seu caso, descubra como aliviar os incómodos “daquela altura do mês”.

As dores menstruais, ou dismenorreia como são clinicamente conhecidas, são um problema próximo da maioria das mulheres, já que muitas sofrem de dores pélvicas durante a menstruação.

Sob a forma de cólicas latejantes na zona do baixo-ventre, as dores menstruais podem surgir quer antes, quer durante a fase de menstruação, associando-se a sintomas tão diversos como cansaço, dores de cabeça, seios sensíveis, inchaço, bem como irritabilidade e alterações de humor.




9 Dicas para combater as dores menstruais


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Para algumas mulheres o incómodo pode ser passageiro, contudo, para outras as dores menstruais podem ser severas e interferir com as suas atividades do quotidiano e bem-estar.

Felizmente, existem algumas medidas que podem ser usadas para aliviar este desconforto.



1. Coma de forma saudável

Embora afetem muitas mulheres, as dores menstruais podem ser atenuadas com a ajuda da alimentação. Nesta fase, evite consumir alimentos ricos em gordura e aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, vegetais de folha verde escura), bem como em magnésio (leguminosas, nozes, banana e vegetais de folha verde escura) e ómega-3 (bacalhau, salmão, cavala).



2. Evite alimentos excitantes

Para diminuir os estados de ansiedade e irritabilidade característicos desta fase, controle a ingestão de alimentos excitantes tais como o chocolate, o café, os refrigerantes e o álcool. É também importante que beba cerca de litro e meio de água.



3. Faça exercício físico

Provavelmente o que menos quer fazer quando se sente inchada, mal disposta e cansada é fazer exercício físico, contudo, esta é uma das melhores coisas que pode fazer para aliviar esses sintomas.

A prática de exercício físico ajuda a aumentar as suas endorfinas, substâncias conhecidas por melhorar o humor e aumentar a sensação de prazer e bem-estar. Aposte em atividades como alongamentos, ioga, caminhadas ou andar de bicicleta. 



4. Tome analgésicos

Se acha que precisa de uma ajuda extra para combater as dores menstruais, então os analgésicos não sujeitos a receita médica são uma boa opção para aliviar as dores, mas sempre com moderação e de acordo com o que é dito no folheto informativo dos medicamentos. Pode também optar por tomar a pílula contracetiva. Este método bloqueia a produção de prostaglandinas, o que diminui as cólicas menstruais.



5. Fuja do stress

Ambientes agitados e situações stressantes podem deixar as mulheres ainda mais irritadas e sem paciência, aumentando a intensidade da dor. Procure relaxar e evitar situações que podem causar stress. A prática de meditação ou de yoga pode ser benéfica para ajudá-la a libertar a tensão e a aliviar as dores menstruais.



6. Descanse

Durante o período da menstruação, é natural sentir-se cansada, sem ânimo e energia. E com as dores fica ainda com menos vontade de sair da cama e ir trabalhar, fazer exercício ou divertir-se. A solução? Descanse! E quando tiver dores, experimente ficar deitada de barriga para baixo apoiada numa almofada. Vai ver que elas vão diminuir de intensidade e facilitar o seu descanso.



7. Aplique um pouco de calor

Mantenha a zona da barriga quente, colocando por exemplo, uma bolsa de água quente na região pélvica quando as cólicas começarem a dar sinais da sua chegada. O calor dilata os vasos sanguíneos, relaxando-os e diminuindo a dor. Tomar um banho de água bem quente também ajuda a aliviar as dores típicas da menstruação.



8. Beba uma chávena de chá

O chá de canela é particularmente indicado para atenuar as dores menstruais, pois a canela atua como analgésico. Para além dele, os chás de camomila, hortelã e erva-cidreira também ajudam a diminuir o desconforto graças às suas propriedades calmantes.



9. Faça massagens

Algumas pessoas recorrem às massagens para aliviar as dores no corpo. Massajar a área dorida da barriga com movimentos suaves e circulares, alivia a tensão muscular, melhora a circulação sanguínea e diminui a dor.

 
 

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