Clitóris: o que precisa de saber

Clitóris: o que precisa de saber

Saiba tudo sobre uma das partes mais importantes do órgão sexual feminino.

Desvende os mistérios do clitóris e descubra como ter (ou dar) ainda mais prazer.

O clitóris é uma parte muito (mesmo muito) importante no corpo feminino, principalmente quando o assunto é o prazer sexual. E, como tal, é importante que saiba onde está e como o pode estimular.

A pensar nisso, e naqueles que, por vezes, se possam sentir um pouco perdidos nesse universo de zonas erógenas que é o corpo feminino deixamos-lhe aqui alguns factos – importantes! – sobre o clitóris.

O que é e onde está?


clitoris
É nada mais nada menos que parte do órgão sexual feminino. Fica localizado na parte superior da vulva e tem como única função o prazer sexual feminino. Pode ser considerado o equivalente ao pénis, embora com uma grande diferença: está mais escondido.
Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!

Mas a comparação com o pénis não se fica por aqui. Biologicamente falando, tal como o pénis, o clitóris é formado pelo mesmo tipo de tecido e, quando estimulado, também cresce e tem uma pequena ereção.

O clitóris é uma zona extremamente sensível, ou não fosse composto por cerca de oito mil terminações nervosas sensoriais, mais do que em qualquer outra parte do corpo humano.

O assunto “clitóris” sempre foi um tabu. Embora isso esteja a mudar. Isto porque contrariamente ao que acontecia antes, as mulheres já não são vistas apenas como “máquinas reprodutivas” e, tanto homens como mulheres, já não têm tanto pudor em falar sobre a sua vida sexual e procuram saber mais sobre como ter e proporcionar mais prazer a nível sexual um ao outro.

A prova de que os tabus com o clitóris estão a “cair” foi, por exemplo, o trabalho da investigadora francesa Odile Fillod, que depois de constatar que o clitóris era frequentemente esquecido ou mal representado nos manuais escolares franceses, decidiu desenvolver um modelo 3D deste órgão.

CLITORIS 3D from Marie Docher on Vimeo.

Diz a investigadora, nas entrevistas que, “é vital saber-se que o equivalente ao pénis numa mulher não é a vagina, é o clitóris".


4 factos sobre o clitóris


1. O clitóris mede na realidade entre 7 a 12 centímetros  

Além da (pequena) parte visível, o clitóris tem uma estrutura escondida que mede entre 7 a 12 centímetros.
 
 


2. É o segredo dos orgasmos múltiplos

Ao ser estimulado o clitóris faz com que a vulva se expanda e abra, mas após o orgasmo os músculos do clitóris não relaxam de imediato e mantêm o fornecimento de sangue, possibilitando os orgasmos múltiplos.

 


3. A estimulação é o segredo

Para ter prazer o clitóris precisa de ser estimulado. Pode ser através da masturbação ou do sexo oral, por exemplo. Aqui depende obviamente de mulher para mulher.

A masturbação, por exemplo, é uma boa forma das mulheres descobrirem o seu próprio corpo ou do parceiro perceber o que dá prazer à mulher. Certo é que para ter (ou dar) mais prazer vai precisar de dar atenção ao clitóris.

Mas atenção: lembre-se que é uma zona extremamente sensível, pelo que deve ter atenção à forma como o estimula.
 
 


4. Certas posições sexuais podem estimular o clitóris

Existem algumas posições sexuais que podem ajudar a estimular o clitóris, isto porque permitem uma certa fricção do clitóris ou possibilitam a masturbação durante o ato sexual pelo parceiro (ou pela mulher).



À descoberta do prazer feminino


Não há como contornar este facto: o clitóris é o segredo para o prazer sexual feminino. Por esta razão é importante que lhe dedique alguma atenção, para saber como funciona e o que o estimula.

Se a saúde é uma prioridade para si, clique aqui.

 

Veja também:

Artigos em destaque