5 Cidades de Portugal que tem mesmo de conhecer

5 Cidades de Portugal que tem mesmo de conhecer

As cidades portuguesas que não pode deixar de visitar

Portugal é um país rico em história, em tradição e, acima de tudo, em beleza. E estas são, para nós, as mais belas cidades de Portugal. Visite-as a todas!

Todos os dias chegam, a Portugal, milhares de pessoas vindas de outros países. Querem conhecer a cultura, ouvir a história, experimentar a gastronomia e deleitar as vistas com monumentos e paisagens belas. 

O hábito faz com que, muitas vezes, isso nos passe ao lado, mas a verdade é que Portugal tem isso e muito mais. 

Tem sol e calor humano, tem pessoas que sabem tão bem receber. Tem sabores e odores característicos. Tem mar. Tem campo. Tem serra. E tem cidades maravilhosas, de uma beleza única e autêntica, que deve procurar conhecer e estas são, para nós, as mais belas. Conheça 5 cidades de Portugal de visita obrigatória, pelo menos uma vez na vida!

1. Guimarães 



Uma listagem com as mais bonitas cidades de Portugal teria de começar, inevitavelmente, com a histórica cidade de Guimarães, berço de Portugal e classificada Património Mundial, em 2001, pela UNESCO, quer pela história e arquitetura bem preservadas, quer pelo papel fundamental que tem vindo a desempenhar ao longo da história e formação da nação portuguesa.

Visite Portugal ao melhor preço!
E na hora de dormir, desfrute do melhor hotel sem pensar na carteira. Pronto para acordar noutra cama? Encontre aqui o hotel certo para uma estadia inesquecível

Guimarães é notável pela sua arquitetura, que mistura arcos medievais em reúnas com tradicionais casas de madeira, do século XVI e capelas góticas, mas também pelo monumental castelo que une os estilos românico e barroco.

A pitoresca cidade de Guimarães, localizada no distrito de Braga, é um dos mais importantes destinos históricos do país, tendo sido escolhida, pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, como capital do Reino de Portugal e, por isso mesmo, um local fascinante para visitar.

A cidade é repleta de vielas sinuosas, ladeadas por antigas casas decoradas com estatuária, que levam à encantadora praça principal, o Largo da Oliveira.

Se não conhece Guimarães, o ideal será que visite na primeira semana de agosto, durante as Festas Gualterianas. Existe uma feira de artes e artesanato bem como animações. Vale a pena deixar-se enfeitiçar pela história. 

 

2. Tomar 



A histórica cidade de tomar fica no Distrito de Santarém, na sub região do Médio Tejo e tem, como monumentos declarados Património Mundial pela Unesco, o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo.

Sempre cheia de vida devido às diversas festas e romarias que, anualmente, têm lugar em Tomar, esta é uma das mais bonitas cidades de Portugal e que deve ser visitada.

Aproveite a Festa dos Tabuleiros ou a Feira de Santa Iria para se deslocar a Tomar e conhecer um pouco mais sobre a sua cultura e tradição, visite os fabulosos monumentos ou as relíquias arqueológicas e deixe-se encantar por esta cidade portuguesa. 

 

3. Aveiro



Aveiro, a Veneza de Portugal, é uma das cidades mais bonitas de Portugal, graças à sua rede de canais ao longo da cidade. É uma cidade única e encantadora, que une a história à modernidade.

As casas caiadas de branco, com fachadas de azulejos tradicionais feitos a partir de telhas cerâmicas vitrificadas pintadas numa grande variedade de padrões e cores fazem desta cidade um paraíso para os caminhantes.

Se é fã de história, tem de visitar a Catedral de Aveiro. uma obra-prima da arquitetura barroca. Caso prefira percorrer a cidade, não faltam esquinas para conhecer, pequenas pontes para atravessar e praias convidativas para desfrutar. 

 

4. Sintra



Se está à procura de vivenciar um conto de fadas, é na cidade de Sintra. Apesar de pequena, Sintra é a cidade dos castelos e palácios, dando, a qualquer visitante, uma sensação de estar a viver num mundo mágico.

Teve um papel importante em todas as épocas da história portuguesa, acolhendo reis, nobres e mouros e é, sem dúvida, uma das mais belas cidades de Portugal.

O Palácio Nacional da Pena é de visita obrigatória, um ícone de mistura de estilos (neo-gótico, neo-renascentista e neo-islâmicos), que remetem para os castelos de príncipes e princesas, pela sua arquitetura colorida, mas as atrações de Sintra não se ficam por aí. Existem ainda outros palácios/conventos que merecem visita.

Aproveite e desfrute também das zonas envolventes, com maravilhosa vegetação.



5. Coimbra



A cidade de Coimbra é, desde há muito, considerada o centro cultural e intelectual do país, inspirando obras de poetas e escritores aclamados e tendo ainda uma longa tradição de serenatas de fado, repletas de sentimento. Já para não falar do legado de rituais académicos que traz consigo.

Repleta de história, Coimbra acolhe alguns dos mais venerados costumes e monumentos da região, pois está repleta de vestígios da ocupação romana e do domínio medieval. 

Se gosta de história, visite as antigas ruínas de Conímbriga, o Museu Nacional de Machado de Castro, a Sé Velha e a Igreja de Santa Cruz, entre outros maravilhosos marcos. Não falta o que visitar em Coimbra. 

Se é jovem, passe por Coimbra durante os festejos académicos, mais propriamente durante a Queima das Fitas, celebração de conclusão da licenciatura, que ocorre em meados de Maio, e deixe-se envolver pelos animados festejos, numa altura em que as ruas se enchem de capas negras. 

Se tem crianças, levo-as a conhecer o Portugal dos Pequeninos, um espaço onde se podem explorar réplicas, quer de monumentos e edifícios nacionais, quer réplicas das típicas aldeias portuguesas. Vão adorar!

► Conheça mais sobre Coimbra aqui!
 

Já escolheu a cidade que vai visitar primeiro ? Reserve aqui o hotel ao melhor preço!



Veja também: