Chás para o Fígado: os seus aliados na desintoxicação

Os chás para o fígado constituem um aliado no processo de desintoxicação e na melhoria da saúde. Conheça-os melhor no nosso artigo.

Chás para o Fígado: os seus aliados na desintoxicação
Conheça 8 plantas cujos chás são benéficos para o fígado.

Desintoxicar o organismo é um tema que está na ordem do dia!

Sendo o fígado o principal órgão responsável por este processo, a toma de chás para o fígado é uma situação bastante frequente nos tempos que correm.

De facto, o fígado é um dos órgãos mais importantes do organismo, visto que funciona como um filtro, operando em conjunto com a vesícula biliar para eliminar as toxinas e produtos nocivos do metabolismo, assim como gorduras prejudiciais ao mesmo.

Para manter uma boa saúde hepática, é muito importante manter hábitos alimentares saudáveis e uma dieta equilibrada, que restrinja alimentos ricos em açúcar e gordura, que são os maiores inimigos deste órgão.

Além de uma alimentação cuidada, deve também praticar exercício físico, manter uma boa ingestão hídrica, evitar a ingestão de álcool e de tabaco e garantir um bom descanso.

Outras funções do fígado


Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

  • Metabolismo dos hidratos de carbono;
  • Metabolismo dos lipídios;
  • Metabolismo das proteínas;
  • Síntese do colesterol;
  • Produção de precursores das plaquetas;
  • Conversão de amónia em ureia;
  • Metabolismo de fármacos e hormonas;
  • Excreção da bilirrubina através da bílis;
  • Produção enzimática;
  • Armazenamento das vitaminas A, B12, D e E, e de alguns minerais, como o ferro e o cobre;
  • Fagocitose;
  • Ativação da vitamina D.

Chás para o fígado: 8 opções para acelerar a desintoxicação


1. Cardo Mariano

cha de cardo mariano

O chá de Cardo Mariano (também conhecido por Cardo-Santo ou Cardo-Leiteiro) é um dos mais populares chás para o fígado devido às suas propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antissépticas, regeneradoras e depurativas.

É frequentemente utilizado para tratar problemas de fígado, nomeadamente, hepatite aguda e crónica, cálculos biliares, esteatose hepática (vulgarmente designada por “fígado gordo”), icterícia e cirrose.

Também ajuda a melhorar quadros de dispepsia, enxaquecas e enjoos, e problemas de vesícula e baço.

A silimarina é um dos componentes principais do Cardo Mariano que ajuda a proteger e reparar as células do fígado dos efeitos de substâncias tóxicas como o álcool.

Este chá, está, no entanto, contra-indicado em crianças, indivíduos hipertensos, doentes que sofrem de patologia renal, úlceras ou gastrites.

Quando consumido em doses excessivas, o chá desta planta pode causar queimaduras nas mucosas das vias digestivas, diarreia e vómitos.

Preparação: colocar quatro colheres de sopa da planta num recipiente que resista a calor. Verter água a ferver sobre a planta, mantendo o recipiente fechado, durante 5 a 10 minutos.

2. Chá de Alcachofra

cha de alcachofra

O chá elaborado à base da folha de alcachofra é um dos melhores chás para o fígado, visto que a alcachofra tem propriedades depurativas, benéficas para limpeza e manutenção deste órgão, promovendo também as funções diurética e digestiva.

Preparação: colocar quatro colheres de sopa da planta num recipiente resistente à ação do calor. Verter um litro de água a ferver sobre a planta, mantendo o recipiente fechado durante cinco a dez minutos.

3. Chá Quebra–Pedra ou Pimpinela Branca

cha quebra pedra

A planta que dá origem a este chá é muito utilizada em problemas da bexiga e cálculos renais (pedras nos rins) pela sua ação purificante.

Além disso, o chá quebra-pedra promove também o processo depurativo a nível hepático e produção de bílis.

Esta planta é maioritariamente utilizada em infusões.

Preparação: Existem saquetas já pré preparadas com este chá, mas pode optar por fazer em casa a infusão, comprando as folhas numa ervanária ou até mesmo num hipermercado.

4. Chá de Raiz de chicória

cha de raiz de chicoria

A raiz de Chicória auxilia no processo de desintoxicação, estimula a função biliar, atua como laxante, ajuda no processo digestivo, purifica o sangue e contribui para a reparação de erupções de pele.

Preparação: Para preparar o chá de raiz de chicória, leve ao lume a água com folhas da raiz desta planta e deixe ferver. Desligue o lume, deixe arrefecer e coe o preparado.

5. Chá de Curcuma ou Açafrão da Terra

cha de curcuma

O Açafrão da terra ou Curcuma é conhecido pelas potentes propriedades anti-inflamatórias e anti-infeciosas da sua raiz.

O chá desta planta estimula a ação regenerativa do fígado, a produção da bílis, sendo também indicada em caso de indigestão e enjoo e no tratamento de gastrites, úlceras, colesterol elevado e outras inflamações.

Preparação: Deixe ferver meio litro de água e junte um pouco desta raiz. Após alguns minutos de infusão, coe e pode beber. Ingira até três chávenas deste chá por dia.

6. Chá de Hortelã-pimenta

cha de hortela pimenta

O Chá de hortelã-pimenta está incluído neste grupo de chás para o fígado, visto que esta planta ajuda na digestão e facilita a decomposição das gorduras, contribuindo, assim, para a regulação dos níveis de colesterol, uma importante função deste órgão.

Preparação: Para preparar este chá, leve ao lume um copo de água com folhas de hortelã-pimenta e deixe ferver. Desligue o lume, deixe arrefecer e coe o preparado.

7. Chá de Boldo

cha de boldo

O boldo é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ideal para problemas do foro digestivo.

O chá de boldo contribui para reduzir a acumulação de gordura a nível hepático e diminuir os sintomas de inchaço abdominal e de enjoo.

Preparação: Para preparar o chá de boldo, leve ao lume um copo de água com duas folhas de boldo e deixe ferver. Desligue o lume, deixe arrefecer e coe o preparado.

8. Chá verde

cha verde

O chá verde é benéfico para a saúde hepática pelas suas propriedades antioxidantes, que ajudam a potencializar as funções deste órgão.

Preparação: Existem saquetas já pré preparadas com este chá, mas pode optar por fazer em casa a infusão, comprando as folhas numa loja de produtos naturais ou numa ervanária.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.