Chás para dormir: conheça os 4 melhores

Nem sempre conseguimos ter uma boa noite de sono, e isso vai afetar o nosso organismo de variadas formas. Mas podemos fazer algo para melhorar essa situação.

Chás para dormir: conheça os 4 melhores
Saiba quais os chás que deve tomar para ter uma noite tranquila.

Por vezes vemo-nos numa situação em que não conseguimos adormecer. Seja por problemas pessoais, de trabalho ou até mesmo problemas de saúde.

É do conhecimento geral que uma boa noite de sono é fundamental para que o nosso organismo funcione adequadamente no dia seguinte. Uma noite mal passada leva a que a pessoa fique mal-humorada, tensa e por vezes stressada.

Umas das soluções mais procuradas para combater este problema são os chás para dormir.  

Ainda que a sua intervenção isoladamente possa ser pequena, estas alternativas naturais podem ser uma ajuda preciosa para melhorar as noites mal dormidas sem ter que recorrer a medicamentos.

4 chás para dormir melhor


Existem bastantes variedades de plantas, folhas e ervas que se podem utilizar para fazer chás para dormir, mas o que importa aqui são aquelas que nos provocam o sono, fazendo com que o organismo relaxe e combata as insónia.

1. Chá de camomila

cha de camomila

O chá de camomila atua como um calmante no nosso organismo e é excelente para travar as insónias.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

Tem ainda propriedades desintoxicantes, anti-inflamatórias e tem a capacidade de diminuir as dores musculares que muitas das vezes são causa de noites mal dormidas.

Preparação do chá: Este chá pode ser feito com as flores secas da camomila ou com as saquetas que se encontram facilmente em qualquer supermercado.

2. Chá de alface

cha de alface

Talvez seja um pouco desconhecido pela população, mas a verdade é que o chá de alface é um calmante natural e um óptimo aliado das boas noites de sono.

Quem sofre de insónias, ansiedade e nervosismo, tem no chá de alface uma forma de acalmar os sintomas que podem ser bastante desconfortáveis por vezes.

Preparação do chá: Para fazer este chá apenas precisa de colocar água a ferver e deixar os talos da alface entre 5 a 10 minutos na água. De seguida, basta coar e beber uma chávena um pouco antes de se deitar.

3. Chá de hortelã

cha de hortela

Esta é outra opção que fará com que as noites sejam mais tranquilas.

A hortelã tem propriedades que ajudam a relaxar tanto o corpo como a mente, além de ajudar a combater quaisquer dores que possa ter, como por exemplo, dores de estômago ou dores de cabeça.

Preparação do chá: A preparação deste chá é bastante simples. Apenas necessita colocar umas folhas de hortelã em água fervida durante alguns minutos. Após esse período retire as folhas da água e beba uma chávena antes de dormir. Os resultados serão visíveis.

4. Chá de cidreira

cha de cidreira

É dos chás mais conhecidos, principalmente quando se fala em problemas relacionados com o sistema digestivo. No entanto, também é uma boa escolha quando se está a falar em chás para dormir, pois é uma boa opção para o tratamento das insónias.

Preparação do chá: A preparação deste chá é simples e rápida. Pode ser feito recorrendo a saquetas ou então utilizando mesmo as folhas da cidreira. De ambas as maneiras, apenas é preciso colocar em água fervida e aguardar uns minutos.

Antes de dormir, beba uma chávena e aguarde pela melhoria dos sintomas.

Todos os chás são bons para combater as insónias?


Os chás para dormir podem ser alternativas muito simples, práticas e eficazes para melhorar os sintomas. Contudo, nem todos os chás têm esse poder.

Existem chás que possuem um efeito estimulante e por esse motivo devem ser postos de lado. É o caso do chá preto, chá verde e chá de gengibre. A ingestão destes chás deve ser feita ao longo do dia, e não de noite, uma vez que vão comprometer o descanso e podem inclusive provocar insónias.

Existem ainda certas plantas que devem ser consumidas apenas com indicação médica, uma vez que pode haver risco de interação com anti-depressivos, ansiolíticos ou outros medicamentos que atuam ao nível do sistema nervoso. 

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais