Os 3 melhores chás para a gripe: aliados na cura e prevenção

Equinácea, gengibre e perpétuas roxas são ingredientes poderosos usados como chás para a gripe que poderão ajudá-lo nos períodos mais críticos.

Os 3 melhores chás para a gripe: aliados na cura e prevenção
Equinácea, gengibre e perpétuas roxas: 3 chás para a gripe que o ajudarão a sentir-se melhor.

Equinácea, gengibre e perpétuas roxas são 3 exemplos de chás para a gripe,  ajudando na melhoria dos sintomas e na recuperação.

A gripe é uma doença causada por uma variedade de vírus. Os sintomas dependem do vírus em causa mas, regra geral, caracterizam-se por:

  • Temperatura corporal elevada;
  • Cefaleias;
  • Arrepios;
  • Dores musculares;
  • Inflamação da garganta e vias respiratórias;
  • Tosse.

Não sendo recomendado nenhum tipo de farmacologia específico, os chás poderão ser uma forma de alívio de sintomas e poderão também ajudar na recuperação.

Chás para a gripe


Selecionamos 3 tipos de chá que são usados em casos de gripe ou constipação. Deverá deixar ferver durante, pelo menos, 5 minutos. Poderá beber ao longo do dia, inclusive às refeições.

Em caso de gripe, manter a hidratação é sempre um fator a ter em conta, pelo que beber chá poderá ser uma alternativa e estratégia para garantir a satisfação dessa necessidade.

1. Chá de Gengibre

cha de gengibre

Além de ser um aliado nas gripes e constipações, o chá de gengibre é usado para crises de estômago e digestões difíceis.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

O seu sabor é agradável, nomeadamente associado ao mel e limão. O gengibre tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-sépticas.

Devido também ao facto de ter um sabor forte e com um gosto picante, uma rodela com cerca de 1 cm para 0,5L de água será suficiente para obter as propriedades terapêuticas associadas ao gengibre.

2. Chá de Equinácea

cha de equinacea

A equinácea é uma planta considerada medicinal sendo a sua raíz muito utilizada para chá. É conhecida por fortalecer o sistema imunitário, reduzindo a sintomatologia e prevenindo futuras recaídas.

Por ter propriedades anti-inflamatórias, é conhecida por prevenir complicações associadas à gripe, como infeções mais graves, restabelecendo ainda as funções imunitárias e criando defesas para agressões futuras.

3. Chá de Perpétuas Roxas

cha de perpetuas roxas

Trata-se de uma flor, utilizada para chá, reconhecendo-se a sua capacidade anti-inflamatória.

Atua de forma eficaz em sintomas alusivos à gripe como: tosse, inflamação da garganta, bronquite e dores de cabeça.

Além de situações de gripe, questões e problemas associados às cordas vocais, poderão beneficiar com a toma deste chá, usado muitas vezes em profissionais com grande recurso à voz.

Deverá colocar cerca de 7-8 flores por 0,5L e deixar ferver, de forma a obter os benefícios que lhe são associados.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais
Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.