Chá para o Colesterol: 3 tipos de plantas

Freixo, hibisco e alcachofra são plantas usadas para fazer chá para o colesterol, ajudando na redução dos seus níveis sanguíneos. Saiba mais connosco.

Chá para o Colesterol: 3 tipos de plantas
Saiba os melhores tipos de chá para o colesterol, um aliado natural e eficaz na sua saúde.

Selecionamos 3 tipos de chá para o colesterol, extratos de plantas que constituem uma forma natural de tratamento e prevenção da hipercolesterolémia.

Freixo, hibisco e alcachofra encontram-se na natureza e são usados para chá, pelas suas propriedades benéficas e capacidade de actuar ao nível da redução do colesterol sanguíneo.

O que é o colesterol?


colesterol

O colesterol é um esteroide. uma molécula que não só é produzida pelo próprio organismo, como também está presente na alimentação. É necessário para inúmeras funções vitais e é um constituinte natural das nossas células.

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

Ainda que seja necessário e fundamental para o organismo, a sua presença em excesso pode causar diversas complicações, nomeadamente ao nível cardiovascular.

O colesterol é transportado no organismo associado a proteínas, passando o conjuntos a denominar-se lipoproteína. São considerados dois tipos: HDL e LDL, vulgarmente conhecidos como bom e mau colesterol respectivamente.

O HDL favorece a eliminação do colesterol em excesso no organismo, pelo que o seu valor no sangue pode ser indicativo de protetor ao nível cardiovascular. Já o LDL,  transporta o colesterol para os tecidos, podendo ser prejudicial ao acumular-se na parede das artérias.

Tratamento e prevenção – Chá para o Colesterol


A hipercolesterolémia, dependendo do grau e condição clínica,  é tratada ou não com fármacos específicos para o efeito. Para além dessa forma de tratamento, existem algumas alternativas naturais nomeadamente chás e/ou suplementos alimentares.

Além de serem uma forma de tratamento, atuam na prevenção de níveis de colesterol alterados, impedindo futuras complicações e apresentando-se como alternativas naturais, sem grandes contra-indicações ou efeitos secundários.

Freixo, alcachofra e hibisco são 3 tipos de chá para o colesterol conhecidos pelas suas propriedades benéficas. Pode comprar a planta na sua forma seca e fazer chá que poderá beber ao longo do dia, sendo também ideal para hidratação diária necessária.

Alcachofra

alcachofra

A alcachofra é rica em fitoquímicos, antioxidantes que atuam ao nível celular, actuando na sua proteção. Estudos têm vindo a comprovar o seu efeito na diminuição do colesterol  total e do nível de LDL, o chamado “mau colesterol”.

Além desta função, a alcachofra atua ainda ao nível da desintoxicação hepática, biliar e do funcionamento intestinal, facilitando a digestão.

Outra particularidade da alcachofra prende-se com o seu papel importante ao estimular a produção de óxido nítrico, protetor das doenças cardiovasculares.

> Saiba mais aqui sobre o chá de alcachofra.

Freixo

freixo

O freixo pertence à mesma família das oliveiras, e as suas folhas e casca são utilizadas para fazer chá. A sua riqueza em flavonóides e fitoquímicos confere propriedades anti-inflamatórias e depurativas e é usado para situações de colesterol elevado.

Não são conhecidos efeitos colaterais associados à toma do chá de freixo e sabe-se que, além do seu efeito no colesterol, tem ainda propriedades laxantes, diuréticas e de cicatrização.

Hibisco

hibisco

O chá de hibisco é conhecido por ter inúmeros benefícios para a saúde, destacando-se neste caso a sua capacidade em diminuir a pressão arterial e os níveis de LDL no sangue. É, portanto, um excelente protetor ao nível cardiovascular, favorecendo a integridade das artérias.

Poderá ser bebido ao longo do dia, na forma quente ou fria. Deverá tomar precauções se fizer medicação para a hipertensão arterial ou tendencialmente ter tensão baixa.

> Saiba mais aqui sobre o chá de hibisco.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais
Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.