7 Chás para problemas de saúde comuns

Os chás são muito mais do que uma simples bebida quente. Na verdade, muitos deles têm propriedades que o podem em alguns problemas de saúde comuns.

7 Chás para problemas de saúde comuns
Os chás são verdadeiros remédios no tratamento de alguns problemas de saúde.

O poder dos chás no tratamento de alguns problemas de saúde já é amplamente conhecido. A composição de cada chá é diferente, conferindo-lhes propriedades distintas e benefícios também distintos. Ao longo deste artigo, vamos apresentar diversos chás para cada função e explicar qual é o seu principal benefício para que os possa implementar no seu dia-a-dia de forma mais eficaz.

Os benefícios de 7 chás para o nosso organismo


1. Chá verde para a perda de peso

Cha para cada funcao e cha verde

Não é novidade que o chá verde está relacionado com a perda de peso, promovendo a queima de gordura e acelerando o metabolismo.

A combinação de catequinas, flavonóides e cafeína tem a capacidade de estimular o metabolismo e induzir um aumento da termogénese, um processo que promove a utilização da gordura armazenada como fonte de energia, gastando-a.

As catequinas presentes no chá verde têm também a capacidade de aumentar a sensação de saciedade, pois atuam na ação da leptina, hormona da saciedade.

> Conheça mais chá para ajudar na perda de peso.

2. Chá de camomila para uma noite tranquila

cha de camomila e flores

Mais uma vez, não é novidade que beber chá de camomila 30 minutos antes de se deitar ajuda a adormecer mais facilmente e a ter uma noite de sono mais tranquila.

Além das suas propriedades relaxantes, o chá de camomila ajuda a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Tem ainda propriedades desintoxicantes, anti-inflamatórias e tem a capacidade de diminuir as dores musculares.

> Conheça mais alguns chás para dormir bem.

 3. Chá de cardo mariano para o fígado

cha de cardo mariano e planta

Algumas pesquisas sugerem que o cardo mariano pode ajudar as pessoas com problemas hepáticos derivados do consumo de álcool.

A silimarina é um dos componentes principais do cardo mariano que ajuda a proteger e reparar as células do fígado dos efeitos de substâncias tóxicas.

É frequentemente utilizado para tratar problemas de fígado, nomeadamente, hepatite aguda e crónica, cálculos biliares, esteatose hepática (vulgarmente designada por “fígado gordo”), icterícia e cirrose.

> Saiba quais os outros chás existentes para o fígado.

4. Chá de curcuma para a digestão

cha de curcuma em chavena castanha

A curcuma é considerada por muitos como uma especiaria digestiva, uma vez que estimula a secreção dos fluídos gástricos e promove uma melhor digestão dos alimentos. Tem a capacidade de aumentar a produção da bílis, diminuindo assim a sensação de azia e indigestão.

Adicionalmente, o chá de curcuma é utilizado com frequência como auxílio no tratamento de úlceras gástricas e cálculos biliares e na diminuição do refluxo gastroesofágico, espasmos do cólon, inchaço, gases e indigestão.

5. Chá de dente-de-leão para os rins

Cha de dente-de-leao

A folha de dente-de-leão é um diurético que aumenta a micção contribuindo para a remoção de toxinas e resíduos dos rins. Ajuda os rins a limpar resíduos, sal e excesso de água. É uma boa fonte de potássio, que ajuda a liberar excesso de sódio através dos rins.

O dente-de-leão sendo um diurético aumenta a excreção de água de nossos corpos, por isso é imperativo beber água suficiente para compensar essa perda de água.

6. Chá de boldo para reduzir o inchaço

cha de boldo

Quem procura reduzir o inchaço da barriga, pode encontrar aqui uma boa solução, pois esta infusão ajuda a combater a formação de gases e os problemas de prisão de ventre.

As substâncias tóxicas absorvidas pelo organismo alcançam o fígado por via linfática. Pelo fígado, são metabolizadas e neutralizadas e, posteriormente, expelidas.

Alguns estudos têm demonstrado que o boldo pode contribuir para a remoção dos resíduos e toxinas do fígado, antes que os mesmos sejam acumulados, através de um aumento da diurese. Assim, é possível proteger as células hepáticas.

> Conheça mais alguns tipos de chá para diminuir o inchaço.

 7. Chá de mirtilos para a diabetes

cha de mirtilos

Os mirtilos são uma boa fonte de antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Apresentam um potencial benefício na prevenção ou tratamento de hiperglicemia, diabetes e outras condições relacionadas com a idade.

Outro benefício do chá de mirtilo é que reduz os níveis de açúcar no sangue e colesterol, que por sua vez ajuda diabéticos e reduz o risco de um ataque cardíaco para aqueles com doenças cardíacas.

É utilizado o consumo de mirtilos para o tratamento de certos problemas relacionados com a visão e por isso é provável que também preste auxílio na retinopatia diabética, uma das mais frequentes complicações da diabetes tipo 2.

> Conheça outros tipos de chá para a diabetes. 

Veja também: