Chá Matcha: quais os benefícios?

Chá Matcha: quais os benefícios?

Venha descobrir os benefícios de tomar chá matcha.

O chá matcha vem do Japão e já está a dar que falar. Saiba como deve tomá-lo, onde o encontrar e os seus principais benefícios para a saúde.

O chá matcha é um dos diversos tipos de chá que são, geralmente, relacionados com o emagrecimento, mas o matcha tem muitos mais benefícios para além desse.

Consiste num chá verde, originário do Japão, e é apresentado sob a forma de um pó esverdeado.
 
Os chás são ótimos aliados da perda de peso. Durante muito tempo, um dos mais consumidos para atingir esse objetivo foi o chá verde, devido às suas propriedades termogénicas, ou seja, de aceleração do metabolismo. 

O matcha, assim como o chá verde e o chá preto, é extraído da planta camellia sinensis. A diferença entre os tipos de chás extraídos dessa mesma planta são elementos como a fermentação e maturação das folhas. O matcha é obtido a partir das folhas mais jovens do chá verde, originadas de plantações protegidas da exposição solar. Após recolha, as folhas são trituradas muito lentamente num moinho de pedra, até que estejam reduzidas a pó.

O pó é mais concentrado que os outros chás provenientes da camellia sinensis, ou seja, possibilita resultados mais rápidos. Para além de ajudar no emagrecimento, o matcha tem outros efeitos positivos no organismo, como na redução dos níveis de colesterol, na prevenção do cancro, entre outros.

Venha saber mais sobre o chá matcha, como este ajuda no processo de emagrecimento e conhecer os outros benefícios que pode ter para o seu corpo!


Benefícios do chá matcha


chá matcha
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!


Potenciador da perda de peso

Um dos motivos que leva a afirmar que o matcha emagrece é por, por se tratar de um chá verde, possuir catequinas na sua composição, substâncias que contribuem com a perda de peso.

Efetivamente, estudos já demonstraram que os homens que ingerem o chá verde com altas doses de catequinas conseguem eliminar mais peso do que os que tomam bebidas com baixas concentrações desta substância: perda de peso de, aproximadamente, 2,5 kg, comparativamente à perda de 1,3 kg.

Outro estudo publicado no ano de 2008, revelou que tomar chás verdes como o matcha ajuda no emagrecimento, pois promove o gasto energético durante a prática de exercício físico.
Neste estudo, constatou-se que homens saudáveis que ingeriam este tipo de chás durante treinos de intensidade moderada tiveram um aumento de 17% na taxa de redução de gordura.

Para além disso, consumir o matcha em vez de outras bebidas (como capuccino ou o leite achocolatado, por exemplo) pode auxiliar na redução da quantidade de energia ingerida por dia, pois, enquanto uma porção do chá tem apenas 3Kcal, um capuccino tem aproximadamente 74Kcal e um leite achocolato possui cerca de 140Kcal.
 

Antioxidante

Além do emagrecimento, o chá matcha também estende os seus benefícios a outras áreas da saúde, como o combate ao cancro, por exemplo. O motivo é por este ser rico em antioxidantes do grupo das catequinas, que funcionam como anticancerígenos.

Este facto foi comprovado por um estudo realizado em 2003 na Universidade de Colorado, que confirmou que uma chávena de matcha possui cerca de 137 vezes mais catequinas do que outros tipos de chá verde.

Efetivamente, estudos declaram que a ingestão regular de chá matcha reduz para metade a probabilidade de vir a desenvolver cancro da mama.
 

Diurético

Por ter um efeito diurético, o chá matcha contribui com a diminuição da retenção de líquidos no organismo, ajudando na perda de volume e eliminando o inchaço em algumas regiões do corpo.
 

Saciante

Quando se sente saciado, é mais difícil ceder às tentações alimentares. Tomar o chá matcha pode contribuir nesse sentido, devido à presença de um antioxidante que estimula a liberação de uma hormona chamada CCK (colecistocinina), que, por sua vez, é responsável por enviar para o cérebro a informação de que o estômago está cheio e conferir a sensação de saciedade.
 

Energizante

Um estudo publicado no ano de 1999 identificou que o consumo do chá verde contribui para estimulação do metabolismo que, por consequência, leva a que o processo de metabolização das reservas de gordura possa acontecer de forma mais rápida.
Para os momentos em que é necessária energia e concentração extras, o matcha é também uma ótima opção para substituir o café.
 

Anti-stress

O matcha possui uma quantidade cinco vezes maior de L-teanina que outros tipos de chá verde. O L-teanina é um aminoácido que estimula a atividade de um tipo de ondas do cérebro, que, por sua vez, estão ligadas ao relaxamento, concentração, alívio do stress e até à diminuição da pressão arterial.
 

Outros benefícios para a saúde

Para quem possui valores de colesterol elevados, também é possível beneficiar com o consumo do chá matcha. É que, segundo um estudo de 2011, os chás verdes contribuem de maneira significativa para a diminuição dos níveis do colesterol LDL no organismo.

O chá ainda contém uma alta quantidade de fibras alimentares, que auxiliam no alívio da prisão de ventre e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Estas fibras também podem auxiliar no controlo do colesterol, pois diminuem a absorção de gordura no intestino.

Finalmente, o uso do chá matcha também está interligado a outros benefícios como o atraso do envelhecimento através do combate à inflamação.
 

Efeitos secundários


Apesar de ser considerada uma substância segura, é preciso controlar a ingestão e não ultrapassar a recomendação de 15 a 20g por dia.

O consumo excessivo de chás verdes pode causar alguns efeitos secundários como dores no estômago, insónias, dores de cabeça, irritabilidade, diarreia e azia. Estes efeitos adversos provêm da grande concentração de cafeína presente na planta, que não é recomendada para pessoas com úlceras e gastrite.

Apesar de não existir uma contraindicação específica para o matcha, crianças com necessidades nutricionais especiais, idosos e gestantes devem evitar o seu consumo.
 

Como tomar


A forma mais aconselhável de tomar o chá matcha é através do consumo da sua versão orgânica, que não é produzida artificialmente e não tem a adição de compostos como fertilizantes, herbicidas ou pesticidas.

Como o chá é vendido na forma de pó, a melhor forma de prepará-lo é fervendo um pouco de água, esperar aproximadamente cinco minutos para que arrefeça e então misturar com o matcha. O sabor é parecido com o do chá verde, mas um pouco mais forte.
 
Caso opte por acrescentar o chá à água enquanto ela ainda estiver muito quente, então o gosto da bebida pode não ser muito agradável.

Como o chá é em pó, também é possível acrescentá-lo em receitas preparadas à base de chá verde como sorvetes, bolos, biscoitos, iogurtes e smoothies.
 

Onde encontrar


É possível encontrar o chá matcha em lojas de produtos naturais ou na internet. Geralmente, o matcha é mais caro que as outras formas de chá, embora o seu preço dependa da sua qualidade. 


Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


Veja também: