As propriedades do chá de hibisco

As propriedades do chá de hibisco

7 benefícios para o seu organismo.

Depois dos superalimentos, um super chá! O chá de hibisco tem inúmeros benefícios, especialmente na prevenção de doenças cardiovasculares.

O chá de hibisco é muito popular em todo o mundo, sendo usado, essencialmente, como bebida medicinal. As razões são evidentes já que é rico em vitamina C, minerais e antioxidantes. É um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares porque regula a pressão arterial, o colesterol, auxilia o sistema digestivo, o sistema imunológico e previne problemas inflamatórios. O chá de hibisco pode ser bebido quente ou frio mas tem um sabor ligeiramente azedo pelo que especiarias como canela, cravinho, noz-moscada ou gengibre podem fazer a diferença no sabor. 
 

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição.  Fale já com a nutricionista online!

7 Benefícios do chá de hibisco

 

1. Previne doenças cardiovasculares


Pelo seu alto teor de antioxidantes, o chá de hibisco contribuiu para reduzir os valores o colesterol LDL, o mau colesterol, e reduz a pressão arterial protegendo o organismo contra eventuais danos nos vasos sanguíneos que levariam a doenças cardiovasculares
 

2. Regula a diabetes


Pelas suas propriedades hipoglicémicas e hipolipémicas, o chá de hibisco pode ser benéfico para aqueles que sofrem de diabetes. Um estudo realizado em pacientes com diabetes tipo II sugere que o consumo deste chá reduz o colesterol, os triglicerídeos, ajudando a controlar a doença.
 

3. Previne o cancro


O chá de hibiscos contém ácido protocatecuico, que tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Um estudo realizado pelo Instituto de Bioquímica da Chung Shan Medical and Dental College, em Taiwan, sugere que o hibiscus retarda o crescimento de células cancerígenas pela indução de apoptose, vulgarmente conhecido como morte celular programada. 
 

4. Reforça sistema imunológico


Rico em ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, essencial ao organismo para estimular e reforçar o sistema imunológico. Além disso, pelas suas propriedades anti-inflamatório e antibacterianas, este chá protege de gripes e constipações.
 

5. Alivia dores menstruais


Os benefícios de saúde do chá de hibisco incluem o alívio de dores menstruais, porque ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, bem como pode reduzir outros sintomas fruto da época, como alterações de humor.
 

6. Atenua sintomas de depressão


Rico em flavonoides que têm propriedades antidepressivas, o consumo de chá de hibisco ajuda a acalmar o sistema nervoso, reduz a ansiedade e a depressão, criando uma sensação relaxante no corpo e na mente.
 

7. Auxilia a digestão


Muitas pessoas bebem chá de hibisco para melhorar a digestão, sendo por vezes usado para tratar a obstipação, melhorando o trânsito intestinal. Conta ainda com propriedades diuréticas.
 

Quais são os efeitos secundários?


Apesar de todas vantagens do chá de hibisco, existem alguns efeitos secundários de que deve ter conhecimento.

Pelos seus benefícios na redução da pressão arterial, não é recomendado para quem já tem as tensões baixas, porque pode causar tonturas, desmaios ou problemas mais graves.

As mulheres grávidas, em tratamentos hormonais ou a tomar anticoncetivos também devem ter cuidados especiais. As primeiras não devem de tomar chá de hibisco porque pode estimular o fluxo sanguíneo no útero, as restantes, devem consultar o seu médico primeiro já que o hibisco interfere com os níveis de estrogénio. 

Algumas pessoas podem desenvolver alergias ou sentir alucinações, por isso, até saber como reage aos efeitos do chá de hibisco, beba com moderação e não conduza!

 

Veja também: