Tudo o que precisa saber para combater a celulite

Tudo o que precisa saber para combater a celulite

8 em cada 10 mulheres tem celulite.

Diga adeus à celulite a tempo de vestir o novo biquini! Saiba tudo o que precisa de fazer para prevenir e combater o seu aparecimento.

Afinal, o que é a celulite? É simples, a celulite é gordura que esconde por baixo da camada superior da pele.

Porque é que isto acontece? Bom, quando a circulação sanguínea abranda, o colagénio separa-se e a gordura escapa até à pele.

Resultado: o efeito casca de laranja que ninguém quer nas coxas ou rabiosque. Quando se trata de acabar com esta malvada, lamentamos informar mas… não há milagres!

 

Quais são as causas da celulite?


 
Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
É verdade que a genética também é responsável por alguma da celulite que tem alojada onde menos queria, porém, são os seus hábitos alimentares e a falta de exercício os maiores responsáveis por esse aspeto casca de laranja.

Conheça as causas para saber como se pode livrar de uma vez da celulite.
 
  • Fatores genéticos: há pessoas que, por uma questão de ADN, têm mais probabilidade de ter celulite;
  • Desequilíbrios hormonais: as hormonas, sempre as culpadas de todos os males;
  • Má circulação sanguínea: se há má circulação, é mais difícil eliminar líquidos e toxinas, logo, surge a celulite;
  • Falta de exercício: se não se mexe, não há circulação sanguínea, logo, não elimina líquidos e toxinas, não queima gordura, logo, a celulite instala-se;
  • Tabagismo: o tabaco prejudica a circulação sanguínea e está tudo dito;
  • Stress: é responsável por alterações hormonais que favorecem o aparecimento de celulite;
  • Hábitos alimentares: uma alimentação saudável e equilibrada a pode salvar da celulite;
  • Roupas apertadas: podem prejudicar a circulação sanguínea.
 

O que pode fazer para combater a celulite?



Agora que sabe o que provoca a celulite, é mais fácil como a pode combater e prevenir o seu aparecimento. Já sabe qual é a regra máxima que deve ter presente: somos o que comemos, por isso, tenha mais atenção ao que come para que os alimentos não se instalem nas suas coxas e nádegas por décadas. 



1. Beba mais água

É uma dica básica mas continua a precisar de ser lembrada porque grande parte das pessoas não bebe tanta água quanto deveria. Com esta pequena mudança, a sua saúde vai melhor significativamente e, por acréscimo, lá se vai a celulite. Beba, pelo menos, 1,5l ou 8 copos de água por dia. 



2. Adeus, gorduras e doces!

Não há volta a dar: se continuar, diariamente, a comer gorduras e doces como se não houvesse amanhã, não há creme anti-celulítico e tratamentos milionários que lhe valham. Pela sua saúde e para se livrar da celulite, reduza os refrigerantes, os fritos, os cachorros, hambúrgueres, pizzas e francesinhas, as natas e doces de pastelaria e por aí fora. De vez em quando, pode ser, agora, como regra é que nem pensar!



3. Alimentação equilibrada

Espreite a roda dos alimentos, siga as proporções indicadas e vai ver que o seu corpo vai começar logo a mudar. Tem mais energia, sente-se melhor, as gordurinhas e a casca de laranja começam a desaparecer. Prefira alimentos que são grandes inimigos da celulite, como: 
 
  • Alimentos ricos em ácidos gordos essenciais (ómega 3 e ómega 6) hidratam as células e ajudam a restaurar o tecido: atum, salmão, sardinha ou sementes de linhaça.
  • Alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam a eliminar os radicais livres e as toxinas: bagas goji, frutos vermelhos, beterraba, citrinos, abacaxi, brócolos, kiwi, rúcula ou espinafre. E ainda o chá verde.
  • Alimentos ricos em fibras: pera, feijão, grão-de-bico, semente de linhaça, soja, batata-doce, iogurtes, arroz e massa integral ou amêndoas.



4. Saia do sofá!

Não quer ter celulite? Temos uma solução eficaz: mexa-se! Só com exercício diário se vai livrar da celulite, do peso a mais e das gorduras fora do sítio. Além disso, ganha energia, saúde e vida! Aposte numa mistura de uma atividade física mais intensa, que faça suar a valer, como crossfit ou corrida, com uma sessão de exercícios localizados, como agachamentos, abdominais ou lunges.



5. Tratamentos localizados

Atenção: estes tratamentos, sozinhos, não fazem nada. Agora, aliados aos quatro pontos que referimos acima, sim, podem ser muito eficazes. Há vários ao seu dispor para ajudar a queimar umas gordurinhas e livrar-se da celulite, nomeadamente: mesoterapia, drenagem linfática manual, pressoterapia, massagem modeladora ou carboxiterapia.
 


Quais são os melhores exercícios para eliminar a celulite?



Na verdade, qualquer exercício, se praticado com intensidade e regularmente, é ótimo para prevenir e aniquilar a celulite. Ainda assim, deixamos algumas sugestões para que comece já hoje a despedir-se da casca de laranja!  


Tratamentos anti-celulíticos


A oferta de tratamentos para tratar a celulite é imensa e cada vez mais em packs low cost. Sendo assim, sugerimos que tenha em atenção o local onde poderá fazer sessões de tratamento para a celulite e o tipo de máquinas para o efeito.

Quanto aos tipos de tratamento, pode ver aqui quais os melhores para acabar com a celulite.

 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também: