Tudo o que deve saber sobre a celulite facial

A celulite facial, apesar de frequente, é um problema de que se ouve falar pouco. No entanto, quando não tratado adequadamente pode trazer consequências graves.

Tudo o que deve saber sobre a celulite facial
Este é um problema que afeta as camadas mais profundas da pele.

Quando ouvimos falar em celulite pensamos automaticamente na típica “casca de laranja”, que surge em várias partes do corpo como glúteos e coxas, entre outros. No entanto, existe também a celulite facial.

A celulite facial é um problema que afeta as camadas mais profundas da pele, e provoca inchaço, dor e vermelhidão. Se não for tratado atempadamente, este problema pode tornar-se potencialmente grave.

A longo deste artigo explicamos tudo o que precisa saber sobre esta doença.

O que é a celulite facial?


mulher com celulite facial

Este tipo de celulite consiste numa infeção bacteriana das camadas mais profundas da pele (derme e hipoderme). Na maioria dos casos, é provocada pelo Streptococcus do grupo B.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

É um problema que pode surgir em qualquer parte do corpo, sendo que é mais frequente aparecer nas pernas, braços e face.

Qualquer indivíduo pode ser afetado por esta doença, no entanto os casos mais frequentes surgem naqueles que têm o sistema imunitário mais fraco, como os idosos ou as crianças. Para além destes, pode também afetar indivíduos que apresentem algum fator que favoreça a entrada de microorganismos na pele, como diabetes, micoses ou feridas.

Quais são as causas deste problema?


picada de mosquito na cara

Qualquer lesão que ocorra na face pode levar ao desenvolvimento duma infeção bacteriana. As bactérias que provocam a celulite facial entram no organismo através de picada de insetos, feridas, cortes na face, quando há um dente cariado ou até quando são colocados implantes dentários.

A sinusite, se não for devidamente tratada, também pode levar ao aparecimento deste problema. Isto acontece porque a sinusite consiste na inflamação dos seios perinasais, que é provocada normalmente por vírus ou bactérias. Esta inflamação, se não for tratada, pode facilmente progredir para a região orbitária, instalando-se aí.

Quais são os sintomas da celulite facial?


mulher com dor facial local

Os sintomas frequentemente observados na celulite facial são:

  • Abcesso;
  • Inflamação;
  • Edema;
  • Dor local;
  • Vermelhidão;
  • Pele descamativa, quente e sensível.

Se a infeção for próxima dos olhos, pode provocar secreções oculares.

Menos frequentemente podem surgir sintomas como:

  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Sonolência;
  • Vómitos;
  • Irritabilidade.

 

Quais são as consequências?


meningite

Caso a celulite facial não seja tratada correta e atempadamente, a infeção pode atingir proporções graves e provocar outras doenças, como meningite ou trombose do seio cavernoso. A trombose do seio cavernoso surge quando é atingida a região dos olhos e nariz.

Se a doença atingir os tecidos da boca, pode provocar angina de Ludwig. Este tipo de celulite é grave e potencialmente letal. Geralmente, ocorre em indivíduos com má saúde oral. Neste caso, pode levar a dificuldade respiratória com probabilidade de obstrução total das vias aéreas.

Qual é o tratamento para a celulite facial?


antibioticos para tratar a celulite facial

O tratamento da celulite facial depende da gravidade em que se encontra. Normalmente, o médico prescreve antibióticos orais. Em complemento, podem ser utilizadas compressas quentes para diminuir o inchaço ou ainda ser necessário fazer a drenagem dos abcessos.

Em situações mais graves pode ser necessária a administração de antibióticos por via endovenosa. Podem ainda ser prescritos medicamentos de aplicação tópica, como cremes e pomadas com ação anti-bacteriana.

É possível prevenir a celulite facial?


higienizacao das maos

A celulite facial pode ser prevenida através de medidas básicas de higiene. É importante tratar e higienizar bem as feridas e lesões para que estas não se tornem a porta de entrada de microrganismos. Para além disso, é importante evitar o contato das mãos com as áreas lesadas, para evitar a contaminação.

Indivíduos com o sistema imunitário deprimido ou diabetes devem ter cuidados redobrados uma vez que estão mais susceptíveis a este problema.

A celulite facial é um problema pouco conhecido. No entanto, se não for tratada atempadamente pode evoluir para situações graves. Esteja atento aos sinais e sintomas da doença e, em caso de dúvida, consulte o seu médico. Não se automedique.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.