Quais são as causas do metabolismo lento?

Quais são as causas do metabolismo lento?

Descubra quais as possíveis causas do metabolismo lento.

Existem algumas causas do metabolismo lento que podem tornar o processo de emagrecimento mais difícil. Veja connosco.
 

Acha que o seu metabolismo funciona de forma lenta? Atribui o seu aumento de peso ao facto de o seu metabolismo ser lento? Existem várias causas do metabolismo lento – mas atenção, ele nem sempre é o mau da história.

Muito frequentemente, as pessoas atribuem o insucesso na perda de peso a um metabolismo lento, contudo, na maioria dos casos o problema está, efetivamente, no excesso de calorias ingeridas.

Mesmo praticantes de atividade física regular compensam, muitas vezes, o exercício com uma ingestão alimentar demasiado elevada, acreditando que “queimaram mais calorias” do que aqfuilo q
Ainda assim, em alguns casos, um metabolismo lento pode ter um papel importante no ganho de peso e/ou na incapacidade de o perder.


QUAIS SÃO AS CAUSAS DO METABOLISMO LENTO MAIS COMUNS?


alimentacao saudavel



1. Massa gorda vs massa magra

Uma das causas do metabolismo lento mais comuns é o excesso de gordura (massa gorda) em comparação com músculo (massa magra). O tecido magro (muscular) é mais ativo que o tecido gordo, pelo que um maior teor de massa gorda tem um tem impacto negativo no metabolismo.
ue efetivamente gastaram.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Esta é uma das razões que levam os homens a ter um metabolismo mais rápido que as mulheres.

Também pessoas a seguir um plano alimentar com objetivo de perder peso que restringem em demasia a quantidade de calorias ingeridas podem ver o seu metabolismo a desacelerar, uma vez que restrição calórica súbita leva à quebra de tecido muscular.
 
 


2. Estilo de vida

Alguns fatores do estilo de vida individual podem ser uma das causas do metabolismo lento. Determinados medicamentos, particularmente aqueles utilizados para tratar depressões, podem desacelerar o metabolismo.

Da mesma forma, também saltar refeições e um jejum prolongado são outras das causas do metabolismo lento: assim que o organismo sente falta de energia, abranda de modo a conservar energia – o que se traduz em menos “calorias queimadas”.

Este é um dos motivos pelos quais se recomenda a ingestão de várias refeições por dia, com porções pequenas e com elevado teor proteico – ajuda a manter o metabolismo ativo.
 
 


3. Genética

Aqui está uma das causas do metabolismo lento que não pode ser diretamente controlada – a genética. Algumas pessoas são “abençoadas” com um metabolismo mais rápido que outras.

Porém, se este não é o seu caso, não significa que se deve resignar. A prática regular de exercício físico com objetivo de aumentar a massa muscular pode ajudar bastante a acelerar um metabolismo lento.
 
 


4. Hipotiroidismo

Este uma condição médica onde a tiroide tem uma atividade diminuída. A tiroide tem um papel importante na regulação do metabolismo e na produção de energia em geral. Deste modo, é comum que pessoas com hipotiroidismo se sintam cansadas e que sintam um aumento no peso corporal.
 
 


5. Diabetes

Outra das causas do metabolismo lento parece ser a diabetes. Ainda não é completamente claro o motivo pelo qual a diabetes diminui o metabolismo, contudo parece, efetivamente, haver uma associação: os diabéticos aparentam mais dificuldades na perda de peso do que os não diabéticos.

Uma das razões apresentadas que pode justificar isto está relacionada com o facto de os níveis de glicose (açúcar) no sangue dos diabéticos ser muitas vezes elevado, levando o organismo a pensar que existe demasiada energia disponível, causando uma diminuição do metabolismo.
 

Mensagens a reter


exercicio fisico

Se já consultou um médico e não existe nenhuma condição médica que possa justificar um metabolismo lento, experimente:
 
  • Começar ou modificar o seu tipo de treino de modo a ganhar/aumentar a sua massa muscular;
  • Fazer refeições frequentes ao longo do dia, com pequenas porções de modo a manter o metabolismo ativo. Pode ver alguns alimentos que aceleram o metabolismo aqui.
Nota: Não deve iniciar um plano de treino sem se aconselhar junto de um profissional de educação física. Da mesma forma, deve ser seguido e aconselhado por um profissional de nutrição ou dietética, de modo a que o seu plano alimentar esteja de acordo com as suas necessidades nutricionais considerando as suas características individuais.
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: