As principais causas de problemas de coluna

As principais causas de problemas de coluna

4 causas responsáveis pelas suas dores na coluna.

Mais de 60% da população sofre de problemas de coluna. As suas dores nas costas podem estar relacionadas com estas quatro causas.

Os problemas na coluna são uma das principais causas de absentismo e baixas médicas em Portugal, segundo uma notícia de 2014. Estima-se que mais de 60% dos portugueses sofram de hérnias discais. As causas dos problemas na coluna são variadas e podem estar relacionadas com problemas físicos, viscerais (órgãos internos), infeciosos ou psicossomáticos. Na maioria dos casos, a má postura é a causa dos problemas nas costas mas, sabia que um quisto nos ovários pode provocar uma escoliose?

As 4 principais causas de problemas na coluna


Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já.

1. Má postura


A forma como caminha, como dorme, como conduz, como se senta no trabalho, à mesa, a ver televisão ou na escola influenciam a sua postura. Tantas vezes se senta de forma errada no sofá que, um dia, a sua coluna vai começar a queixar-se. Hérnias, escolioses, hiperlordoses ou lombalgias são apenas algumas das complicações da má postura que prejudicam a sua coluna.

2. Sedentarismo


Os músculos são o suporte da coluna. Se os músculos não são fortes ou são pouco desenvolvidos, os problemas na coluna começam a surgir. O termo científico é desequilíbrio muscular. Por exemplo, se tem abdominais pouco definidos, é natural que tenha dores lombares. Já para não falar que se passar a vida sentado, é meio caminho para ter problemas na coluna.

3. Infeções ósseas


As infeções ósseas, como a espondilite anquisolante ou a osteomielite, são inflamações  que afetam a coluna e limitam a mobilidade. Podem ser provocadas por bactérias, fungos que podem chegar aos ossos através de uma fratura exposta, pela circulação sanguínea ou por infeção dos tecidos moles exemplo. Também infeções como um abcesso dentário ou uma pneumonia podem provocar dor na coluna. Os sintomas associados às infeções ósseas são dor na coluna, febre e perda de peso.

4. Causas psicossomáticas


A dor atinge o córtex cerebral mas não está ligada a um problema físico, sendo difícil relacionar, encontrar uma alteração física ou descrever a dor com precisão. Nestes casos, as dores podem estar relacionadas com stress, depressão, fibromialgia, polimialgia ou outras condições do foro psicológico.

Outras causas podem provocar problemas na coluna, nomeadamente: 
Quedas
Acidentes
Aneurisma da aorta
Quistos nos ovários
Traumatismo

O que fazer?


Se as dores na coluna são intensas e continuadas, se sente dor, formigueiro ou ardor na coluna, nas pernas ou nos braços, é importante consultar, o quanto antes, um fisioterapeuta ou um osteopata. A maioria dos problemas na coluna têm solução, muitas vezes sem sequer ser necessário intervenção cirúrgica.


Veja também: