Camu Camu: o seu concentrado de vitamina C

O Camu Camu ganha o título de rei no que diz respeito à Vitamina C. Leia o nosso artigo e fique a conhecer melhor esta pequena grande baga.  

Camu Camu: o seu concentrado de vitamina C
Este pequeno fruto tem atraído atenções devido à sua riqueza nutricional.

Pequeno e concentrado, assim é o Camu Camu, um fruto proveniente da floresta Amazónia no Brasil e do Peru.

A sua extraordinária concentração de Vitamina C tem vindo a atrair as atenções do mundo ocidental, sendo, atualmente, um alimento cada vez mais consumido na Europa.

O que é o Camu Camu?


camu camu em pó

O Camu Camu é o fruto de um arbusto que cresce perto dos rios.

É do tamanho de uma azeitona e tem uma pele vermelho-púrpura. A sua polpa é de cor amarela e o seu sabor é ligeiramente ácido.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

Este fruto amadurece no pico do Inverno, sendo apanhado à mão e, depois rapidamente seco, de modo a preservar todos os seus nutrientes.

Após secagem, o fruto é moído e, por liofilização, é transformado num pó solúvel, uma das formas mais comuns de comercialização deste alimento.

Através do processo de liofilização, consegue-se preservar os nutrientes do fruto original para o alimento em pó.

Composição Nutricional do Camu Camu


Relativamente à composição nutricional do Camu Camu, este fornece:

Relativamente aos micronutrientes, constitui a maior fonte de vitamina C conhecida (contém 12% de vitamina C, o que corresponde a 60 vezes mais vitamina C do que uma laranja e 56 vezes mais que um limão, por porção).

De facto, a polpa do camu camu tem um teor de vitamina C que chega a 2,6g em 100g e se analisarmos a casca este teor sobe para 3,9g.

É também muito rico em vitaminas do complexo B, nomeadamente vitamina B1, B2 e B3, betacaroteno e outros fitoquímicos e minerais como o potássio, ferro, magnésio, cálcio, fósforo e zinco.

Quais os benefícios do Camu Camu?


1. Ajuda a prevenir o cancro

camu camu ajuda a prevenir o cancro

Pelo facto de ser rico em compostos com propriedades antioxidantes, o Camu Camu constitui um poderoso aliado contra o cancro.

2. Anti-inflamatório natural

Devido à riqueza em vitamina C, aminoácidos, antioxidantes e outras vitaminas, este superalimento ajuda a minimizar e controlar os processos inflamatórios no organismo, diminuindo a probabilidade de aparecimento de algumas doenças crónicas, como a diabetes e doenças cardiovasculares.

3. Ajuda a Emagrecer

camu camu ajuda a emagrecer

Este fruto desempenha uma ação facilitadora na perda de peso e na redução de massa gorda, na medida em que estimula o organismo a produzir L-Carnitina, um composto responsável pela transformação da gordura em energia.

4. Mantém a pele saudável e acelera a cicatrização

Sendo a vitamina C crucial para uma pele saudável e para a rápida cicatrização deste tecido (a enzima essencial para a síntese de colagénio necessita de vitamina C para ficar na sua forma ativa), este fruto contribui para uma boa saúde da pele.

5. Previne e ajuda a tratar a anemia

camu camu previne a anemia

Como a vitamina C aumenta a absorção do ferro no intestino, este fruto é também utilizado para prevenir e tratar a anemia.

6. Melhora o humor

Derivado da sua riqueza em vitaminas, este fruto é já considerado um antidepressivo natural, sendo eficaz para otimizar e equilibrar o humor.

Nalguns casos estudados, foi utilizado com sucesso no auxílio ao desmame de medicação antidepressiva (como o Prozac).

7. Fortalece o sistema imunitário

camu camu fortalece o sistema imunitário

Principalmente no Outono e Inverno, o sistema imunitário é muito requisitado, tendo que resistir aos diversos microrganismos a que é exposto.

Neste contexto, o Camu Camu é uma ótima ajuda, visto que ajuda a fortalecer o sistema imunitário, desempenhando uma função antimicrobiana.

8. Promove a saúde ocular

Devido ao facto de possuir betacaroteno e antioxidantes, este alimento pode ajudar a manter uma visão saudável e prevenir a perda de visão degenerativa.

9. Desintoxicante

camu camu desintoxicante

Os nutrientes encontrados no Camu camu ajudam a limpar o organismo de toxinas prejudiciais, sendo um verdadeiro alimento detox.

10. Protege contra doenças neuro degenerativas e enxaquecas

Pelo facto de ser rico em vitaminas do complexo B, este alimento torna-se um importante aliado na prevenção e tratamento de dores de cabeça e enxaquecas e também ajuda a prevenir certas doenças cognitivas, como o Alzheimer.

Para Quem treina…


Para quem treina regularmente, este fruto tem ainda mais vantagens:

  • Promove uma melhoria da performance e, consequentemente, maiores ganhos de força;
  • Acelera a recuperação e regeneração muscular após a prática de exercício físico intenso.

A primeira deve-se ao facto de a vitamina C proporcionar uma melhor absorção do ferro, que por sua vez, contribui para uma melhor oxigenação e nutrição dos tecidos devido à sua presença na hemoglobina.

No pós-treino, promove uma melhor recuperação devido ao efeito antioxidante e proteção contra os efeitos dos radicais livres gerados durante o próprio exercício.

Este efeito antioxidante promove ainda o fortalecimento dos tecidos e ajuda a reduzir o risco de lesões.

Como consumir Camu Camu


Este superalimento pode ser consumido pela forma mais simples, mas muito difícil de encontrar à venda: o fruto; ou através de batidos e sumos, sob a forma de pó, disponível nas marcas Iswari e Föld.

Caso opte pela segunda opção, adicione diariamente uma ou duas colheres de chá de pó de camu camu a iogurtes, sumos de fruta ou simplesmente a água.

Para preservar a frescura deste produto:

  • Evite a exposição ao calor e luz solar;
  • Feche bem o saco depois de usar;
  • Armazene num local fresco e seco.

SUMO ANTIOXIDANTE

camu camu sumo antioxidante

Misture todos os ingredientes numa liquidificadora.

  • Ananás
  • Manga
  • 1 Colher de Camu Camu em pó
  • 1 Mão cheia de bagas de Goji
  • 1 Copo de água
  • Adoçante a gosto

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.