Até que ponto caminhar emagrece?

Até que ponto caminhar emagrece?

Descubra como pode emagrecer enquanto caminha

É dos exercícios mais simples que podemos fazer e de forma gratuita: saiba como caminhar pode ajudar a emagrecer.

Deixe as dietas malucas de lado e siga o nosso conselho: caminhar para emagrecer!

E se a isso juntar um plano de reeducação alimentar, então, os resultados serão visíveis em pouco tempo, quer em termos de perda de peso, quer na sua qualidade de vida. 

Caminhar emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e ajuda ainda a perder volume. Mas a partir de que momento é que isto acontece?

► Veja aqui mais benefícios das caminhadas.

 

Até que ponto caminhar emagrece?


É importante que perceba que caminhar pode ajudá-lo a emagrecer se o seu balanço energético diário for negativo, ou seja, se gastar calorias do que aquelas que ingere.

E isto acontece com caminhadas ou com qualquer outro exercício físico. No caso de optar pelas caminhadas para emagrecer e obter o máximo de resultados, há que respeitar algumas regras, nomeadamente a velocidade com que caminha e a frequência com que o faz.

Mostramos-lhe de seguida várias dicas que pode incluir no seu treino diário.


 

5 truques para emagrecer enquanto caminha


Caminhar ao ar livre
Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.


1. Tente caminhar sempre à mesma hora

E de preferência depois do jantar. Uma caminhada com o estômago aconchegado potencia uma maior perda de peso, além de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, bem como a gordura corporal.
 


2. Crie um diário de caminhada

De certeza que já ouviu falar dos diários alimentares. O processo aqui é o mesmo: registar num caderno todas as caminhadas que faz: o dia, a distância percorrida, as calorias gastas (se tiver como contabilizá-las). Desta forma, terá uma maior noção dos seus progressos e será mais fácil manter-se motivado para continuar a caminhar para emagrecer.
 


3. Caminhar ao ar livre

O ar fresco ajuda-nos a renovar energias. Aproveite os dias de sol (não se preocupe porque eles vão mesmo chegar!) e desfrute de uma paisagem inspiradora para as suas caminhadas diárias. E, por que não aproveitar para levar companhia? Junte a família e os amigos e será bem mais divertido. O importante é não perder o ritmo.
 


4. Encontre “alvos” na sua caminhada

Calma! Não estamos a incentivar qualquer tipo de violência, senão veja: durante a caminhada, observe um local que esteja um pouco mais longe e corra até lá. Ao chegar, volte a caminhar de forma lenta durante alguns metros. Depois, escolha um novo "alvo" e corra novamente até lá. Siga esta técnica até completar 30 minutos. Vamos a isso?
 


5. Mantenha o foco

Controle sempre a respiração: inspire pelo nariz e expire pela boca a um ritmo natural. 

 

Plano de caminhada 


Se vai agora iniciar as suas caminhadas diárias, tenha em conta que a sua condição física poderá limitar a sua prestação. O ideal é começar com caminhadas ligeiras, e ir aumentando progressivamente o tempo e o ritmo.

Deixamos-lhe uma sugestão:

 
  • Semana 1: 20 minutos de caminhada leve.
     
  • Semana 2: 20 minutos de caminhada alternada, ou seja, 2 minutos de caminhada leve intercalados com 2 minutos de caminhada mais rápida. Se estiver no ginásio, ao invés de acelerar o passo pode aumentar a inclinação para o nível 2.
     
  • Semana 3: 30 minutos de treino alternado - 2 minutos em passo normal e 1 minuto em caminhada rápida.
     
  • Semana 4: 30 minutos de caminhada rápida ou com inclinação de nível 3 na passadeira do ginásio.

Pode perder cerca de 170 calorias em 30 minutos em passo rápido. Verá como caminhar emagrece de verdade. Bons passeios!

 
Receba aqui o seu plano de treinos!
 

Veja também: