As bolachas mais saudáveis

As bolachas mais saudáveis

Descubra quais são as bolachas mais saudáveis que pode comprar no supermercado.

Saiba quais as bolachas mais saudáveis que podem fazer parte de uma alimentação variada e equilibrada.
 

Importa começar por relembrar que as bolachas são alimentos processados e não devem, idealmente, fazer parte da rotina alimentar. Deste modo, as bolachas mais saudáveis serão sempre aquelas consumidas com moderação.

Contudo, e fundamentalismos à parte, muitas vezes são o snack ideal, por serem práticas e fáceis de transportar e por exigirem pouca preparação.

Deste modo, importa saber por quais optar, visando este artigo identificar algumas das bolachas mais saudáveis. Note que vamos apenas focar aquelas que podem ser adquiridas em super/hipermercados normais, pelo que poderá encontrar outras opções “melhores” ou “saudáveis” em dietéticas ou semelhantes.

Depois, é essencial esclarecer que o conceito de bolachas mais saudáveis pode variar consoante o seu objetivo atual, isto é: se pretende perder peso talvez deva optar por bolachas com menor valor energético. 
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

No entanto, se pretende apenas bolachas que lhe permitam manter uma alimentação saudável e ficar saciado durante um período de tempo mais prolongado, pode optar por alternativas que lhe providenciem um maior aporte proteico e/ou de fibra.

Apesar de os objetivos poderem ser diferentes, a escolha das bolachas mais saudáveis deve ter sempre por base o mesmo critério: quanto menor a lista de ingredientes, melhor! 
 

Quais as bolachas mais saudáveis?


1. Bolachas Marinheiras (Cem Porcento)

bolachas marinheiras cem porcento
Imagem: media.continente.com
As Bolachas Marinheiras são semelhantes a tostas, uma vez que não contêm qualquer açúcar. São ainda feitas com azeite e fermento biológico.
Existem nas versões normais com e sem sal, integrais e de chia.

Rondam as 400 calorias por 100 gramas, o que equivale a 34 calorias por unidade. Cada bolacha tem cerca de 8 gramas, o que significa que pode uma dose equivale a 3 bolachas.
 
 


2. Bolachas tradicionais integrais (Cem Porcento)

bolachas tradicionais integrais
Imagem: media.continente.com

Com uma lista de ingredientes relativamente curta, não são das menos calóricas. Contudo, são ricas nutricionalmente, tendo na sua composição farinha de trigo integral, flocos de aveia, melaço de cana e sementes de sésamo.

Cada bolacha tem 20 gramas e fornece aproximadamente 85 calorias, com 11,7 gramas de hidratos de carbono.
 
 


3. Bolachas de milho ou arroz sem sal

bolachas de milho ou arroz

Estas bolachas (existem inúmeras marcas com versões muito semelhantes) têm vindo a ganhar popularidade nos últimos tempos, tanto pelo seu baixo valor energético como pela sua versatilidade – ficam bem com queijo fresco, salmão fumado ou manteiga de amendoim, por exemplo.

Cada bolacha tem aproximadamente 30 calorias com quantidades de açúcar extremamente baixas. Note que estamos a falar das versões simples e não com adições, como é o caso das bolachas de milho ou arroz com cobertura de chocolate.

Uma dose destas bolachas corresponde a 3 unidades.
 
 


4. NutrifibraGo Integrais (Pro Alimentar)

nutrifibra go
Imagem: distribuicaohoje.com

Estas bolachas da Pro Alimentar fornecem 46 calorias por cada unidade. Apesar de terem um valor considerável de açúcar por 100 gramas, têm uma quantidade de proteína interessante – cerca de 1,2 gramas por unidade.

Estão disponíveis em pacotes individuais de 3 bolachas (126 calorias), ajudando no que diz respeito ao controlo de porções e quantidades.

Verdade seja dita, a tendência é sempre acabar o pacote, certo? Logo, mais vale que tenha menos do que mais.
 
 


5. Bolachas Integrais (Pro Alimentar)

bolachas integrais pro alimentar
Imagem: 1.bp.blogspot.com

Estas bolachas da Pro Alimentar vêm em pacotes individuais de 8 bolachas, o que corresponde a 208 calorias.

Por 100 gramas apresentam apenas 4,6 gramas de açúcar e 10 gramas de fibra, o que tende a ser positivo em algo que vai utilizar como snack, uma vez que o vai fazer sentir saciado durante mais tempo.
 
 


6. Crispbread (Rivercote)

crispbread rivercote Imagem: kaloricketabulky.cz
Esta opção disponível nos supermercados Lidl é muito interessante do ponto de vista nutricional. Ronda as 400 calorias por 100 gramas, sendo que uma porção corresponde a 3 unidades – que fornecem aproximadamente 5/6 gramas (dependendo das versões) de proteína, uma quantidade interessante para uma refeição intermédia.

Especialmente, se considerarmos que as fatias de crispbread combinam perfeitamente com queijo fresco de barrar, por exemplo.
 

Conclusão


Estas são algumas das bolachas mais saudáveis que estão disponíveis nos supermercados e não estão descritas por nenhuma ordem específica. 

Pode sempre optar por experimentar bolachas caseiras, nomeadamente, bolachas de aveia caseiras, como pode ver aqui.

Lembre-se que o facto de um determinado alimento ser considerado “saudável” não significa que tem luz verde para o ingerir de forma desmedida!

Deste modo, nunca é demais salientar que qualquer tipo de bolacha deve ser incluído na sua alimentação de forma moderada e de acordo com os seus objetivos e necessidades nutricionais.
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: