Bloqueadores de gordura: o que são e como funcionam

Os bloqueadores de gordura são suplementos que diminuem a absorção de gordura pelo organismo. Conheça-os melhor connosco.

Bloqueadores de gordura: o que são e como funcionam
Conheça as substâncias que atuam como bloqueadores de gordura.

Hoje em dia existem vários produtos disponíveis no mercado que garantem a perda de peso, onde estão inseridos os bloqueadores de gordura. Mas infelizmente, a grande maioria são ineficazes ou apresentam perigo para a nossa saúde.

A maioria dos produtos que auxiliam na perda de peso pelo aumento do metabolismo incluem grandes quantidades de cafeina ou outros estimulantes que podem causar problemas de saúde mais graves.

Os bloqueadores de gordura assentam noutro tipo de produto. Mas será que são realmente mais seguros e eficazes?

O que são bloqueadores de gordura?


bloqueador de gordura

Enquanto que os queimadores de gordura ajudam a queimar gordura, tal como o próprio nome indica, os bloqueadores de gordura são compostos que têm como objetivo bloquear/dificultar a absorção de gordura pelo nosso organismo.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

Com a ingestão destes compostos as calorias provenientes da gordura não são absorvidas, pois a gordura é expulsa para fora do nosso corpo antes que seja armazenada na barriga e nas coxas, os locais mais temíveis e indesejados para muitas pessoas, principalmente mulheres.

Quando os bloqueadores de gordura estão inseridos numa dieta balanceada, ajudam na perda de peso pela diminuição da ingestão calórica.

Normalmente os bloqueadores de gordura são feitos à base de quitosana, fibras solúveis e fibras insolúveis.

1. Quitosana

A quitosana é uma fonte de fibra natural e única feita à base da casca de crustáceos, como o camarão, o caranguejo ou a lagosta. Este composto facilita o trânsito intestinal, estimulando a eliminação de gordura ingerida por meio das fezes. Isto acontece devido ao facto de ser lipofilica, e consequentemente muito atraída por gordura.

Os suplementos de quitosana normalmente não envolvem a ingestão de calorias pois não são digeríveis.

Nota: Pessoas alérgicas ao marisco, mulheres grávidas e a amamentar não devem ingerir suplementos com este composto.

2. Fibras solúveis

As fibras solúveis apresentam maior capacidade de se ligarem à agua formando um gel no estômago. Este mecanismo é muito utilizado no tratamento e prevenção da obesidade pois retarda o esvaziamento gástrico proporcionando uma sensação de saciedade e como consequência reduz a ingestão alimentar.

O glucomanano é um exemplo de fibra solúvel bastante utilizada em suplementos para a perda de peso e emagrecimento. Por ocupar espaço no estômago faz com que a sensação de saciedade chegue mais rápido e consequentemente a ingestão de alimentos vai ser menor.

3. Fibras insolúveis

Apesar de também ser um bloqueador de gordura, a fibra insolúvel não se dissolve na água, sendo por isso diferente da fibra solúvel.

Este tipo de fibras ajudam a limpar o trato gastrointestinal, pois como passam por ele praticamente intactas ajudam a eliminar os resíduos que lá estão.

O caso do Orlistat como bloqueador de gordura


bloqueadores de gordura orlistat

Apesar de existirem muitos componentes e fórmulas comercializadas como bloqueadores de gordura, a verdade é que apenas um parece resultar realmente, o orlistat. O único bloqueador de gordura aprovado pela Food and Drug Amninistration (FDA) comercializado como Alli ou Xenical.

Por isso, se pretende implementar um bloqueador de gordura no seu programa de redução de peso corporal esta pode ser uma opção.

Este produto não deixa que a gordura ingerida seja absorvida na totalidade, e em vez disso, remove-a do nosso organismo. O método de atuação relaciona-se com a inibição da enzima lípase, responsável pela absorção da gordura.

Estima-se que cerca de 25% da gordura ingerida nas refeições não seja absorvida, sendo que ao fim de um ano a redução de peso corporal possa chegar aos 10%.

Mas não se esqueça…


Não existem fórmulas mágicas para  emagrecer, mesmo com as propagandas vistas hoje em dia.

Se não tiver cuidado com a sua alimentação e atividade física, poderá não ver resultados que espera.

Outra questão muito importante é o facto de ser fundamental o aconselhamento médico, de modo a garantir que o que faz é seguro para a sua saúde.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais