A biodança ou biodanza é a magia e a poesia de um simples encontro entre pessoas.
É uma forma de trabalhar a afetividade e de melhorar a comunicação entre as pessoas, promovendo a proximidade entre todos num espaço de afetividade.
Biodança: o que é?

Biodança significa a dança da vida. Esta prática do bem-estar integra a afetividade entre os participantes com o desenvolvimento humano baseado na vivência de todos os envolvidos.
Criado em 1960 pelo psicólogo Rolando Toro Araneda, o “Sistema Biodanza” é baseado em fundamentos da Biologia, da Antropologia e da Psicologia e define-se oficialmente como sendo uma renovação orgânica e de reaprendizagem das funções originais da vida.
As aulas são criadas através de movimentos de dança com músicas selecionadas, promovendo situações de encontro não verbal, valorizando o olhar e o toque físico. Os seus objetivos são a promoção da saúde, da consciência ética e da alegria de viver.
Através da música e da dança, a biodança promove o equilíbrio do estado físico e psíquico dos seus participantes. Com o stress cada vez mais crescente, há muita instabilidade entre corpo e mente, provocando depois desequilíbrios do comportamento, que podem ser reequilibrados com a biodança.
O aspeto lúdico da biodança permite o contacto com a criança que existe dentro de cada um de nós, o que vai possibilitar que cada pessoa enfrente os seus fantasmas. Um tratamento que seja mais lúdico, como acontece através desta prática do bem-estar que é a biodança, os resultados vão ser mais rápidos do que seriam com tratamentos tradicionais.
Biodança: quais os benefícios?

A biodança, não é reconhecida como terapia, mas é vista como uma prática do bem-estar.
Traz associados vários benefícios, como é o caso dos que se seguem, mas o seu principal benefícios está relacionado com o tratamento do stress, pois a biodança busca o equilíbrio do estado emocional dos seus praticantes.
- aumento da vitalidade
- renovação energias
- aumento da autoestima
- estímulo da criatividade
- aumento do prazer de viver
- controlo da ansiedade
- melhoria da saúde psíquica
- aumento do autoconhecimento
- diminuição da timidez
Biodança: como começar?
O primeiro passo para começar com a prática da biodança é a vontade própria de cada pessoa. Tomando consciência de que o corpo e mente estão a precisar de uma pausa do stress do dia a dia e de reequilibrar energias, cada participante pode optar pela biodança como uma prática do bem-estar e como alternativa a tratamentos convencionais.
Se sente que corpo e mente estão a precisar de algum apoio para se reequilibrar, opte pela biodança.
É livre de efeitos secundários que prejudicam o organismo, promove a sua saúde e o seu bem-estar e, melhor ainda, não precisa de ser um dançarino exemplar e com uma espetacular coordenação de movimentos, pois no sistema de biodança a dança é um gesto de pleno sentido.
Não tem a ver com técnica ou com performance, mas com o fortalecimento da identidade e a integração do ser humano consigo próprio.
Biodança: onde fazer?
Se quer começar a praticar biodança, então deve sempre fazê-lo num espaço com um facilitador com formação na área.
Para saber onde encontra espaços em Portugal com facilitadores formados no Sistema de Biodança, pode consultar o site da Associação Portuguesa de Facilitadores de Biodanza.