Beterraba: tudo sobre o 'novo' superalimento

Ou se ama ou se odeia. É assim que se define a beterraba. Mas a verdade é que este tubérculo traz benefícios à saúde, e já é considerado um novo superalimento.

Beterraba: tudo sobre o 'novo' superalimento
Fique a conhecer todos os benefícios deste alimento e de que forma o pode utilizar.

A beterraba é um tubérculo de nome científico Beta vulgaris, que foi cultivado pela primeira vez pelos romanos.

É um alimento bastante versátil, podendo ser consumido cru, grelhado, cozido ou assado.

Hoje em dia, é cada vez mais usual vê-lo inserido em sumos naturais e outras bebidas.

Características da beterraba


beterraba

É um tubérculo arredondado com uma cor vermelha arroxeada. Os pigmentos que lhe dão a cor característica pertencem a um grupo de pigmentos denominados betalaínas. Estes pigmentos estão pouco presentes em alimentos, sendo a beterraba uma excepção.

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

A beterraba é muito conhecida em Portugal, mas não é apreciada do mesmo modo por todas as pessoas, em grande parte devido ao seu sabor que é descrito como “sabor a terra”. Por outro lado, quem gosta deste tubérculo, destaca a sua cor, o seu conteúdo em nutrientes e o seu sabor diferente mas delicioso.

Quando compradas frescas, as beterrabas devem ser firmes, suaves, com uma superfície enrugada e ter os seus talos intactos e sem sinais de deterioração.

A beterraba sem o talo pode ser mantida no frigorífico entre duas a quatro semanas, mas não se deve congelar crua. Se for cozinhada pode ser colocada no congelador visto que o seu sabor e textura se vão manter.

Valor nutricional da beterraba


A beterraba é constituída essencialmente por água (87%), hidratos de carbono (8%) e fibras (2%).

Por cada 100 gramas de alimento cozinhado, obtém-se:

  • 44 kcal
  • 2g de proteínas
  • 10g de hidratos de carbono, dos quais 8g são açúcares
  • 0.2g de gordura
  • 2g de fibras

É considerado um alimento com índice glicémico médio e tem uma carga glicémica baixa, o que significa que não deve ter um efeito muito pronunciado nos níveis de açúcar no sangue, porque o total de hidratos de carbono em cada porção é pequeno.

Alguns dos minerais e vitaminas que fazem parte da beterraba são:

Benefícios da beterraba


O consumo de frutas e hortícolas de todos os tipos deve ser privilegiado, uma vez que têm sido associadas à diminuição e prevenção de diversas condições relacionadas com o estilo de vida e alimentação.

1. Diminuição da pressão arterial

doenças cardiovasculares e beterraba

Este tubérculo tem a capacidade de diminuir significativamente a pressão arterial devido ao seu conteúdo em nitrato inorgânico. Este componente ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares através do controlo da pressão arterial e do aumento da formação de óxido nítrico.

Alguns autores conseguiram demonstrar este efeito benéfico através de um estudo realizado utilizando este alimento em forma de 500ml de sumo. Os resultados afirmaram que a pressão arterial sofreu uma diminuição significativa após a ingestão regular do sumo.

2. Melhora a digestão

regulação do trânsito intestinal e beterraba

Devido ao seu bom conteúdo em fibras, têm a capacidade de regular o trânsito intestinal, promovendo a regularidade de evacuação e um trato digestivo saudável.

3. Melhora a performance desportiva

melhoria da condição física e beterraba

Muitos estudos têm sugerido que os nitratos têm o poder de melhorar a performance física, particularmente durante períodos de grande intensidade.

Os nitratos presentes na dieta, que se encontram também na beterraba, melhoram a oxigenação muscular durante a prática da atividade.

A qualidade de vida das pessoas que possuem problemas cardiovasculares, respiratórios ou metabólicos que sentem dificuldades em realizar as atividades do dia-a-dia devido à falta de oxigenação, podem sentir melhorias através da ingestão de beterraba.

Como implementar beterraba na alimentação


Como é um alimento versátil, pode ser confeccionada de diversas maneiras e feitios.

Atualmente as formas mais inovadoras são os sumos naturais, as saladas e também as sopas.

1. Sumos naturais com beterraba

sumo natural de beterraba

Misturar com laranja, ananás ou maçã, limão e uma folha de menta dá um sabor delicioso à bebida.

2. Saladas com beterraba

salada de beterraba

Podem ser cortadas aos cubos e misturadas com os restantes ingredientes de uma salada que vai ficar cheia de cor com este alimento.

3. Creme de beterraba e cenoura

creme de beterraba e cenoura

Uma entrada muito saudável e com muito sabor que vai querer experimentar.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais