Mafalda Braga
Mafalda Braga
17 Abr, 2019 - 00:00

Bernese Mountain Dog: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

A aparência de urso de peluche do Bernese Mountain Dog não deixa ninguém indiferente, mas a verdadeira beleza está na sua personalidade.

bernese mountain dog

Também apelidado de Boieiro de Berna, o Bernese Mountain Dog é a mais reconhecida das quatro raças de Boieiros Suíços e, tal como as outras, sofreu com a industrialização das atividades que desempenhava no passado.

Embora não sejam do tipo de ficarem em constante movimento, são animais que, devido ao grande porte e à herança de cães de quinta, precisam de espaço para se exercitarem e gastarem energia.

Caraterísticas gerais do BERNESE MOUNTAIN DOG

grupoGrupo: Grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boieiros Suíços
Finalidade: cão pastor e de companhia
Ambiente ideal: casa
origemPaís de Origem: Suíça
portePorte: grande
Altura: de 58cm a 70cm
pesoPeso ideal: de 40kg a 55kg
corCor: tricolor: fundo preto com marcas fogo nas bochechas, em cima dos olhos, membros e peito, e marcas brancas na cabeça (risca), pescoço, peito e patas
lifeEsperança Média de Vida: entre 7 a 10 anos
preçoPreço médio: de 550€ a 1200€

Caraterísticas específicas do BERNESE MOUNTAIN DOG

O Bernese Mountain Dog não é um cão particularmente fácil de lidar, sobretudo enquanto cachorro. Nos primeiros tempos de vida, e se não for adequadamente treinado, é um pouco indisciplinado e irrequieto, com tendência para roer objetos e plantas, cavar buracos no quintal ou subir para cima do sofá. Para evitar que ele faça o que quer, precisa de muita supervisão, firmeza e paciência.

Por terem sido utilizados, em tempos, como cães de pastoreio, lidam bem com outros cães e animais. Apesar do tamanho e de a sua presença afastar intrusos por si só, não serve bem como cão de guarda, apesar de dar o alerta sempre que necessário.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 4Tolerância ao frio
rating 2Tolerância ao calor
rating 3Cuidados de higiene
rating 4Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 2Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 4Socialização com gatos

Fases da vida do BERNESE MOUNTAIN DOG

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 24 meses 24 meses – 7 anos 7 – 10 anos

Físico do BERNESE MOUNTAIN DOG

bernese mountain dog no jardim

É um cão robusto, harmonioso e de boas proporções, com peito largo e profundo e membros vigorosos. A característica física mais marcante do Bernese Mountain Dog é, sem dúvida, a sua abundante pelagem tricolor, que parece ter sido delineada a caneta.

A cabeça é poderosa, com crânio ligeiramente arredondado, onde assentam orelhas triangulares caídas e olhos amendoados, de expressão meiga.

Temperamento do BERNESE MOUNTAIN DOG

Devido à dedicação e lealdade para com os seus donos, os Bernese Mountain Dog são excelentes cães de companhia e não gostam de ficar sozinhos por longos períodos de tempo. Caso isso aconteça, é possível que deixem de comer e se tornem depressivos.

Têm um forte instinto de proteção e podem ficar desconfiados com a presença de estranhos. É um cão de família, que adora crianças, com as quais se mostra muito paciente.

Problemas de Saúde do BERNESE MOUNTAIN DOG

OssosDisplasia coxo-femoral e do cotovelo
EstômagoTorção gástrica
OutrosCancro (vários tipos)

Cuidados a ter com o BERNESE MOUNTAIN DOG

PeloDiz-se que o pelo do Bernese é “auto-lavável”, por isso não requer grandes cuidados, mas não deixa de ser longo e abundante, necessitando de ser escovado. Faça-o uma vez por semana e com mais frequência na muda do pelo
OssosNão o deixe brincar ou correr em superfícies muito duras e pisos escorregadios, saltar muito ou puxar cargas pesadas até que o cão tenha, pelo menos, dois anos
AlimentaçãoAlimente o seu cão duas vezes por dia e evite exercitá-lo após a refeição
UnhasCorte-as uma vez por mês

Origem do BERNESE MOUNTAIN DOG

Alguns especialistas dizem que o Bernese Mountain Dog surgiu graças aos romanos, que, quando invadiram a Suíça, cruzaram mastins com os cães que viviam nas montanhas, dando origem a quatro raças de boieiros, incluindo o Bernese.

As suas tarefas eram muito diversificadas: foi utilizado como auxiliar na condução de gado, na guarda e proteção de pessoas e propriedades e ainda como animal de tração, puxando pequenas carroças carregadas de leite, que os agricultores suíços usavam para a produção de queijo.

No final dos anos 1800, estava em risco de extinção, mas graças aos esforços do professor Albert Heim, a raça começou a ser mais divulgada e criada como cão de companhia.

Curiosidades sobre o BERNESE MOUNTAIN DOG

Existe uma expressão suíça para definir a expectativa de vida do Bernese Mountain Dog: “Três anos um cão jovem, três anos um bom cão, três anos um cão velho. Tudo o resto é um presente de Deus.” Por outras palavras, a sua reforma antecipada pode ser um obstáculo para corações sensíveis.

Em 2015, um Bernese Mountain Dog chamado Nico tornou-se um herói nos Estados Unidos depois de ter salvado duas pessoas que estavam a ser levadas pela rebentação numa praia da Califórnia.

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados