11 Benefícios de praticar natação

11 Benefícios de praticar natação

Natação: o exercício mais completo.

Sabia que, numa hora de natação, pode perder mais de 600 calorias? Está na hora de ir buscar o fato de banho, a touca e os óculos. A piscina espera-o.

Todos já ouvimos dizer que os benefícios da natação são inúmeros e que é o exercício mais completo com enormes benefícios para o corpo.
 
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Não apenas porque a resistência da água trabalha os músculos sem dar conta, sem esforço e sem agressão, também porque a concentração exigida em cada movimento e a respiração profunda e ritmada são os ingredientes certos para um estado de total relaxamento.
 

11 Benefícios da natação que deve conhecer


 
1. A natação é ideal para qualquer pessoa, independentemente da sua idade, condição e capacidade física. Sejam idosos, grávidas, bebés, obesos, jovens, homens e mulheres, há lugar para todos.
 
2. Na água sente-se mais leve, logo, a pressão sobre a coluna e as articulações é menor do que noutros exercícios. Os movimentos ganham mais amplitude, os músculos  lombares descontraem ao mesmo tempo que desenvolvem outros que costumam ficar esquecidos.
 
3. A natação exige uma grande concentração, por isso, é o exercício perfeito para melhorar a coordenação motora.
 
4. Dentro de água, o corpo fica mais leve, logo os músculos não sentem tanta pressão, as articulações e músculos ficam mais relaxados e protegidos, o que evita lesões e alivia as dores.
 
5. Outro dos benefícios da natação (e talvez dos mais importantes) é ajudar a aumentar a massa muscular e diminui a gordura. A cada braçada o coração fica mais forte e há menor risco de sofrer de doenças cardiovasculares. Além disso, melhora e estimula o sistema imunológico.
 
6. Os pulmões dependem da capacidade dos músculos torácicos. A natação tonifica e reforça o diafragma e todos os músculos torácicos, fortalecendo assim o principal músculo que nos ajuda a respirar. Com pulmões mais fortes, a nossa capacidade respiratória é superior.
 
7. O poder relaxante da água é evidente. Quando estamos tensos ou cansados, depois de um duche saímos revigorados. Dentro de água, tudo é mais leve, silencioso e tranquilo: o local perfeito para descontrair e libertar-se do stress.
 
8. Praticar qualquer exercício, mas especialmente a natação, mantém as artérias em bom estado, equilibra os valores do colesterol, dos triglicerídeos e da diabetes.
 
9. Dentro de água, o nosso corpo pesa 10% do seu peso real. É por isto que a natação é perfeita para treinar articulações presas, músculos doridos ou em casos de diagnóstico de artrite, fibromialgia ou peso excessivo.
 
10. A água é doze vezes mais densa do que o ar, por isso, a resistência que a água produz é ideal para tonificar os músculos, ficar mais forte e adelgaçar o corpo.
 
11. Estudos recentes descobriram que uma pessoa que pratique exercício regular, tem maior aptidão física do que alguém vinte anos mais novo que não faça qualquer exercício. Sendo a natação um dos exercícios mais recomendados para os idosos, é a melhor amiga para travar o envelhecimento.
 
 
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