Os 8 Benefícios de treinar ao ar livre

Os 8 Benefícios de treinar ao ar livre

Aproveite o Verão e comece a preparar o seu treino ao ar livre!

Como se sente depois de um dia de trabalho? Cansado? E ainda queria ir ao ginásio? Pegue na garrafa de água e sinta os benefícios de treinar ao ar livre!

Treinar ao ar livre, de preferência em ambientes com muita luz natural pode, em muitos casos potenciar os próprios efeitos do treino, para além de lhe trazer um bem-estar mental!

Apesar da maior desvantagem ser o mau tempo e, eventualmente, alguma falta de material, conheça aqui as múltiplas vantagens de treinar ao ar livre.




 

Os 8 Maiores Benefícios de Treinar ao Ar livre


1.  AUMENTA O BEM-ESTAR GERAL DO INDIVÍDUO

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Estudos indicam que treinar ao ar livre está associado a índices mais elevados de felicidade, vitalidade, energia, diminuição do stress e níveis mais altos de produtividade.



2.  AJUDA A PREVENIR DEPRESSÕES

Para além da diminuição da tensão arterial, da glicemia e outros problemas de saúde, está provado que o treino ao ar livre ajuda no alívio do stress e até aliado a bons resultados na prevenção de depressões.



3.  PERMITE A ESTIMULAÇÃO PROPRIOCEPTIVA DE GRUPOS MUSCULARES

O caminhar na areia, por exemplo, permite estimular a proprioceptividade. Algo muito mais complicado de se trabalhar sem plataformas de instabilidade, isto é, sem a ajuda de um profissional. Ao ar livre é totalmente seguro e eficaz!
 


4.  VARIABILIDADE, INTENSIDADE E ADAPTABILIDADE

Treinar ao ar livre
Correr em subidas, flexões inclinadas e outros exercícios de mais difícil recreação em ginásio, que podem ter um impacto muito diferente quando realizados ao ar livre! Podem até ser de uma intensidade superior, tendo em conta a irregularidade do terreno, o vento, o calor...
 


5.  NIVEIS MAIS ELEVADOS DE ENDORFINAS

As endorfinas são hormonas libertadas pós-exercícios. Estudos correlacionam positivamente o treino ao ar livre com os mais elevados níveis de endorfinas.
 


6.  AUMENTO DOS NÍVEIS DE VITAMINA D

A  vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio e regeneração óssea, para além da sua função de estimulação do sistema imunológico. Treine ao ar livre e obtenha a sua dose diária!
 


7.  MAIS ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO

A oxigenação cerebral promovida por treinar ao ar livre, preferencialmente em locais verdes, leva a melhorias na atenção e concentração, principalmente em crianças.
 


8.  PREVENÇÃO DO DECLINIO DE CAPACIDADES COGNITIVAS

Da mesma forma que melhora a atenção, estudos indicam que a oxigenação cerebral tem ainda um papel fundamental na minimização dos efeitos de doenças degenerativas.
 

6 grupos de treino ao ar livre



Se já começa a ficar convencido, descubra alguns dos grupos de treino ao ar livre que temos para lhe recomendar.


OutDuros- Lisboa

André Sousa e João Magalhães querem é que as pessoas se mexam, sejam fortes, consigam enfrentar obstáculos físicos do dia a dia com facilidade e que, acima de tudo, sejam saudáveis. Para isso, recorrem a exercícios com o peso do próprio corpo e em movimentos a pares. Os treinos acontecem sempre ao domingo, sendo o local anunciado na página de Facebook, duram entre uma hora a uma hora e meia e são gratuitos. 
 


Outdoor Training Camp- Almada

Ir treinar com o grupo Outdoor Training Camp é sempre uma surpresa, já que só no próprio dia é que é revelado o tipo de aula que ali vai acontecer. Pode ser um treino alusivo a uma modalidade específica, uma aula de pesos, de circuito, ou ainda uma aula mista.

Pedro Cruz é um dos treinadores à frente deste projeto, que inclui quatro treinos semanais, que se adaptam a pessoas com diferentes idades e níveis de preparação física. Os treinos acontecem à terça-feira e sexta-feira ao final do dia, por volta das 19 horas; sábado, por volta das 18 e domingo de manhã.

O planeamento dos treinos é sempre anunciado na página de Facebook do grupo Outdoor Training Camp ao domingo, onde incluem sempre as datas, horas e locais e custam 2€ por treino. 
 


Outsiders Gym- São Pedro do Estoril/ Carcavelos

Um projecto de André Gomes e Rúben Santos e que nos faz lembrar o treino de ginásio: utilizam-se materiais que se veem nos ginásios, como kettlebels, bola medicinal, elásticos e cordas, mas não só, já que estes dois jovens têm um conceito alternativo relativamente aos instrumentos que utilizam e gostam de aproveitar.

Por isso, utilizam também pneus de vários tamanhos, câmaras de ar que enchem com areia, barris de cerveja ou até mesmo troncos de madeira. Os treinos decorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, em São Pedro do Estoril e segunda, quarta e quinta-feira, a partir das 19 horas, em Carcavelos. Para participar, basta entrar em contacto com a Outsiders Gym via Facebook.

Funciona por pacotes de treino mensais: quatro aulas custam 15€, oito aulas 20€ e livre transito 30€. Avulso o valor por aula é de 5€.
 


Urban Training Club- Lisboa

Um misto de corrida e treino funcional que tem um simples mote: não precisa de ir ao ginásio para fazer exercício. Para isso basta aproveitar os vários espaços de Lisboa, como bancos, árvores e tudo o que possa servir de apoio durante o treino.

O treino de 60 minutos está marcado para todas as terças-feiras, às 20 horas, na loja Yellow Adventure, junto à estação de comboios de Roma-Areeiro, em Lisboa. A participação no "Urban Train Club" é gratuita. Para se inscrever, basta aderir ao evento criado todas as semanas na página de Facebook da Yellow Adventure.
 


Atitude Outdoor- Porto

“Um treino ao ar livre com a chancela da excelência”. É desta forma que a Atitude Outdoor se apresenta e disponibiliza treinos cujo principal objectivo é motivar cada pessoa e ajudá-la a superar-se. A base de todos os treinos é a componente militar, com uma duração de 60 minutos, durante a semana e de 90 minutos ao fim de semana. Realizam-se no Porto, às segundas, quartas e sábados.

Existem 3 modalidades frequência: 35€  – acesso a todos os locais e dias de treino durante 1 mês; 20€ – acesso a uma aula por semana, em qualquer local, durante 1 mês; 5€ – aulas isoladas, em qualquer local. Para participar, devem contactar a organização por e-mail: geral@atitudeoutdoor.pt. 
 


Run 4 Fun- Vila Nova de Gaia

Um grupo de corrida dividido em vários grupos por todo o país. A ideia é partilhar a paixão pelas corridas, mas também as dificuldades. Tudo para que cada atleta em potência seja cada vez melhor. O ponto de partida é a cada quinta-feira, na marina da Afurada, em Vila Nova de Gaia, às 19h. Para mais informações, deve contactar a organização por e-mail : run4fpt@gmail.com .
 

Agora, deixe o conforto do sofá e mexa-se. Motivos não lhe faltam!
 
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